O Pelotas na Copa Sul Minas de 2002

A competição
A Copa Sul-Minas de 2002 foi a terceira edição deste torneio de futebol, realizado entre os maiores clubes de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os jogos começaram em Janeiro e terminaram em Maio. O campeão foi Cruzeiro que venceu na final a equipe do Atlético Paranaense. Os quatro semifinalistas garantiram vaga na Copa dos Campeões de 2002.

Sistema de disputa
Os 16 times jogaram um turno de todos contra todos, os 4 melhores colocados avançaram às semifinais. Nas semifinais, 1º x 4º e 2º x 3º levando em conta a classificação da fase de todos contra todos. Os jogos foram de ida e volta, o vencedor avançava às finais. As finais foram disputadas em jogos de ida e volta. O vencedor foi o campeão.

Trajetória do Lobão na Copa Sul-Minas

Sob o comando do Técnico Paulista Válter Ferreira, contratado em novembro de 2001 e que chegou à Boca do Lobo juntamente com o fisicultor Paulo Müller e uma bagagem de boas campanhas em clubes como Remo Paysandu e Gama, de Brasília. O Pelotas estreou na Copa Sul-Minas vencendo o Joinville por 3 a 2, em Santa Catarina, dia 20 de janeiro. Na segunda rodada nova vitória, agora sobre o Mamoré de Minas Gerais, na Boca do Lobo: 5 a 2 em um show de Samuel. 

Até a 3ª rodada o Lobão era o líder isolado da competição, era notícia a nível nacional, o Lobão assombrava os grandes clubes do Brasil. No entanto, de um começo animador, a trajetória áureo-cerúlea se transformou num quase pesadelo nas rodadas que se seguiram. Derrotas para Juventude, 2 a 1, Tubarão, 1 a 0, e Coritiba, 3 a 2, colocaram o time de Válter Ferreira numa colocação intermediária na tabela.

Somente na 6ª rodada o Pelotas voltou a pontuar, num empate em 2 a 2 com o América, no Estádio Independência. Sétima rodada e nova derrota: 1 a 0 para o Malutrom. Na 8ª rodada dia 24 de fevereiro, um surpreendente empate com o Criciúma, 4 a 4, na Boca do Lobo, que culminou com a queda do técnico Válter Ferreira. Nessa partida o Pelotas chegou a estar perdendo por 4 a 1 e buscou o empate. Mais surpreendente, ainda, foi a contratação de Arnaldo Lira, que comandava o Tubarão, vice-líder da competição, e deixou o time catarinense para assumir o Pelotas praticamente sem chances de classificação e jogando para sair da zona de rebaixamento.

Lira assumiu o time na partida  contra o Grêmio, no Olímpico, dia 3 de março. Nova derrota áureo-cerúlea, 2 a 1. A estrela do técnico brilhou no jogo contra o Paraná Clube, com uma grande vitória por 2 a 1, na Boca do Lobo, dia 10 de março.

Na 11ª rodada veio a derrota para o Campeão Brasileiro, 4 a 0, em Curitiba. Naquela partida o Pelotas teve praticamente um time reserva contra o Atlético Paranaense devido e lesões e suspensões de atletas. O novo desafio, o embalado Figueirense, quase foi vencido: 2 a 2, com a ajuda da arbitragem em favor do time de Florianópolis. O Cruzeiro, na 13ª rodada, também contou com a ajuda do árbitro para derrotar o Lobão por 3 a 2, na Boca do Lobo. Depois foi a vez de encarar o Atlético Mineiro no Mineirão. O jogo estava 2 a 2 quando o time de Arnaldo Lira ficou sem cinco de seus atletas, culminando com a expulsão de Robertinho. O Pelotas chegou à última rodada, contra o Internacional precisando pontuar, mas também podendo perder em caso de vitória ou empate do Grêmio frente o Mamoré, no Olímpico. Em Porto Alegre deu Grêmio; na Boca do Lobo deu Internacional, mas a derrota não foi suficiente para estragar a festa áureo-cerúlea. O Lobão enfrentou os grandes, superou as dificuldades e garantiu permanência na competição nacional, conquistava ali, a vaga para a Copa Sul Minas 2003.

