Há 60 anos, o Pelotas sagrava-se Campeão Gaúcho de Futsal

Foto do amistoso disputado no Ginásio do Cruzeiro, contra o Teresópolis de Porto Alegre, para entrega das faixas de Campeão Estadual de Futsal 1961. Na foto destaques para os Áureo-Cerúleos Otaviano e Carlos Alt.

Em 2021, o futsal Áureo-Cerúleo comemora uma data histórica. Isso porque há 60 anos, o Pelotas conquistava o primeiro título estadual na modalidade (na verdade a final foi em 1962, mas consideramos a temporada). Assim, iniciando uma história de muitas alegrias dentro das quadras.

Em um ano fantástico, o Pelotas foi imbatível, conquistando o Campeonato Pelotense e o Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão, de forma invicta. Contando em seu elenco com os craques João Manuel, Luis Rosa, Sidney, Rosinha, Alam, Martinez, Lolko, Érico, Otaviano e Carlos Alt, o Lobão gravou seu nome na história do Futsal Gaúcho.

Na temporada de ouro do Futsal Áureo-Cerúleo, a caminhada começou com a conquista do Campeonato Pelotense, e a campanha do Pelotas na competição foi a seguinte:

No primeiro turno vitórias de 2 a 0 no Ypiranga, 4 a 0 no Brasil, 1 a 0 no Paulista, 3 a 0 no Fiação, 5 a 3 no Farroupilha, 3 a 2 no Cometa, 4 a 1 na APE e 6 a 1 no Cruzeiro. No segundo turno mais uma campanha arrasadora, com vitórias de 3 a 1 no Ypiranga, 4 a 2 no Brasil, empate em 2 a 2 com o Paulista, novas vitórias de 3 a 0 no Fiação, 6 a 4 no Farroupilha, 4 a 2 no Cometa, 3 a 2 na APE e 4 a 1 no Cruzeiro.

Ainda em 1961, o Pelotas realizou alguns jogos amistosos importantes, como o confronto contra a Seleção Gaúcha, que se preparava para o Campeonato Brasileiro de Futsal, quando o Pelotas empatou em 0 a 0, em um jogaço de altíssimo nível.

O Lobão recebeu também o Petrópolis, Campeão de Porto Alegre, com vitória do Pelotas por 2 a 1. Jogou depois contra o Novo Hamburgo, Campeão do Vale dos Sinos, e nova vitória do Pelotas, dessa vez por 3 a 2.

Em fevereiro de 1962, o Pelotas foi disputar as finais do Campeonato Gaúcho de 1961, na cidade de Alegrete, após eliminar os Campeões de Rio Grande e Canoas. Sob o comando de Alfredo Petrucci, o Áureo-Cerúleo sagrou-se Campeão Estadual de forma invicta, com a seguinte campanha:

Vitórias de 4 a 1 no Sete de Setembro de Alegrete, 7 a 3 no Corinthians de Santa Cruz do Sul, 3 a 2 no Wallig de Porto Alegre, 6 a 1 no Gisnástica de São Leopoldo e 6 a 0 contra o Juventude de Uruguaiana, na decisão.

No retorno do elenco, a cidade recebeu os campeões em festa, com desfile no caminhão do corpo de bombeiros pelas principais ruas da cidade, em uma festa incrível dos torcedores do Pelotas.

Desfile do Esporte Clube Pelotas pelas ruas da cidade, na chegada de Alegrete, onde conquistou o título de Campeão Gaúcho de Futsal de 1961

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.