A conquista do Pelotas, Campeão Estadual de Juniores em 2004

Em agosto de 2004, em uma noite de uma quinta-feira fria, o Pelotas superava o Juventude na Boca do Lobo e conquistava o título de Campeão Estadual Sub-20. Esse é o título mais importante do clube na categoria, além de ser o único título estadual da garotada Áureo-Cerúlea.

Em uma competição muito complicada, o Pelotas que havia terminado o estadual do ano anterior na terceira colocação, após ser eliminado na semi-final pelo Internacional, nas penalidades máximas, soube usar o regulamento a seu favor. Após superar o Juventus, o Santo Ângelo e o Novo Hamburgo, e contando com a eliminação da dupla Gre-Nal para a dupla Ca-Ju, o time treinado por Alcir Silva eliminou o Caxias em dois jogos disputadíssimos na semi-final da competição. No primeiro confronto, jogando na Boca do Lobo, empate sem gols. No jogo da volta, no Estádio Centenário, as duas equipes voltaram a empatar, dessa vez em 2 a 2, o que colocou o Pelotas na decisão, pelo gol qualificado marcado fora de casa .

Era a glória para os Meninos da Boca. Após um ano mágico, com a conquista da Copa Internacional de Flores da Cunha, no inicio do ano, o Pelotas chegava a mais uma decisão, e teria pela frente o forte time do Juventude, que havia eliminado o Grêmio na outra semi-final.

Na primeira partida da final, realizada no Estádio Alfredo Jaconi, o Pelotas foi guerreiro e soube mais uma vez usar o regulamento a seu favor. Mesmo com o favoritismo do time de Caxias do Sul, o Lobão segurou o Juventude em seus domínios, e com muita tranquilidade trouxe a grande decisão para a Boca do Lobo, onde era praticamente invencível, pois estava invicto atuando em casa.

Então na noite do dia 19 de agosto, os Áureo-Cerúleos que se fizeram presente ao Estádio da Boca do Lobo, empurraram o Pelotas para uma vitória histórica sobre o Juventude, na conquista da James Vidal. Em meio a muitos destaques durante toda a competição, o responsável pelo gol mais importante do Pelotas foi o atacante Fábio Piratini, que de pênalti, aos 42 minutos da etapa final, sacramentou a vitória e o título Áureo-Cerúleo.

Abaixo relembramos a conquista com a matéria da partida, publicada pelo Diário Popular no dia 20 de agosto de 2004.

É do Esporte Clube Pelotas o título de Campeão da 3ª Copa James Vidal de Futebol. A conquista é a segunda na temporada 2004: a primeira foi em janeiro, no Torneio Internacional de Flores da Cunha. Ontem, no estádio da Boca do Lobo, o time do técnico Alcir Silva venceu o Juventude, de Caxias do Sul, por 1 a 0. No jogo de ida, na Serra, as duas equipes empataram sem gols.

O JOGO

Foi um jogo de muita pegada, num campo molhado, pesado, em que as duas equipes buscaram o gol desde o início da disputa. O Pelotas, que na etapa inicial chegou duas vezes com chances de marcar – Roberto obrigou o goleiro Douglas a grande defesa e Sávio perdeu na frente do guarda-metas caxiense -, teve prejuízo aos dez minutos ao perder Dé, lesionado. O placar, nos primeiros 45 minutos permaneceu inalterado.

Na volta para o segundo tempo, o goleiro Roger evitou um gol do time de Caxias em um lance contra, de Rafael Peixoto, aos seis minutos. Aos 24, foi o Lobão quem assustou o Juventude, mas aos 27 Roger volta a brilhar. Fábio Piratini assusta o goleiro Douglas aos 29. O jogo se encaminha para um final dramático. Ao Pelotas só a vitória garante o título, um empate sem gols leva a decisão para os pênaltis; o Juventude precisa marcar. Vitória ou o empate com gols dá o título aos caxienses que vão com tudo para cima.

