Ficha do Ídolo

Aqui você encontra a Ficha dos Maiores Ídolos da história do Pelotas.

ADEMIR ALCÂNTARA

Ademir Alcântara começou a jogar futebol pelo time do Pinheiros, em 1979, onde jogou até 1983.
Neste período, foi Campeão Paranaense da segunda divisão, em 1982.
Em 1984, seu passe foi adquirido pelo Pelotas e naquele ano foi artilheiro do Campeonato Gaúcho com 21 gols. No ano seguinte, foi vendido para o Internacional.
Entre 1986 e 1988 esteve no Vitória de Guimarães, de Portugal. Participou da equipe do Benfica, entre 1988 e 1990, sendo Campeão Português e vice-campeão da Copa dos Campeões da Europa. Sua experiência internacional também ocorreu jogando pelo também no Boavista (1990/1991) e no Marítimo (1991/1994), ambos de Portugal, antes de voltar para o Brasil, para jogar no time paulista do Mogi Mirim, em 1994. Em 1995 e 1996, ajudou o Coritiba a voltar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em 1997 fez sua ultima partida como jogador profissional defendendo o Pelotas, no confronto contra o Rampla Juniors-URG.

.

AIRTON DIOGO

Airton Diogo foi um dos maiores atacantes que já passaram pela Boca do Lobo. Pelo Pelotas, Airton foi Campeão da Cidade, Regional e Vice Campeão Gaúcho em 1951. Atuou ao lado de Pelé no Sanrtos, no inicio da década de 60 e depois retornou ao Pelotas.

.

ALCIDES

.

ALEXANDRE GAÚCHO – XOXÓ

Alexandre Gaúcho, também conhecido como Alexandre Xoxó, foi formado na base do Pelotas e atuou no clube de 1989 até 1991, quando no ano seguinte foi emprestado por 6 meses ao Goias. No retorno, defendeu o Pelotas em 1992 e 1993, antes de ser novamente emprestado, dessa vez ao Internacional. No ano seguinte, foi vendido para o Grêmio, onde foi Campeão da Libertadores da América. Na sequencia de sua carreira, Alexandre defendeu equipes como Guarani de Campinas, Gama-DF, Botafogo-RJ e Flamengo-RJ.

.

APES

.

BEBETO

.

BEDEUZINHO

.

BENTINHO

.

BETÃO

.

BONZO

.

BRAUNER

.

BRUNO COUTINHO

.

CELSO GUIMARÃES

.

CHIQUINHO

 

.

CLÉO

.

DAMIÃO

.

DÉLCIO

Délcio, meio campista de muita qualidade, começou sua carreira no Caçadorense-SC em 1978 e antes de chegar no Pelotas, ainda defendeu Figueirense, Blumenau, Cascavel e Colorado-PR. Pelo Pelotas, Délcio atuaou entre os anos de 1988 e 1991 com muito sucesso, se tornando ídolo do torcedor Áureo-Cerúleo.

.

DERALDO

.

DIRCEU

.

DUARTE

.

ÊNIO SOUZA

.

EUGÊNIO

.

FIERRO

.

FLÁVIO DIAS

.

FLÁVIO MINUANO

Flávio Minuano foi um dos maiores atacantes do mundo, inclusive defendendo a Seleção Brasileira, quando atuou ao lado de craques como Pelé, Garrincha e Ademir da Guia. Flávio começou a carreira no Internacional, passando com muito destaque por Corinthians, Fluminense e Porto, de Portugal. Por essas equipes Flávio conquistou diversos títulos alem de artilharias de diversas competições. Flávio foi Bi-Campeão Brasileiro e artilheiro defendendo o Inter e o Fluminense. No retorno da europa, Flávio defendeu o Internacional antes de chegar ao Pelotas em 1976. No ano seguinte, Flávio foi artilheiro do Campeonato Gaúcho defendendo o Pelotas, quando marcou o gol de número 1000 em sua carreira. Na sequência foi emprestado ao Santos, antes de retornar ao Pelotas para defender o clube nas temporadas de 1978 e 1979. Flávio Minuano ainda defendeu Brasília-DF, Paysandu-PA e Jorge Wilstermann, na Bolívia.

