Guia da Série D do Brasileirão: saiba tudo sobre as equipes do Grupo 8

Com oito clubes de três Estados, a disputa do Grupo 8 da Série D do Campeonato Brasileiro 2020, começará na tarde do sábado, dia 19 de setembro. Ao longo de 14 rodadas, três representantes do Rio Grande do Sul, dois de São Paulo e três de Santa Catarina irão se enfrentar em busca das quatro vagas para a segunda fase da competição.

Os três representantes do Rio Grande do Sul são o Pelotas, o Caxias e o São Luiz. O Lobão conseguiu sua vaga ao conquistar a Copa Seu Verardi de 2019. Caxias e São Luiz garantiram suas vagas, com as duas melhores campanhas, respectivamante, no Campeonato Gaúcho de 2019.

Já os dois representantes de São Paulo, o São Caetano garantiu a vaga ao conquistar a Copa Paulista de 2019, e o Novorizontino a segunda melhor campanha entre os clubes do interior no Campeonato Paulista de 2019.

Fechando os clubes integrantes do Grupo 8, os três representantes de Santa Catarina: Marcílio Dias, Joinville e Tubarão, garantiram suas vagas com a 1º, 2º e 3º melhor campanha entre os clubes sem divisão nacional no Campeonato Catariense de 2019.

Veja como vem cada time para a Série D do Campeonato Brasileiro:

CARD ARQUIVO LOBÃO

PELOTAS: Após um conturbado Campeonato Gaúcho, com uma campanha fraca, paralisada pelo Covid-19 e com o retorno durante o auge da pandemia, o Pelotas acabou reformulando todo o seu plantel para as ultimas 3 rodadas da competição. Já pensando no Campeonato Brasileiro, o Lobão mudou sua comissão técnica e contratou jovens valores para o inicio de preparação. Mesmo prejudicado com a troca de mando na partida contra o São José, que seria realizada na Boca do Lobo, mas que com a proibição da Prefeitura de Pelotas, acabou tendo que ser disputada em Porto Alegre, cidade do adversário, o Pelotas mostrou mais do que o esperado. Com o novo time, poucos remanescentes e praticamente nenhuma preparação para as 3 ultimas rodadas, o Pelotas foi derrotado pelo Caxias e pelo São José, jogando fora de casa, e venceu o Clássico Bra-Pel por 2 a 1, na ultima rodada, em partida disputada no Estádio Boca do Lobo.

REFORÇOS: Após o final do Campeonato Gaúcho, o Pelotas reforçou ainda mais o grupo de atletas. Chegaram na Boca do Lobo, o goleiro Renan (ex-Internacional e Seleção Brasileira), o zagueiro Gabriel Silva (ex-Marcílio Dias), o volante Itaqui (ex.Caxias e Novo Hamburgo), o meio campista Maylson (ex-Grêmio), e os atacantes Gustavo Sapeka (ex-Esportivo), e Marcão (ex- Esportivo e ex-São Luiz), onde foi artilheiro do Campeonato Gaúcho no ano passado.

CARD ARQUIVO LOBÃO

SÃO CAETANO: Atual vice líder do Campeonato Paulista da Série A2, e forte candidato ao acesso ao Paulistão 2021, o São Caetano também é um forte candidato ao acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. No retorno do futebol, o São Caetano não sabe o que é derrota, nas três partidas disputadas até o momento, foram três vitórias.

REFORÇOS: Entrando na reta final da Série A2 e Sob o comando de Alexandre Galo, o Azulão promete reforços para a sua participação no Campeonato Brasileiro. O time base do São Caetano conta com Arthur, Alex Reinaldo, Gustavo, Sandoval, Victor Luiz, Everton Dias, Guilherme Amorim, Anderson Rosa, Luan Coasta, Marcus Vinicius e Ronaldo. O destaque fica por conta do zagueiro Domingos, ex-Santos e Grêmio.

CARD ARQUIVO LOBÃO

NOVORIZONTINO: Décimo colocado no Campeonato Paulista, o Novorizontino tem como diretor de futebol, o ex-volante Luis Carlos Goiano, e o clube manteve a base que fez uma boa campanha no estadual. O elenco é o mesmo que terminou o Campeonato Paulista, apenas com as baixas dos jogadores que tiveram o contrato encerrado durante a paralisação do futebol por causa da pandemia. O Tigre fez boa campanha no Paulistão, ficando na quinta posição da classificação geral. Foram quatro vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Entretanto, o time comandado por Roberto Fonseca acabou não se classificando para as quartas de final por ter ficado em terceiro no Grupo B, mesmo grupo de Palmeiras e Santo André.

