Relembrar é viver! A noite do dia 1º de dezembro de 2008 foi de muita festa na avenida Bento Gonçalves. Há exatos 13 anos, o Esporte Clube Pelotas conquistava o título da Copa Lupi Martins.
Depois de empatar por 0 a 0 com o Cerâmica no estádio Vieirão, em Gravataí, o Lobo recebeu o tricolor na Boca do Lobo contando com o apoio de cerca de dez mil torcedores.
Com nomes consagrados, como Rudi, Tiago Duarte e Sandro Sotilli, os Áureo-Cerúleos impuseram um bom ritmo desde o início da partida. Coube ao “alemão matador” dar o primeiro passo rumo ao título. Sotilli aproveitou a falha da zaga adversária para fazer 1 a 0 aos 37 minutos do primeiro tempo.
Sandro Sotilli marcou um dos gols da vitória do Lobo contra o Cerâmica (Foto: Infocenter DP)
Na segunda etapa veio o susto. O empate por 1 a 1 daria ao Cerâmica o título. E o tricolor teve a bola do jogo na metade final da segunda etapa, mas desperdiçou. Já nos acréscimos, quando a torcida ensaiava o grito de “É Campeão”, Xaro arrancou em velocidade, se distanciou da marcação, driblou o goleiro e sofreu a penalidade. Na cobrança, aos 49 minutos, Tiago Duarte com muita frieza e categoria, deu números finais à partida: 2 a 0, e muita festa pelas ruas da cidade.
ESTATÍSTICAS
O Pelotas conquistou o título da Copa Lupi Martins após 24 jogos disputados. Foram 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.
TÍTULO EMBLEMÁTICO
A vitória encerrou um jejum de sete anos sem títulos a nível estadual. O último havia sido conquistado em 2001, quando o Áureo-Cerúleo foi campeão da Seletiva. E a taça da Copa Lupi Martins veio em boa hora: no ano em que o clube completou 100 anos de história, coroando seu Centenário com uma grande conquista.
UMA DUPLA PARA A HISTÓRIA
Na final, os gols da vitória foram marcados por dois ídolos do clube: Sandro Sotilli e Tiago Duarte. O alemão marcou ao todo 57 vezes com a camisa azul e ouro. Tiago deixou sua marca em 60 outras oportunidades.
O grito de campeão que ecoou na Boca do Lobo foi o empurrão que faltava para o acesso à elite do futebol gaúcho, que aconteceu no ano seguinte.
Matéria sobre o título:
Time venceu o Cerâmica por 2 a 0 na noite deste domingo
No final do dia a chuvarada que castigou Pelotas durante toda a tarde concedeu uma trégua em nome do futebol. Alegria para os milhares de torcedores que como o de costume lotaram o estádio da Boca do Lobo, na Avenida Bento Gonçalves, e assistiram à vitória do time da casa sobre o Cerâmica, de Gravataí, por 2 a 0 no segundo jogo da final da Copa Lupi Martins. Os gols foram marcados por Sandro Sotille, aos 37 minutos do primeiro tempo, e por Tiago Duarte, aos 50 do segundo. Com o título, o Pelotas conquistou vaga na Recopa Sul Brasileira de 2008 e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009.
Na festa da casa cheia, um caixão coberto com a bandeira do rival Brasil-Pe reinava sozinho e absoluto na inconclusa arquibancada da Rua Doutor Amarante, em uma clássica prova da rivalidade sem fim dos times pelotenses. em meio a arquibancadas lotadas, pouco mais de 50 torcedores do time visitante desafiaram a ansiosa torcida pelotense que desde o título da Seletiva Sul Minas de 2001 não comemorava um título.
Copa Lupi Martins — FINAL
Pelotas (2)Roger; Mateus, Rudi, Rafael Lopes e Xaro; Escobar, Cleiton (Anderson Ataíde), Anderson Ijuí (Michael) e Cléber; Tiago Duarte e Sandro Sotilli.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Cerâmica (0)Donizete; Jefferson (Tiagão), Fernando (Rocha) e Bolacha; Leandro, Robson, Lico, Dângelo e Pedro; Cidinho (Goiano) e Maninho.
Técnico: Leocir Dall’astra
Gols: Sandro Sotilli, aos 37min do primeiro tempo; e Tiago Duarte, de pênalti, aos 50min do segundo.
Expulsão: Leandro (C).
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa.
Público: 14.719 pessoas.
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas.
Por Álvaro Guimarães
Vídeo: Guilherme Tavares