Foto do amistoso disputado no Ginásio do Cruzeiro, contra o Teresópolis de Porto Alegre, para entrega das faixas de Campeão Estadual de Futsal 1961. Na foto destaques para os Áureo-Cerúleos Otaviano e Carlos Alt.
Em 2021, o futsal Áureo-Cerúleo comemora uma data histórica. Isso porque há 60 anos, o Pelotas conquistava o primeiro título estadual na modalidade (na verdade a final foi em 1962, mas consideramos a temporada). Assim, iniciando uma história de muitas alegrias dentro das quadras.
Em um ano fantástico, o Pelotas foi imbatível, conquistando o Campeonato Pelotense e o Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão, de forma invicta. Contando em seu elenco com os craques João Manuel, Luis Rosa, Sidney, Rosinha, Alam, Martinez, Lolko, Érico, Otaviano e Carlos Alt, o Lobão gravou seu nome na história do Futsal Gaúcho.
Na temporada de ouro do Futsal Áureo-Cerúleo, a caminhada começou com a conquista do Campeonato Pelotense, e a campanha do Pelotas na competição foi a seguinte:
No primeiro turno vitórias de 2 a 0 no Ypiranga, 4 a 0 no Brasil, 1 a 0 no Paulista, 3 a 0 no Fiação, 5 a 3 no Farroupilha, 3 a 2 no Cometa, 4 a 1 na APE e 6 a 1 no Cruzeiro. No segundo turno mais uma campanha arrasadora, com vitórias de 3 a 1 no Ypiranga, 4 a 2 no Brasil, empate em 2 a 2 com o Paulista, novas vitórias de 3 a 0 no Fiação, 6 a 4 no Farroupilha, 4 a 2 no Cometa, 3 a 2 na APE e 4 a 1 no Cruzeiro.
Ainda em 1961, o Pelotas realizou alguns jogos amistosos importantes, como o confronto contra a Seleção Gaúcha, que se preparava para o Campeonato Brasileiro de Futsal, quando o Pelotas empatou em 0 a 0, em um jogaço de altíssimo nível.
O Lobão recebeu também o Petrópolis, Campeão de Porto Alegre, com vitória do Pelotas por 2 a 1. Jogou depois contra o Novo Hamburgo, Campeão do Vale dos Sinos, e nova vitória do Pelotas, dessa vez por 3 a 2.
Em fevereiro de 1962, o Pelotas foi disputar as finais do Campeonato Gaúcho de 1961, na cidade de Alegrete, após eliminar os Campeões de Rio Grande e Canoas. Sob o comando de Alfredo Petrucci, o Áureo-Cerúleo sagrou-se Campeão Estadual de forma invicta, com a seguinte campanha:
Vitórias de 4 a 1 no Sete de Setembro de Alegrete, 7 a 3 no Corinthians de Santa Cruz do Sul, 3 a 2 no Wallig de Porto Alegre, 6 a 1 no Gisnástica de São Leopoldo e 6 a 0 contra o Juventude de Uruguaiana, na decisão.
No retorno do elenco, a cidade recebeu os campeões em festa, com desfile no caminhão do corpo de bombeiros pelas principais ruas da cidade, em uma festa incrível dos torcedores do Pelotas.