.

FLORINDO

.

GAVIÃO

.

GETÚLIO

.

GILMAR

.

GIOVANI

.

GRANT

.

HERMÍNIO

.

IONE

.

JARÍ

.

JOÃOZINHO

Joãozinho, foi um dos maiores goleiros da história do Pelotas. Jogou do final dos anos 40 até inicio da década de 60. Em 1956 foi convocado para a Seleção Brasileira que, com uma equipe de jogadores do estado, jogaria e conquistaria o Torneio Pan-americano. Acabou cortado da lista final, no entanto, disputou alguns amistosos com a camisa da CBD ( hoje, CBF ).
Em 1951 ( Foto), integrou a equipe campeã do interior e vice-campeã estadual, invicta.

.

JORGE LUIZ “LOCO”

.

JORGE MUTT

.

JUAREZ

.

LUIS CARLOS GAÚCHO

Luis Carlos Gaúcho é um dos maiores nomes na história do Pelotas. Meio Campista de técnica apurada, defendeu o Pelotas 8 temporadas. Antes, porém, começou sua carreira no Armour de Livramento, passando também pelo 14 de Julho, da mesma cidade, antes de chegar na Boca do Lobo, em 1987. Pelo Lobão, Luis Carlos Gaúcho fez história e marcou uma geração de torcedores. Depois ainda defendeu clubes como Veranópolis, São Luiz e Avaí-SC.

.

MAICOM SAPUCAIA

.

MARCIAL

.

MÁRIO

.

MÁRIO REIS

Mário Reis é considerado por muitos, o melhor jogador da cidade de Pelotas e do Esporte Clube Pelotas, em toda a sua história. Era natural de Pelotas, onde nasceu em 12 de fevereiro de 1904.
Em 1924, atendendo a um pedido do diretor Áureo-Cerúleo Dinarte Tavares, Mário Reis foi para o S.C. Pelotas. Naquele mesmo ano jogou várias partidas amistosas pelo clube Áureo-Cerúleo. Na sequência, Mário Reis conquistou diversos títulos, sendo o mais importante, o de Campeão Gaúcho de 1930.

.

MARQUINHOS

.

MICHEL BASTOS

.

NEY SILVA

.

OLINTO DIOGO

.

OSCAR

.

PACHECO

.

PARDAL

.

PAULO RICARDO

.

PEPITO

.

PERIVALDO

.

PIVA

.

PUCCINELLI

.

RAFAEL

.

RAÚL RODRIGUEZ

.

ROGER KATH

.

RUDI

.

RUSSO

.

SAMUEL

.

SANDRO SOTILLI

Sandro Carlos Sotilli, o maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho. Esse é o cartão de apresentação de um dos maiores ídolos da história do clube. Sotilli começou sua carreira defendendo o Ypiranga. Na sequência ainda defendeu clubes como o Juventude, Internacional, Ceará e Necaxa do México. Em 2008 foi contratado pelo Pelotas, onde virou ídolo do torcedor. Conquistando títulos e marcando muitos gols, Sotilli entre idas e vindas, defendeu o clube até 2014, quando resolveu pendurar as chuteiras.

.

SÉRGIO PEREZ

.

SEVERO

.

SÍLVIO

.

TALAVERA

.

TIAGO DUARTE

Tiago Duarte, atacante, ídolo e um dos maiores artilheiros da história do Pelotas, começou sua carreira no Inter de Santa Maria. Na sequência defendeu o Guarani-VA, Grêmio e Veranópolis, antes de chegar ao Lobão em 2008. Com faro de gol e muita velocidade, logo Tiago Duarte caiu nas graças do torcedor. No Pelotas fez história e conquistou status de grande ídolo. Defendeu o clube até 2011, retornando em 2016, quando encerrou sua carreira.

.

TONINHO COSTA

.

TOQUINHO

.

TUFFY

.

TUTU

.

VALMIR LOURUZ

.

VARES

.

VAZ

.

WALTER

.