Com a presença maciça da torcida, Pelotas conquistava o direito de permanecer na primeira divisão do Campeonato Gaúcho de 1964.
Na foto, o registro do gol de abertura do placar para o São José, e ao fundo a torcida do Pelotas, que tomou as dependências do Estádio Passo D’areia. |
Após fazer um Campeonato Gaúcho ruim em 1963, o Pelotas acabou obrigado a disputar o Torneio da Morte para se manter na Primeira Divisão de 1964. O São José que havia conquistado a Segunda Divisão de 1963 foi o adversário do Pelotas na briga pela vaga. Era o momento de unir forças para que o Pelotas pudesse seguir seu caminho de sucesso, e o torcedor do Pelotas não decepcionou.
Dezenas de excursões foram organizadas para levar o povo Áureo-Cerúleo até a Capital do Estado. E no dia 22 de março mais de 80 ônibus e centenas de carros particulares pegaram a BR-116 rumo ao Passo D’areia.
Então, naquele domingo ensolarado em Porto Alegre, como é de praxe, mais de 5 mil torcedores se fizeram presentes para incentivar o Pelotas. Dentro de campo, após o susto inicial com o gol do São José logo aos quatro minutos de jogo, o Pelotas chegaria a vitória com dois gols do atacante Walter da Silva. Vitória da raça, de um time que nunca joga sozinho!
Na foto, Walter da Silva fuzila o goleiro Joãozinho, decretando a vitória do Pelotas para festa dos mais de 5 mil torcedores presentes ao Passo D’areia. |
—> Abaixo trecho da matéria do Jornal da Capital:
“O Pelotas se fez acompanhar por um contingente de torcedores que tomaram conta das gerais do Passo D’areia e nunca deixaram de incentivar seus atletas, mesmo quando os Zequinhas deram um susto, abrindo a contagem por intermédio de bandeira.”
—> Matéria Completa:
FICHA TÉCNICA:
TORNEIO DA MORTE – 1964
Equipes Participantes:
Esporte Clube Pelotas (Pelotas, RS)
Esporte Clube São José (Porto Alegre, RS)
FASE ÚNICA
SÃO JOSÉ (RS) 1-2 PELOTAS (RS)
Data: 22/03/1964 [Domingo]
Local: Passo D Areia, Porto Alegre, RS, BRA
Juiz: Agomar Martins Röhrig
Assistente [1]: Guilherme Sroka
Assistente [2]: Ricardo Alberto Silva
Renda: 1.394.000,00
Gols: Leal (SJ) aos 4′, Walter (P) aos 18′ e aos 77′.
SÃO JOSÉ (RS): Joãozinho; Sérgio Rio Branco, Roberto Fernandes, Raul e Nilo; Bandeira, Miguel (Adair), Zago e Leal; Alteu e Volney.
PELOTAS (RS): Piva; Benedito, Rui, Augusto (Tito) e Severo; Serafim, Nezito, Puccinelli e Toquinho; Walter e Bedeuzinho.