REFORÇOS: O Novorizontino contratou o meio-campista Warley Junior (ex-Concórdia-SC), o volante Diogo Sodré (ex-Votuporanguense) e conta com o retorno do atacante Andrei, que estava emprestado junto ao Jacuipense, da Bahia.

CARD ARQUIVO LOBÃO

JOINVILLE: No Campeonato Catarinense desta temporada, o Joinville foi eliminado nas quartas de final pelo Brusque, atual campeão Brasileiro da Série D, Copa Santa Catarina e Recopa Catarinense. Na primeira fase da competição estadual, o Joinville ficou na sétima colocação com 10 pontos conquistados em nove jogos realizados. Para o Brasileiro, o clube manteve a base do time que disputou o Campeonato Catarinense.

REFORÇOS: Essa semana o Joinville anuciou o reforço do meio-campo Caio Mello. Além dele, o Tricolor integrou ao elenco o atacante Kaynan, o zagueiro Jaques e o meia Matheus Banguelê. Deixaram o clube, até o momento, os volantes Matheus Trindade e Leandro Bulhões, os meias Zezinho e Wictor e os zagueiros Jonatha e Edson Borges.

CARD ARQUIVO LOBÃO

CAXIAS: Com um primeiro semestre brilhante, o Caxias chegou na final do Campeonato Gaúcho, onde ficou com o vice campeonato após ser superado pelo Grêmio. Com a manutenção da base do time finalista e com a continuidade do trabalho do técnico Lacerda, o Caxias entra na disputa como o favorito do grupo.

REFORÇOS: O Caxias está atendo a possíveis reforços para a Série D do Campeonato Brasileiro. No entanto, a intenção é contratar somente se perder alguma peça importante. Segundo o técnico Rafael Lacerda, a comissão monitora atletas de outros estaduais, caso seja necessário reforçar o grupo.

CARD ARQUIVO LOBÃO

MARCÍLIO DIAS: Após uma ótima campanha no Campeonato Catarinense, onde o clube terminou na quarta colocação, após ser eliminado pelo Criciuma, o Marcílio Dias manteve a base vitóriosa do primeiro semestre para buscar o acesso para a Série C. A base do Marinheiro tem no time: Belliato; Juan Palácios, Magrão, Luan e Paulinho, Daniel Pereira, Diego Fumaça, Léo Santos, Anderson Ligeiro, Nathan e Roberto Pítio.

REFORÇOS: As novidades para a Série D são os goleiros Victor Golas e Hudson Junior, o zagueiro Rocha, os volantes Xavier e Mikael, e os meias Weriton e Marllon,

CARD ARQUIVO LOBÃO

TUBARÃO: Apesar de rebaixado no Campeonato Catarinense, o Tubarão está consolidado como um dos melhores formadores de atletas do futebol catarinense. O objetivo inicial na competição nacional será obter uma das quatro vagas para o mata-mata. Para alcançá-lo, o Clube irá aliar a revelação de atletas com a busca por reforços pontuais no mercado para acrescentar ao grupo comandado por Isaque Pereira.

REFORÇOS: Até o momento, o único reforço anunciado pelo Tubarão, é o meio campista Alex Nemetz, ex-Penapolense.

CARD ARQUIVO LOBÃO

SÃO LUIZ: Após uma campanha ruim no Campeonato Gaúcho, o São Luiz passa por um momento de reformulação no seu elenco. Com a permanência do técnico Antonio Picoli e com as saídas do meio campo Jean Carlo e dos atacantes Elias e Michel, o clube foi atrás de reforços para fazer bonito na competição nacional. A base que terminou o Gauchão conta com Lucio, Itaqui, Silvio, Guttierez, Jataí, Gabriel, Jhonatan, Tássio, Everton, Paulinho Santos, Everton Junior e Crispim.

REFORÇOS: O São Luiz se reforçou com os goleiros Wellerson e Rafael Roballo, os zagueiros Júnior Alves e Kesley, o volante Germano e os atacantes Eduardo e Juba.

2 comentários

    • Dalmo Winck em agosto 31, 2020 às 1:00 pm
    • Responder

    É o grupo da morte. Sem dúvidas o mais complicado do campeonato, mas quem ficar entre os quatro, entrará forte nos matas. Boa sorte Pelotas

    • Rafael Gomes em agosto 31, 2020 às 2:07 pm
    • Responder

    Ótimo guia, bem informativo. Parabéns gurizada

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.