Destaques – A participação do Pelotas na Copa Sul-Minas foi destacada para alguns jogadores. Dos primeiros a chegarem à Boca do Lobo, Samuel, Paulo César Baier e Bebeto, juntamente com o jovem Michel Bastos, formado na base do clube, foram os que mais se destacaram na competição. Samuel, inclusive, foi o goleador do time e um dos maiores da competição, com oito gols. Dos que chegaram na Era Lira, Aldinho, Robertinho e Rodrigo, foram os destaques.

Fichas dos Jogos:

20/01/2002 – JOINVILLE 2 X 3 PELOTAS
JOINVILLE: Marcão; Zé Carlos, Paulo César, Beto(Leandro) e Roberto; Pingo, Juari, Leonardo(Lico) e Rodrigo(Luis Gustavo); Milton e Marlon. Técnico: Jorge Ferreira.
PELOTAS: Rafael; Jorginho, Rondinely, Dias e Michel Bastos; Sidiclei(Izaias), Paulo César, Luíz Fabiano(Jorge) e Alexandre Bochecha; Samuel e Juliano(Assis). Técnico: Valter Ferreira.
ARBITRAGEM: Evandro Rogério Roman(PR), com Vayran Rosa e Carlos Berkembrock(SC)
CARTÕES AMARELO: Zé Carlos e Paulo César(JEC); Luíz Fabiano, Jorge, Alexandre, Juliano e Samuel(Pelotas)
VERMELHO: Paulo César(JEC)
GOLS: Samuel, Sidiclei e Samuel (P) – Leonardo e Lico (J).
LOCAL: estádio Ernesto Schelenn – Joinville/SC
PÚBLICO PAGANTE: 3.129 espectadores.


27/01/2002 – PELOTAS 5 X 2 MAMORÉ
PELOTAS: Rafael; Jorginho, Rondinely, Dias e Michel Bastos; Sidiclei, Luiz Fabiano (Isaias), Paulo César, Jorge (Paulinho); Giuliano e Samuel. Técnico: Valter Ferreira.
MAMORÉ: Paulo Rodolfo; Zé Carlos (Fred), Rodrigão, Hugo e Maguinho; Rolete, Fábio Costa (Rodrigo), Leandro Diniz (Cristiano) e Diego; Reinaldo e Edmílson. Técnico: Renê Santana.
ARBITRAGEM: Paulo Henrique Bezerra, auxiliado por Sílvio Rogério Dias e Flávio Teixeira.
CARTÕES AMARELOS: Michel, Luiz Fabiano, Jorge e Samuel do Pelotas; Hugo, do Mamoré.
CARTÕES VERMELHOS: Giuliano, pelo Pelotas; Rodrigão e Diego, pelo Mamoré.
GOLS: Paulo Baier, Samuel, Rondinely, Luiz Fabiano e Samuel (P) – Fábio Costa e Rodrigo (M).
LOCAL: estádio Boca do Lobo
PÚBLICO PAGANTE: 6.833 espectadores.


30/01/2002 – JUVENTUDE 2 x 1 PELOTAS
JUVENTUDE: Diego; Saulo (Coracini), Luiz Oscar, Émerson e Magal; Marcelinho Paulista, Elder, Marcelo Silva (Raone) e Marcelo; Leonardo Manzi (Paulo Matos) e Dionatam. Técnico: Artur Neto.
PELOTAS: Rafael; Dias, Rondinely e Izaías (Paulinho); Sidiclei, Paulo César, Luiz Fabiano (Assis), Jorginho e Michel Bastos; Samuel e Jorge (Claudinho). Técnico: Valter Ferreira.
ARBITRAGEM: Fabrício Correa, com Júlio César Santos e Edson Jablonski.
CARTÕES/AMARELO: Elder e Leonardo Manzi, do Juventude; Rafael, Jorginho, Dias, Rondinely, Michel Bastos e Paulo César, do Pelotas.
GOLS: Paulo Baier (P) – Leonardo Manzi e Émerson (J).
LOCAL: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
PÚBLICO PAGANTE: 1.412 espectadores.


