O Pelotas é um dos clube mais tradicionais do futebol Gaúcho, isso é incontestável. Toda essa tradição foi conquistada ao longo dos anos e em diversas modalidades, e o Futsal está incluso entre elas, com diversos títulos conquistados, sendo o mais importante, o Pelotas de Campeão Gaúcho de 1961.
O Futsal do Esporte Clube Pelotas teve sua fase áurea no período de 1958 a 1962, quando conquistou vários títulos da cidade e dois títulos estaduais, além de várias Copas.
Nesse período o Áureo-Cerúleo chegou a uma invencibilidade de 54 jogos, entre amistosos e partidas oficiais.
No ano de 1958, ano do Cinquentenario do clube, o Pelotas foi Campeão da Cidade, de forma invicta, e venceu também a Copa Coca-Cola, organizada pela L.P.F.S, quando no jogo final venceu o Paulista por 6 a 1.
Em 1959, o Pelotas chegou a final do campeonato da cidade, empatando com a Sociedade Libanesa, sendo realizado, então, uma série “melhor de três”, para apontar o Campeão da Cidade. As partidas marcaram época no Futsal Pelotense, com o ginásio do Cruzeiro acolhendo públicos sensacionais naquela época.
No primeiro jogo vitória do Pelotas por 2 a 0. No segundo, vitória da Libanesa por 2 a 1. Já na terceira partida, empate em 0 a 0, e na prorrogação novo empate, dessa vez em 2 a 2. Foi então realizada uma quarta partida, quando o Pelotas venceu por 5 a 4, com uma atuação extraordinária de Zé Alam, que marcou 3 gols.
Em 1961, a campanha do Pelotas, Campeão da cidade, foi a seguinte:
No primeiro turno vitórias de 2 a 0 no Ypiranga, 4 a 0 no Brasil, 1 a 0 no Paulista, 3 a 0 no Fiação, 5 a 3 no Farroupilha, 3 a 2 no Cometa, 4 a 1 na APE e 6 a 1 no Cruzeiro. No segundo turno mais uma campanha arrasadora, com vitórias de 3 a 1 no Ypiranga, 4 a 2 no Brasil, empate em 2 a 2 com o Paulista, novas vitórias de 3 a 0 no Fiação, 6 a 4 no Farroupilha, 4 a 2 no Cometa, 3 a 2 na APE e 4 a 1 no Cruzeiro.
Ainda em 1961, o Pelotas realizou alguns jogos amistosos importantes, como o confronto contra a Seleção Gaúcha, que se preparava para o Campeonato Brasileiro de Futsal, quando o Pelotas empatou em 0 a 0, em um jogaço.
Recebeu também o Petrópolis, Campeão de Porto Alegre, com vitória do Pelotas por 2 a 1. Jogou depois contra o Novo Hamburgo, Campeão do Vale dos Sinos, e nova vitória do Pelotas, dessa vez por 3 a 2.
Em fevereiro de 1962, o Pelotas foi disputar as finais do Campeonato Gaúcho de 1961, na cidade de Alegrete, após eliminar os Campeões de Rio Grande e Canoas.
O Áureo-Cerúleo sagrou-se Campeão Estadual de forma invicta, com a seguinte campanha:
Vitórias de 4 a 1 no Sete de Setembro de Alegrete, 7 a 3 no Corinthians de Santa Cruz do Sul, 3 a 2 no Wallig de Porto Alegre, 6 a 1 no Gisnástica de São Leopoldo e empate em 0 a 0 contra o Uruguaiana.
No jogo final o Pelotas formou com; João Manuel, Luis Rosa, Sidney, Rosinha e Alam. jogaram ainda, Martinez, Iolko, Érico, Otaviano e Carlos Alt.
No inicio de 1963, novamente o Pelotas foi disputar as finais do Campeonato Estadual, referente ao Campeonato Gaúcho de 1962, e novamente na cidade de Alegrete.
O Pelotas chegou ao final do campeonato empatando com o Cruzeiro de Porto Alegre, e com o Real de Alegrete.
A Federação marcou, então, mais tres rodadas para ser apontado o campeão. Os dirigentes do Pelotas, alegando motivos particulares de seus atletas, já que não estava previsto no regulamento e quase todos tinham seus empregos na Princesa do Sul, resolverem não disputar as finais extras.