No encerramento do primeiro turno do Quadrangular do Rebaixamento, neste domingo (2), na Boca do Lobo, o clássico Bra-Pel, assim como aconteceu na primeira fase da competição, terminou empatado em 0 a 0. O empate manteve os dois clubes nas últimas colocações da chave, e momentaneamente na zona de rebaixamento. O atual líder é o Avenida com cinco pontos e o vice-líder, o São José, com quatro. O Lobo é o terceiro com três e o Brasil o lanterna, com dois.
O Brasil teve Guilherme Cerqueira expulso aos 30 minutos do primeiro tempo. Já o Pelotas teve o zagueiro Massaia expulso no final da segunda etapa.
O Pelotas iniciou pressionando e logo aos 5 minutos, Léo Ferraz quase marcou o primeiro de cabeça. O Pelotas seguiu criando oportunidades, principalmente em bolas paradas. Aos 13, Gusso cobrou falta com perigo, exigindo grande defesa do goleiro Gabriel. Aos 29 minutos, o VAR entrou em ação após falta de Cerqueira em Michel Douglas. O árbitro inicialmente deu cartão amarelo, mas, após a revisão, expulsou o zagueiro do Brasil. O jogo ficou ainda mais quente, com reclamações de ambos os lados. No último lance do primeiro tempo, Cesinha em uma grande jogada quase abriu o placar para o Pelotas, mas parou em mais uma defesa de Gabriel.
Na segunda etapa, o Pelotas tentou se aproveitar da vantagem numérica e pressionou desde o primeiro minuto, mas não conseguia finalizar com perigo. O Brasil apostava nos contra-ataques, mas não conseguia levar perigo ao gol adversário. Aos 41, Massaia arriscou de fora da área, Gabriel soltou a bola e quase a levou para dentro do próprio gol. Cinco minutos depois, Histone partiu em velocidade e foi derrubado por Massaia, que recebeu o cartão vermelho direto, deixando as duas equipes novamente com dez jogadores. Nos minutos finais o jogo enfriou e o placar terminou como começoes, em 0 a 0.
Na quarta-feira (5), a dupla Bra-Pel voltará a se enfrentar, desta vez no Estádio Bento.