03/02/2002 – PELOTAS 0 X 1 TUBARÃO
PELOTAS: Rafael; Jorginho, Dias, Rondinely e Michel Bastos; Sidiclei, Paulo César(Assis), Luiz Fabiano(Alexandre) e Jorge; Samuel e Giuliano(Izaias). Técnico: Válter Ferreira.
TUBARÃO: Miguel; Clairton, Ben-hur, Rafael e Jaílson(Aldo); Tárcio, Bagnara, Saira e Marquinhos; Eduardo e Fabinho(Téo). Técnico: Arnaldo Lira.
ARBITRAGEM: Carlos Magno, com Adriano Wolf e Marcelo Barison.
CARTÕES AMARELOS: Sidiclei e Samuel, do Pelotas; Miguel, Clairton, Ben-hur, Bagnara e Sairo, do Tubarão.
GOL: Marquinhos (T).
LOCAL: estádio Boca do Lobo
PÚBLICO PAGANTE: 6.050 espectadores.


08/02/2002 – PELOTAS 2 X 3 CORITIBA
PELOTAS: Rafael; Dias, Rondinely e Luís Fernando; Paulo César Baier, Sidiclei (Jorginho), Luiz Fabiano (Isaías), Alexandre Bochecha e Michel Bastos; Jorge (Assis) e Paulinho. Téc: Valter Ferreira.
CORITIBA: Fernando, Pícoli, Danilo e Paulo Roberto; Reginaldo Araújo, Reginaldo Nascimento, Willians (Alexandre), Evair e Badé (Da Silva); Andjel (Daniel) e Liédson. Téc: Joel Santana.
ARBITRAGEM: Clever Assunção Gonçalves
CARTÕES: Paulo César Baier, Rondinely, A. Bochecha (PEL), Badé, Danilo, R. Araújo (COR)
GOLS: Paulo Baier e Jorge Mutt (P) – Liedson, Da Silva e Liedson (C).
LOCAL: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas.
PÚBLICO: 7.237 pessoas.


13/02/2002 – AMÉRICA MINEIRO 2 X 2 PELOTAS
AMÉRICA-MG: Ranieri; Gustavo, Aguinaldo, Adriano e Claudinho; Valdir, Claudinei (Rogério e depois Ricardo), Tininho (Rodrigo) e Alexandre Silva; Rinaldo e Renaldo. Técnico: Jair Pereira.
PELOTAS: Rafael; Luís Fernando, Rondinely e Dias; Paulo César (Jorge), Sidiclei, Luiz Fabiano, Alexandre Bochecha e Michel Bastos; Paulinho (Jorginho) e Samuel (Assis). Técnico: Válter Ferreira.
ARBITRAGEM: Antônio Dernival Moraes, com Herbert Costa Andrade e Wesley Alves Vilaça.
CARTÕES AMARELOS: Claudinho e Renaldo para o América-MG; Dias, Sidiclei, Luís Fabiano e Alexandre Bochecha pelo Pelotas.
CARTÕES VERMELHOS: Dias, para o Pelotas.
GOLS: Rinaldo 2x (A) – Samuel 2x (P)
LOCAL: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
PÚBLICO PAGANTE: 3.321 espectadores.


17/02/2002 – MALUTROM 1 x 0 PELOTAS
MALUTROM: Sandro; Jorge, Gustavo e Fabiano; Alex, Ânderson, Iverton, Tcheco e Reginaldo (Rodrigo Batata); Mauricinho (Artur) e Calmon (Nivaldo). Técnico: Mauro Madureira.
PELOTAS: Rafael; Luís Fernando (Giuliano); Rondinely e Isaías; Paulo César (Fabiano), Michel Bastos, Sidiclei (Jéferson), Jorginho e Jorge; Paulinho e Assis. Técnico: Válter Ferreira.
ARBITRAGEM: Paulo Henrique Bezerra de Godoy, com os auxiliares Antônio Aparecido Casagrande e Gílson Pereira.
CARTÕES AMARELOS: Sidiclei e Jorginho.
GOL: Rodrigo Batata (M).
LOCAL: estádio Érton Coelho de Queiroz, em São José dos Pinhais-PR.
PÚBLICO PAGANTE: 877 espectadores