Bem postada na defesa, a equipe do técnico Alcir Silva segura o adversário e passa a jogar nos contra-ataques. E dá certo. Aos 42 minutos, Sávio entra na área e é derrubado pelo goleiro: pênalti, que Fábio Piratini cobra para decretar o 1 a 0, o gol do título e da festa azul e amarela na Boca do Lobo.

“A gente trabalhou para chegar onde chegamos. Agora é comemorar”, resumiu o técnico campeão, Alcir Silva. Em meio à festa, um diretor tranquilo, Veraldo Nunes. “É a festa dos meninos, que trabalharam, que lutaram, e merecem este título”, disse. Claudionir Coelho, o Kiko, era todo emoção. “Não tenho palavras para definir este sentimento de dever cumprido. Vamos festejar”, apontou.

Festa ao final da partida. Pelotas Campeão

CAMPANHA AZUL E AMARELA
Para chegar ao título da competição que teve o Grêmio como campeão na 1ª edição, em 2002, e o Inter, na 2ª, em 2003, o Pelotas disputou dez jogos, eliminando na semifinal o Caxias (atual Campeão Estadual, que eliminou o Grêmio) e vencendo o Juventude na grande final (que havia eliminado o Inter).

JOGOS DISPUTADOS
Juventus/SR 0 x 1 Pelotas
Pelotas 3 a 1 Juventus/SR
Santo Ângelo 2 x 1 Pelotas
Pelotas 8 x 2 Santo Ângelo
Pelotas 1 x 1 Novo Hamburgo
Novo Hamburgo 1 x 3 Pelotas
Pelotas 0 x 0 Caxias
Caxias 2 x 2 Pelotas
Juventude 0 x 0 Pelotas
Pelotas 1 x 0 Juventude

ELENCO
Presidente: Marcelo Neves
Diretores: Veraldo Nunes e Kiko
Gerente: Alamir Barreto
Médicos: Clair Filho e Renato
Técnico: Alcir Nunes
Prep.Físico: Warner
Aux.Prep: Roger
Prep.Goleiros: Carlos Garcia “Passarinho”
Massagista: Reinaldo
Atletas: Darlei, Cerrito, Saraiva, Maicon, Felipe, Fábio Piratini, Thiago Mineiro, Mauricio, Dé, Jean, Candiota, Duda, Roger Kath, Marcelinho, Dudu, Pedro, Rafael Peixoto, Renan, Jorge Alex, Leones, Célio, Sávio, Roberto, Marcio Silveira e Guilherme.

Reportagem do DP

FICHA TÉCNICA
19/08/2004 – PELOTAS 1 x 0 JUVENTUDE
PELOTAS: Roger; Dé (Darlei), Maurício, Célio e Rafael Peixoto; Thiago Mineiro (Renan), Sávio, Oliveira e Igor (Duda); Roberto (Guilherme) e Fábio Piratini. Técnico: Alcir Silva.
JUVENTUDE: Douglas; Rafael Machado, Daniel, Rafael Zoghi (Evandro) e Fernando (Jair); Fagner, Ederson (Jerônimo), Leandro (Diego) e Guilherme (Michel); Bruno e André. Técnico: Nei Rama.
ARBITRAGEM: Paulo Marcolino, auxiliado por João Kafrouni e Cláudio Bandeira.
CARTÕES AMARELOS: Rafael Peixoto, Thiago Mineiro e Oliveira, do Pelotas; Fagner, Guilherme e André, do Juventude.
CARTÃO VERMELHO: Rafael Machado, do Juventude (do banco de reservas, após a substituição).
LOCAL: estádio da Boca do Lobo.

FONTE: Matéria do Jornal Diário Popular – Ano de 2004

1 comentário

    • Diony em fevereiro 10, 2022 às 1:16 pm
    • Responder

    Boa tarde, joguei hae no E. C. Pelotas em 2004, fui campeão internacional pelo clube, copa internacional em flores da cunha, gostaria de saber se vocês tem videos ou fotos desta competição, apresentação do elenco. Qualquer coisa entrar em contato pelo número 55984176701. Agradeço a compreensão.
    Meu nome Diony Medeiros Acosta.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.