Depois de muita luta e um penalti escandaloso não marcado a seu favor, Pelotas apaga, sofre quatro gols em 13 minutos e é goleado pelo Grêmio na Arena. Arbitragem mais uma vez prejudica o Áureo-Cerúleo em confronto contra a dupla Grenal. Eleno Todeschini, mais uma vez desastroso, prejudica o Pelotas de forma descarada na capital gaúcha.
Com um inicio de partida preocupante, com o Grêmio pressionando nos minutos iniciais, o Pelotas aos poucos foi equilibrando o confronto, conseguindo neutralizar as ações dos donos da casa. Assim, em um contra-ataque, aos 10 minutos, com Gabiga finalizando por cima do gol, o Pelotas foi começando a levar algum perigo a meta Gremista.
A melhor jogada do primeiro tempo foi do Pelotas, quando aos 22 minutos, o volante Juliano avançou pelo meio e encontrou Gabiga livre pela esquerda. Ele chutou cruzado, de perna esquerda, para a boa defesa do goleiro Brenno.
Na sequência da partida, nova oportunidade para o Pelotas, quando em um levantamento de Marcelo pelo lado esquerdo, o zagueiro Wendel de cabeça, assustou o goleiro Breno, com a bola passando ao lado do poste direito.
O único lance perigoso do Grêmio na primeira etapa, foi em uma cobrança de falta de Diego Souza, aos 40 minutos, quando o atacante bateu colocado, buscando o ângulo direito do goleiro Gabriel Leite, e após desvio na barreira, a bola caprichosamente bateu na rede pelo lado de fora, assustando o arqueiro Áureo-Cerúleo.
O Pelotas voltou para o segundo tempo, da mesma forma que terminou a primeira etapa, muito bem postado e buscando explorar os contra-ataques. Com tranquilidade o Lobão foi crescendo na partida e ganhando confiança, até o arbitro travar um possivel bom resultado do Lobão na capital gaúcha.
ERRO ESCANDALOSO DE ARBITRAGEM – PELOTAS ASSALTADO NA ARENA
Aos 10 minutos da segunda etapa, Marcão recebeu na intermediaria e tentou acionar o lateral Marcelo, que acabou calçado dentro da área, de forma clara, pelo defensor Gremista. Lance fácil para o trio de arbitragem, penalidade clara a favor do time da zona sul do estado, mas Eleno Todeschini, que possivelmente tenha problemas de visão (somente em erros que favoreçam o time da capital), marcou falta fora da área, impedindo a possibilidade do Pelotas sair na frente do marcador. Erro fatal para as pretensões do Lobão.
Na cobrança da falta (que foi penalti), o lateral Marcelo bateu com categoria, obrigando o goleiro Breno a fazer grande defesa, evitando o gol do Pelotas. O Lobão, que fazia o que podia para segurar os donos da casa, foi guerreiro e competente até os 20 minutos do segundo tempo. Aos 21, após troca de passes com velocidade entre Diego Souza e Alisson, Thaciano encontrou Ricardinho, que na saída do goleiro Gabriel Leite, fez o primeiro gol da partida.
O Pelotas sentiu o gol e quatro minutos depois, Gabriel Leite tentou sair jogando com Maurício, o zagueiro se atrapalhou com a bola apertada, e Alisson aproveitou o presente para ampliar o placar.
Aos 31 minutos, foi a vez Diego Souza, em cobrança de falta, que desviou na barreira, marcar o 3 a 0. Não demorou muito para sair o quarto gol. Três minutos depois, Ferreira recebeu pela esquerda, fez boa jogada e marcou o quarto gol dos donos da casa.
O que já era difícil, ficou ainda pior aos 41 minutos, quando João Vieira foi expulso, após falta sobre o atacante gremista. E nada de mais aconteceu, finalizando em 4 a 0 para os comandados de Renato Gaúcho.
Na próxima rodada do Campeonato Gaúcho, o Grêmio enfrenta o São Luiz, na quarta-feira (31), às 21h30min. Já o Pelotas encara o Esportivo, quinta-feira (01/04), na Boca do Lobo, às 22h.
VÍDEO – PENALTI ESCANDALOSO NÃO MARCADO PARA O PELOTAS
Grêmio 4×0 Pelotas
Ficha Técnica
Data: 28/03/2021
Local: Arena do Grêmio
Grêmio – Brenno, Vanderson, Heitor (Ricardinho), Rodrigues, Diogo Barbosa, Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva), Alisson, Léo Chú (Thaciano), Ferreira (Léo Pereira) e Diego Souza (Pedro Lucas). Técnico: Renato Gaúcho
Pelotas – Gabriel Leite, Marcelo, Maurício, Gabriel Silva e Gabiga, Wendel (Aslen), Juliano, João Vieira, Hector Bustamante, José Aldo (Caio Mancha) e Marcão (Marcos Paulo). Técnico: Célio Preto (auxiliar)
Árbitro: Eleno Todeschini
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor e Fagner Bueno Cortes
Cartões amarelos: Heitor (GRE); João Vieira (PEL);
Cartões vermelhos: João Vieira (PEL)
Gols: Ricardinho, Alisson. Diego Souza e Ferreira
Foto: Lucas Uebel