24/02/2002 – PELOTAS 4 X 4 CRICIÚMA
PELOTAS: Rafael; Michel, Izaias, Rondinely (Jones) e Jorginho; Paulo César, Alessandro, Luís Fabiano e Alexandre Bochecha (Jorge); Assis (Bebeto) e Giuliano. Técnico: Válter Ferreira.
CRICIÚMA: Roberto; Róbson, Luciano, Turatto e Luciano Martins; Cléber, Edinho, Bruno e Dione (Válter); Anderson Lobão (Cristiano) e Jéferson Feijão. Técnico: Alex “Cuca” Stival.
CARTÕES AMARELOS: A. Bochecha, Giuliano, Rondinely, Jorge e Izaias pelo Pelotas. Bruno, Cléber e Luciano Martins pelo Criciúma.
CARTÕES VERMELHOS: Bruno, do Criciúma.
ARBITRAGEM: Nilo Neves Souza Júnior, auxiliado por Waldemar dos Santos e Moisés Aparecido Souza.
GOLS: Paulo Baier, Jorginho, Jorge Mutt e Bebeto (P) – Ânderson Lobão, Turatto, Jeferson Feijão e Edinho (C).
LOCAL: estádio Boca do Lobo
PÚBLICO PAGANTE: 10.051 espectadores


03/03/2002 – GRÊMIO 2 X 1 PELOTAS
GRÊMIO: Danrlei; Ânderson Polga, Mauro Galvão e Róger; Ânderson Lima, Tinga, Fernando(Émerson), Zinho e Gilberto; Rodrigo Mendes(Cláudio Pitbull) e Fábio Baiano(Rodrigo Fabri). Técnico: Tite.
PELOTAS: Rafael; Sidiclei(Jones), Dias e Izaias; Alessandro, Fabiano, Paulo César, Jorginho(Edenilso) e Michel Bastos; Giuliano e Bebeto(Assis). Técnico: Arnaldo Lira.
ARBITRAGEM: Leandro Vuaden, com Altemir Hausmann e José Chaves Filho.
CARTÕES AMARELOS: Danrlei, Mauro Galvão e Fernando, do Grêmio; Sidiclei, Dias, Izaias e Giuliano, do Pelotas.
GOLS: Giuliano (P) – Fábio Baiano e Rodrigo Mendes (G).
LOCAL: estádio Olímpico, em Porto Alegre.
PÚBLICO PAGANTE: 23.580 espectadores


10/03/2002 – PELOTAS 2 x 1 PARANÁ CLUBE
PELOTAS: Rafael; Dias, Aldinho e Alessandro; Robertinho, Fabiano (Jorginho), Paulo César, Jorge (Alexandre Bochecha) e Michel Bastos; Samuel (Bebeto) e Jéferson. Técnico: Arnaldo Lira.
PARANÁ CLUBE: Neneca; Hélcio, André e Ageu; Goiano, Frédson, Marquinhos (Adriano Chuva), Alexandre (Émerson) e Fabinho; Maurílio e Márcio. Técnico: Paulo Bonamigo.
CARTÕES AMARELOS: Aldinho, Paulo César, Robertinho, Alessandro e Alexandre Bochecha no Pelotas. Marquinhos, André, Hélcio, Ageu e Maurílio pelo Paraná.
ARBITRAGEM: Clésio Moreira dos Santos, com Jeison Cardoso da Silva e Fernando Lopes.
GOLS: Samuel e Bebeto (P) – Ageu (Pa).
LOCAL: estádio Boca do Lobo
PÚBLICO PAGANTE: 11.711 espectadores


17/03/2002 – ALÉTICO PARANAENSE 4×0 PELOTAS
ATLÉTICO: Flávio, Gustavo, Nem, Rogério Correa e Luizinho Neto; Flávio Luiz, Kléberson, Adriano (Fabrício) e Fabiano; Dagoberto e Kléber (Adauto). Técnico: Geninho.
PELOTAS: Rafael; Dias, Aldinho e Alessandro; Robertinho, Alexandre, Jorginho, A. Bochecha, Jorge e Michel Bastos; Giuliano e Jéferson. Técnico: Arnaldo Lira
ARBITRAGEM: Iolando Marciano Rodrigues, com Marco Antônio Martins e Vayran da Silva Rosa (trio de Santa Catarina).
GOLS: Adauto, Dagoberto, Contra e Gustavo (A).
LOCAL: estádio Américo Faria (Arena da Baixada), em Curitiba. – Horário: 16h
PÚBLICO PAGANTE: 9.046 espectadores


