Sessão Túnel do Tempo: O emblemático confronto entre Pelotas e Seleção Russa, em 1994

Uma partida emblemática na história do Pelotas. Em 1994 o Lobão recebeu uma das forças Europeias, a Seleção da Russia que se preparava para a Copa do Mundo daquele ano, veio até Pelotas para enfrentar o Áureo-Cerúleo em uma partida que entrou para a história do futebol gaúcho. Os Russos chegaram a Pelotas um dia antes do confronto, foram recebidos por milhares de torcedores do Pelotas e fizeram reconhecimento do gramado da Boca do Lobo durante a noite. Outras visitas ilustres foram a do técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira e de seu auxiliar, Mário Jorge Lobo Zagalo, duas grandes figuras do Futebol Mundial.

A Seleção Russa tinha como grande atração o atacante e artilheiro do Campeonato Russo de 1993 com 21 gols, o consagrado Viktor Pantchenko. Como o de costume, o Pelotas contou mais uma vez com o apoio de sua fanática torcida. Aproximadamente 15 mil torcedores fizeram uma linda festa na Boca do Lobo, sendo inclusive reconhecida e muito elogiada pelos Russos ao final da partida.

Desembarque dos Russos

Seleção da Rússia desembarcando para a partida contra o Pelotas, em 1994
Técnico Russo em entrevista no Aeroporto de Pelotas
Viktor Pantchenko, artilheiro Russo

COMISSÃO TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA (CBF)

O Técnico Carlos Alberto Parreira e seu auxiliar técnico, Mário Jorge Lobo Zagallo, estiveram presentes no Estádio da Boca do Lobo para analisar o time Russo, que seria o primeiro adversário da Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano.

Parreira e Zagallo em entrevista coletiva antes da partida entre Pelotas e Rússia

TIME

Time do Pelotas que enfrentou a Seleção Russa

A PARTIDA

Parreira e Zagallo atentos a partida

Em uma jogo muito disputado, os Russos começaram melhores, evidenciando as características do futebol europeu, marcação forte, velocidade e rapidez nas jogadas. Aos 6 minutos Pantchenko foi derrubado na entrada da área. Niederhaus bateu a falta com perfeição e abriu o placar na Boca do Lobo.

Cobrança de falta e o 1º gol dos Russos

Após sofre o gol, o Pelotas melhorou e começou a exercer o domínio da partida, aos 20 minutos o meio campista Pianelli lançou João Carlos que foi derrubado dentro da área, pênalti para o Pelotas. Era a chance do Lobão chegar ao empate, porem o zagueiro Eugênio, uma das grandes figuras daquele time, cobrou a penalidade e o goleiro Kramarenko fez bela defesa.

Eugênio perde a penalidade máxima

Após desperdiçar a oportunidade de igualar o marcador, o Pelotas não se abateu, seguiu atacando a forte Seleção Russa. Toda essa superioridade foi premiada aos 44 minutos da primeira etapa, com o gol de empate do Pelotas. Depois de um cruzamento pelo lado direito de ataque, Pianelli de cabeça deixou tudo igual na Boca do Lobo, para delírio do torcedor.

Lance do gol de empate, marcado por Pianelli
Torcida Áureo Cerúlea comemorando o gol de empate do Pelotas

No início da segunda etapa o Pelotas por pouco não marcou o segundo gol, em um chute de João Carlos o goleiro Kramarenko fez milagre, evitando a virada Áureo-Cerúlea. Como já diria um dos mais velhos bordões do futebol, “quem não faz, leva”, aos 21 minutos, mais uma vez Niederhaus em perfeita cobrança de falta, marcou o 2º gol da seleção Russa. Esfriando a festa na Boca do Lobo.

Novamente em cobrança de falta, o 2º gol da Rússia

O Pelotas seguiu buscando o gol. Pressionou, atacou mas não teve forças para buscar o empate, finalizando a partida com vitória da Rússia por 2 a 1.

Destaques do Adversário:

Lado Esquerdo: O atacante Viktor Panchenko, artilheiro do Campeonato Russo daquele ano e maior destaque da Seleção Russa no confronto contra o Pelotas. Panchenko teve passagens destacadas pelo Lokomotiv Moscow e Dynamo. Lado Direito: Dmitry Alenichev, meio campista com passagem por Roma e Porto.

FICHA TÉCNICA:

Amistoso Internacional

PELOTAS

João Scherer (Luciano); Bruno (Paulo Ricardo), Zé Ricardo, Eugênio e Gilmar; Túlio (Paulo César), João Carlos, Luis Carlos Gaúcho, Pianelli, Juarez e Elton.

Técnico – Paulo Sérgio Poletto

RÚSSIA

Kramalenko, Berketov, Mijail Morachov, Eugene Khrabrostine, Aidupov Ansar, Nekrassov (Zolnikov), Konovalov (Novochenko), Dmitry Alenichev (Alexei Phillipov), Iduri Bavykine, Victor Panchenko e Vladimir Niederhaus.

Técnico – Eugeni Kducherevski

Data: 09/02/1994

Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas-RS

Horário: 21h

Arbitragem: Renato Marsiglia (FIFA), auxiliado por José Roberto Reach e Luiz Augusto Muhle.

Gols: Nidergaus 2x (Rússia) e Pianelli (Pelotas).

Cartões: Eugenio, Zé Ricardo, Túlio, Gilmar e Luis Carlos Gaúcho (Pel) – Konovalov, Khrabrostine e Zolnikov (Rus)

.

CURIOSIDADES

Foto do Ingresso da partida
Identificação de imprensa para a partida

.

MÍDIA NACIONAL

Poucos meses antes da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo a Seleção Russa que seria também adversária da Seleção Brasileira na terra do Tio Sam. Antes de enfrentar o Pelotas, os Russos haviam empatado com os Estados Unidos em 1 a 1 e goleado o México por 4 a 1, ambos os jogos realizados na Califórnia-EUA.

Abaixo matérias da Folha de SP, que deu grande destaque ao confronto.

A partida entre Pelotas e Rússia também foi destaque no Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro.

.

VÍDEOS SOBRE A PARTIDA

.

MATÉRIA ESPECIAL – RBStv / REDE GLOBO

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.