O saguão social do Estádio da Boca do Lobo foi o local escolhido para sediar o 1° Encontro de Colecionadores do Esporte Clube Pelotas. O evento ocorreu na última Quarta-Feira (12), feriado, e reuniu diversos torcedores que passaram para prestigiar o evento. No total, mais 400 camisas, e grande parte delas de diferentes temporadas, fizeram parte da exposição.
Em clima de confraternização, os expositores relembraram a história de cada “manto”. Das mais antigas, como a relíquia de 1977, passando pelas lindas e inesquecíveis camisas de 1984, 1988 e 1992, até as mais atuais, como a camisa do título da Recopa Gaúcha de 2020, tiveram um espaço de destaque no evento.
Um dos participantes do encontro, o colecionador Aureo-Cerúleo William Theil, comentou sobre o sentimento de participar desse momento: – “Foi muito gratificante compartilhar minhas relíquias com os amigos que se fizeram presente no evento, além disso poder levar meu filho Pedro Henrique, de 4 anos, e sua pequena grande coleção do nosso Lobão! Acho de extrema importancia esse tipo de evento dentro do clube, pois resgata a história de times do passado e relembra varias datas importantes do clube. Outro ponto legal do encontro foi a troca de idéas e histórias entre os participantes sobre cada camisa, os anos em que cada uma foi usada, relembrar o momento em que conseguiu a camisa, poder voltar ao passado, lembrando da infância dentro da Boca do Lobo, momentos vividos através das camisas e do futebol. São momentos e encontros como esse que fortalecemos nosso amor e carinho pelo Esporte Clube Pelotas e incentivamos as gerações futuras a gostar e amar essas cores que tanto nos enche de orgulho!”
Outro colecionador presente no encontro foi Fábio Maia que também comentou sobre a participação no evento: – “Participar do evento dos colecionares de camisas do Glorioso foi espetacular. Apareceu cada raridade, cada lembrança, cada momento. A diversão de pessoas que gostam e prezam de um ideal, que cada item da coleção de cada um tem um valor inestimável. É um sentimento muito legal a sensação de dizer “tal camisa foi da categoria de base de tal ano, e essa foi jogada no segundo semestre de tal ano.” Uma gurizada empenhada e feliz de estar participando daquilo ali. Foi um evento simples, porém, recheado de sentimento pelo nosso tão amado Esporte Clube Pelotas. Ver o orgulho de cada um com suas coisas foi demais. Quando olhávamos os itens dos outros que participaram, não gerava inveja e sim admiração do zelo e cuidado de camisas, casacos, calções, e qualquer item que remeta ao Glorioso. Espero ansiosamente pela próxima edição.”
A ideia dos organizadores é realizar ao menos um encontro ao ano, com o objetivo de exaltar e preservar a história do clube, valorizando o colecionismo entre os Áureo-Cerúleos.