24/03/2002 – FIGUEIRENSE 2 X 2 PELOTAS
FIGUEIRENSE: Gustavo; Patrício, Márcio Goiano, André Luís e Simplício (Sérgio Lobo); Pires, Júnior (Renato Martins), Doriva (Triguinho) e Marcelinho; William e Selmir. Técnico: Cabralzinho.
PELOTAS: Rafael; Dias, Aldinho e Robertinho; Alessandro (Alexandre Bochecha), Paulo César, Jones, Fabiano e Michel Bastos; Samuel (Assis)e Bebeto (Jorge). Técnico: Arnaldo Lira.
ARBITRAGEM: Luís Carlos da Silva, auxiliado por Edgar Abreu e Alexandre Conceição.
CARTÕES AMARELOS: William e Pires, para o Figueirense; Michel, Jones, Alessandro, Paulo César, Samuel, Aldinho, Alexandre Bochecha e Dias, pelo Pelotas.
CARTÕES VERMELHOS: William e Márcio Goiano, para o Figueirense; Jones e Assis para o Pelotas.
GOLS: Bebeto e Samuel (P) – Selmir e Patrício (F).
LOCAL: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
PÚBLICO PAGANTE: 2.849 espectadores


31/03/2002 – PELOTAS 2 X 3 CRUZEIRO
PELOTAS: Rafael; Aldinho, Rodrigo e Robertinho; Fabiano, Paulo César, Jorge, Jorginho e Jader (Claudio Milar); Samuel e Bebeto. Técnico: Arnaldo Lira.
Gols: Ricardinho, Ruy e Gol contra (Cruzeiro), Bebeto  e Jorge Mutt (Pelotas)
CRUZEIRO: Jéferson; Luisão, Thiago e Maicon; Fernando Miguel (Ruy), Jorginho Paulista, Augusto Recife, Ricardinho e Jorge Vagner; Joaozinho e Alessandro (Fábio Júnior). Técnico: Marco Aurélio.
ARBITRAGEM: Luís Souza, com Sérgio Machado e Iuri Crespo (trio de Santa Catarina).
GOLS: Bebeto e Jorge Mutt (P) – Ricardinho, Ruy e Alessandro (C).
LOCAL: Estádio da Boca do Lobo, às 16h.
PÚBLICO PAGANTE: 11.781 – Público Total: 16.486 pessoas


07/04/2002 – ATLÉTICO MINEIRO 2 X 2 PELOTAS
ATLÉTICO: Milagres; Gutierrez (Wellington), Marcelo e Edgar; Mancini, Gilberto Silva, Djair (Bruno) (Everton), Rodrigo e Bosco; Guilherme e Kim. Técnico: Levir Culpi.
PELOTAS: Rafael; Dias, Rodrigo e André; Robertinho, Alexandre Bochecha (Roberto), Jorge, Jorginho e Michel Bastos; Samuel (Renato) e Bebeto (Giuliano). Técnico: Arnaldo Lira.
ARBITRAGEM: Sandro Schmidt, com Gílson Bento Coutinho e Adílson Oliveira.
CARTÕES AMARELOS: Mancini pelo Atlético; Robertinho e André pelo Pelotas.
CARTÕES VERMELHOS: Robertinho e André pelo Pelotas.
GOLS: Rodrigo e Samuel (P) – Guilherme e Rodrigo (A).
LOCAL: estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
PÚBLICO PAGANTE: 34.214 pessoas


14/04/2002 – PELOTAS 0 X 1 INTERNACIONAL
PELOTAS: Rafael; Dias(Jéferson), Aldinho e Rodrigo; Fabiano, Paulo César, Jorge, Roberto(Claudio Milar) e Michel Bastos; Samuel e Bebeto. Técnico: Arnaldo Lira.
INTERNACIONAL: Clêmer; Chris, Bernardi(Leandrão, depois Alex) e Ronaldo; Claiton, Cássio, Alexandre, Márcio e Fabiano Costa; Fábio Pinto e Mahicon Librelato(Daniel Carvalho). Técnico: Ivo Wortmann.
ARBITRAGEM: Fabiano Gonçalves, com Villi Tissot e Sílvio Rogério Silva.
CARTÕES/AMARELO: Dias, Paulo César, Jorge, Bebeto e Samuel, do Pelotas; Chris, Márcio, Fábio Pinto e Fabiano Costa, do Inter.
VERMELHO: Samuel, do Inter, e Fabiano Costa, do Inter.
GOL: Fabiano Costa (I).
LOCAL: estádio da Boca do Lobo.
PÚBLICO PAGANTE: 13.947 torcedores

