Depois de 5 anos, devido a interrupção da categoria em 2016, o Esporte Clube Pelotas/Lobas, Campeão Gaúcho de 2008, retorna com sua categoria adulta para a disputa das competições de 2021, mais precisamente o Campeonato Gaúcho.
As competições ainda não possuem datas, mas a tendência é que venham a ser disputadas no segundo semestre. Nas próximas semanas, a FGF deverá anunciar o novo calendário do futebol feminino para 2021
EM BUSCA DE UMA VAGA NACIONAL
As Lobas tem um grande objetivo nessa temporada: com a volta da categoria adulta, buscar uma vaga na Série A2 do Campeonato Brasileiro.
Até 2016, o Campeonato Gaúcho garantia uma vaga para Copa do Brasil de Futebol Feminino. Mas desde 2017, o cenário mudou, e agora a vaga cedida é para o terceiro colocado da competição, que é classificado para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A2.
Na temporada passada, o representante gaúcho foi o Brasil de Farroupilha.
BUSCANDO FAZER HISTÓRIA NOVAMENTE
O dia 7 de dezembro de 2008 é uma data marcante para o Esporte Clube Pelotas, em especial para o time feminino do clube, que naquela temporada conquistou de forma invicta o título mais importante do futebol no Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. Na final disputada no Estádio Estrelão, em Porto Alegre, as Áureo-Cerúleas enfrentaram o forte time do Juventude, que na oportunidade eram as atuais campeãs da competição, e buscavam o tetra campeonato.
Retornando as atividades 13 anos depois do título, as Lobas buscam fazer um grande campeonato, e quem sabe, repetir o histórico feito de 2008.