Sessão Túnel do Tempo: Pelotas venceu a Portuguesa em 1964

No dia 23 de fevereiro de 1964, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo a Portuguesa de Desportos. Naquela temporada a Lusa excursionou a Minas Gerais e Rio Grande do Sul e já era Bicampeã Paulista e Bicampeã da Copa Rio São Paulo. Ao final da partida, vitória Áureo Cerúlea por 2 a 1 com gols de Walter da Silva e Nezito, descontando Uga para os Paulistas.

A partida foi destaque na mídia nacional.

Jornal Diário de Notícias
Jornal Diário de Notícias
Jornal Diário de Notícias
Jornal Diário de Notícias

Pelotas vence a Portuguesa

Os pupilos de Ènio Rodrigues que estão se preparando para o torneio da morte, mereceram as honras da jornada, vencendo por 2 a 1 e assim deram satisfação a sua númerosa torcida.

Aymoré Moreira

O treinador Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 1962, após a derrota para o Pelotas, reclamou da falta de “homens gols” no time da Portuguesa.

A Lusa que além do técnico Aymoré Moreira, contava com Ditão, zagueiro que também defendeu a Seleção Brasileira, acabou sucumbindo a raça Áureo-Cerúlea, que apesar de não ter feito um bom Campeonato Gaúcho, acabou buscando forças na sua história, para vencer a forte Portuguesa de Desportos.

Jornal Diário de Notícias

Destaque do Adversário:

Aymoré Moreira, que treinou a Seleção Brasileira em 1953, voltou a assumir a Seleção Brasileira no seu auge como técnico, e levou o Brasil ao Bi-Campeonato Mundial em 1962. Permaneceu no comando da Seleção até 1963. Era o técnico da Portuguesa em 1964, quando a Lusa foi derrotada pelo Pelotas, na Boca do Lobo. Depois do fracasso da seleção na Copa da Inglaterra, em 1966, Aymoré Moreira foi novamente chamado para comandar a reformulação do futebol brasileiro. Nesta época, convocou pela primeira vez jogadores que seriam destaques na conquista do tricampeonato mundial, como Tostão e Rivelino.

Ficha Técnica:

Pelotas 2×1 Portuguesa

Local: Estádio Boca do Lobo – Pelotas-RS

Data: 23/02/1964

Motivo: Amistoso

Gols: Walter da Silva e Nezito (Pelotas) e Uga (Portuguesa)

Pelotas: Piva, Ruy, Severo, Benedito, Serafim, Tito, Puccinelli, Toquinho, Nezito, Valter e Itajubá. Técnico: Ênio Rodrigues.

Portuguesa: Orlando, Ditão, Henrique, Cacá (Vilela), Pampolini, Vilson, Neivaldo, Ivair (Uga), Faria (Estéfano), Nair e Gilberto (Nilson). Técnico: Aymoré Moreira.

Arbitragem: Etel Rodrigues.

Lista de jogos da Portuguesa na excursão por Minas Gerais e Rio Grande do Sul em 1964:

23/jan/1964 Portuguesa 3 x 1 Atlético-MG

26/jan/1964 Portuguesa 1 x 1 Cruzeiro

18/fev/1964 Portuguesa 0 x 1 Internacional

21/fev/1964 Portuguesa 0 x 0 Grêmio

23/fev/1964 Portuguesa 1 x 2 Pelotas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.