Durante toda a competição, o Pelotas utilizou 30 jogadores, conforme relação abaixo:

GOLEIROS: Rafael e Ciro (nao jogou nenhuma partida);
LATERAIS DIREITOS: Jorginho e Roberto;
LATERAIS ESQUERDOS: Michel Bastos, Jader e Edenilso;
ZAGUEIROS: Dias, Rondinelli, Luís Fernando, Izaias, Aldinho, Rodrigo e Renato;
VOLANTES: Sidiclei, Claudinho, Robertinho, Alessandro, Fabiano e André,
MEIO-CAMPISTAS: Jorge Mutt, Alexandre Bochecha, Paulo Cesar Baier e Jeferson;
ATACANTES: Samuel, Bebeto, Paulinho, Cláudio Milar, Giuliano e Assis.


Retrospecto na Copa Sul-Minas:
Válter Ferreira:
8 JOGOS: – 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas
Arnaldo Lira:
7 JOGOS: – 1 vitória, 2 empate e 4 derrotas.  Campanha do Pelotas na Copa Sul Minas (Geral): 15 JOGOS: 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Classificação Final: 13º colocado com 13 pontos.



Confira a baixo a lista de jogos do Pelotas na competição:

Joinville-SC 2×3 Pelotas

Pelotas 5×2 Mamoré-MG

Juventude-RS 2×1 Pelotas

Pelotas 0x1 Tubarão-SC

Pelotas 2×3 Coritiba

América-MG 2×2 Pelotas

Malutron-PR 1×0 Pelotas

Pelotas 4×4 Criciúma

Grêmio 2×1 Pelotas

Pelotas 2×1 Paraná Clube

Atlético Paranaense 4×0 Pelotas

Figueirense 2×2 Pelotas

Pelotas 2×3 Cruzeiro

Atlético Mineiro 2×2 Pelotas

Pelotas 0x1 Internacional


***  Confira a tabela com classificação final da Copa Sul Minas clicando AQUI.


CONFIRA OS LANCES E GOLS DAS PARTIDAS – TV ARQUIVO LOBÃO

Pelotas x Coritiba

 Pelotas x Criciúma 

 Grêmio x Pelotas 

 Atlético Paranaense x Pelotas 

 Pelotas x Cruzeiro 

 Atlético Mineiro x Pelotas

Abaixo algumas fotos da participação do Pelotas na competição:

Pelotas na Copa Sul Minas 2002 – Em pé: Rodrigo, Aldinho, Fabiano, Dias, Paulo Baier e Rafael. Agachados: Luiz Fabiano, Samuel, Bebeto, Jorge Mutt e Michel Bastos. 

Esporte Clube Pelotas na Copa Sul Minas de 2002 – Time que entrou em campo no empate em 4×4 contra o Criciúma – Em pé: Rondinelly, Leandro (aux. prep. física), Izaias, Jorginho, Alessandro, Giuliano e Rafael. Agachados: Paulo Baier, Assis, Luiz Fabiano, Michel Bastos e Alexandre Buchecha.

 Copa Sul Minas 2002 – Joinville 2×3 Pelotas

 Copa Sul Minas 2002 – Pelotas 2×3 Cruzeiro-MG

Sul Minas 2002 – Atlético Mineiro 2×2 Pelotas no Estádio Mineirão – Na foto: Mancini (Atlético) em lance com Michel Bastos (Pelotas) 

Sul Minas 2002 – O Técnico Valter Ferreira no reservado do Pelotas

2 comentários

    • Marquinhos mossoro em agosto 17, 2022 às 1:26 am
    • Responder

    Gostaria. Muito de achar o vídeo do jogo entre pelotas e tubarão de 2002 da copa sul minas

    1. Infelizmente não temos esse vídeo. Abraço

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.