O dia 7 de dezembro de 2008 é uma data marcante para o Esporte Clube Pelotas, em especial para o time feminino do clube, que naquela temporada conquistou de forma invicta o título mais importante do futebol no Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. Na final disputada no Estádio Estrelão, em Porto Alegre, as Áureo-Cerúleas enfrentaram o forte time do Juventude, que na oportunidade eram as atuais campeãs da competição, e buscavam o tetra campeonato.
As Lobas vinham com um excelente aproveitamento na competição, mas conheciam as dificuldades que teriam pela frente. As Áureo-Cerúleas iniciaram perdendo, mas com muita raça, superação e qualidade técnica, conseguiram a virada no placar. Após passar a frente no marcador, as Lobas acabaram cedendo o empate para as Caxienses. Com o confronto finalizado em 2 a 2, o título foi decidido nos pênaltis.
Na decisão a equipe comandada por Marcos Planela esteve muito concentrada, e contando com a estrela da goleira Duda, que diversas vezes representou o Pelotas na Seleção Brasileira, brilhou novamente ao defender três cobranças do Juventude. O título não poderia ter outro destino, a Boca do Lobo.
Com todos méritos, as Lobas chegaram ao título após uma campanha invicta com seis vitórias e dois empates.
Campanha até a final:
Rio Grande 0x8 Pelotas
Pelotas 8×0 Rio Grande
Pelotas 6×1 Skill Viamão
Pelotas 1×0 Torrense
Flamengo Alegrete 0x0 Pelotas
Demoliner Erechim 0x4 Pelotas
14 de Julho Livramento 1×2 Pelotas
Final:
Pelotas 2×2 Juventude (Nos pênaltis: Pelotas 3×2 Juventude).
A equipe marcou 31 gols e sofreu apenas 3 nas oito partidas disputadas. Além da conquista do título, as Lobas garantiram a presença na Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2009.
A equipe que jogou a final teve: Duda, Milene, Veridiana, Bia (Stefani) e Cristina; Marina, Fernanda Fontoura (Andressa Souza), Bianca, Fran Bebé e Andressa Pedroso; Veridiane (Mahinã) – Treinador: Marcos Planela.
Elenco Campeão:
Duda, Ana Patricia, Milene, Cristina, Bia, Veridiane, Fran Bebé, Fernanda Fontoura, Marina, Andressa Pedroso, Bianca, Veridiana, Camila, Rosane, Tefa, Ane, Andressa Souza, Carol Vargas, Paula, Vanessa, Fernanda Polino, Ândrea, Flávia, Thais, Joice e Mahinã.
Festa:
Em 2008, o então presidente Luís Antônio de Mello Aleixo, confirmou o desfile das campeãs na tarde posterior a conquista, saindo do estádio da Boca do Lobo. A comemoração continuou no jantar que foi realizado na noite da segunda-feira na Churrascaria Lobão.
Fotos: