Fundada em 19 de maio de 1993, a Força Jovem do Pelotas completa hoje, 29 anos de existência ao lado do Esporte Clube Pelotas. Seja na Boca do Lobo, ou fora de seus domínios, a FJP está sempre presente na vida do clube!
Parabéns aos integrantes e simpatizante de uma das maiores T.Os do Futebol Gaúcho. Vida longa FJP!
História da Torcida Força Jovem do Pelotas
A Força Jovem do Pelotas foi fundada no dia 19 de maio de 1993, uma quarta-feira, na qual o Pelotas venceu o Caxias por 1×0, em partida válida pela segunda fase do Campeonato Gaúcho. Mesmo nascendo algumas semanas antes, essa data marca o início oficial da Força Jovem, pois foi neste dia que houve a estreia das primeiras camisetas e também da primeira faixa.
As primeiras camisetas
A primeira camiseta da Força Jovem do Pelotas teve uma curiosidade interessante. A idéia inicial sempre foi adotar a cor azul para as camisas da torcida, mas na época da fundação, em 1993, a única fábrica da cidade que trabalhava com material esportivo só possuía tecido na cor amarela. Estas camisetas duraram apenas alguns meses, quando definitivamente se fizeram as camisas azuis, que identificam a Força Jovem do Pelotas até os dias de hoje.
A primeira faixa
A primeira faixa da Força Jovem foi confeccionada na época da fundação da torcida. E com a torcida não tendo condições financeiras para comprar uma faixa nova, a solução foi encontrada quando o sócio-fundador Chatelo, resolveu “pegar” uma lona de caminhão amarela de seu pai. Os próprios integrantes da torcida a pintaram, e no dia da partida contra o Caxias, pela primeira vez a Boca do Lobo via representada em seu alambrado, a Força Jovem do Pelotas.
Origens
O nome FORÇA JOVEM foi escolhido por melhor expressar a nova e crescente de geração de fanáticos torcedores do Esporte Clube Pelotas na época. Quando enfim conseguiu-se fazer as primeiras camisetas azuis, ainda no ano de 1993, optou-se por escolher um estilo de letra que tivesse uma identificação própria com a torcida. Foi então escolhida o estilo de letra que usava a banda de hardcore inglesa Motörhead, e somente após algum tempo é que se começou usar estas letras de forma maiúsculas que permitiam uma melhor legibilidade.
Mascotes
O mascote que primeiro representou a FJP foi escolhido quando os primeiros integrantes da torcida acharam necessário uma imagem para associar a FJP. Mesmo outros mascotes sendo lembrados, foi escolhido por unanimidade o mascote Eddie da banda de hardcore inglesa Iron Maiden. Primeiramente usou-se o Eddie da capa do álbum “A Real Dead On (Iron Maiden 1993)” do mesmo ano de fundação da torcida. Após alguns anos é que foi adotado definitivamente o Eddie da capa do álbum “Killers (Iron Maiden 1981)” por representar melhor a idéia de defender o Esporte Clube Pelotas.
Outro símbolo que representa a FJP é sua Caveira, que tem origem em uma frase muito usada pela torcida que é: “Com o Pelotas até a Morte”. Foi usada pela primeira vez no ano de 1998.
Movimento FJP
Desde seus primeiros momentos até os dias atuais, uma da características que sempre acompanhou a Força Jovem foi a grande identificação da torcida com as camadas mais humildes da Cidade de Pelotas, sendo sempre a grande maioria de seus integrantes moradores de bairros, vilas e zonas periféricas. Isto contribuiu em muito para a Força Jovem ser uma torcida de caráter popular, voltada para os mais humildes e com a intenção de a cada dia abrir mais as portas da Boca do Lobo para a sua verdadeira torcida e sepultar de vez com velhas mentalidades e preconceitos.
1 comentário
E o nosso site heim?
07 dias sem postagem….
A última postagem é o serviço do jogo que já aconteceu a uma semana atrás.
Desrespeito com o torcedor.
Ninguém faz nada a respeito.
O site é oficial do clube, mas pelo jeito o responsável deve ser torcedor de outra equipe, ou mora em outra cidade.