Há quase 7 anos, Pelotas fez bonito na Europa

Em 2013, há quase 7 anos, o Pelotas foi convidado para representar o Futebol Brasileiro no exterior. Pela primeira vez na história, uma equipe do sul do estado iria jogar na Europa, em uma competição que contaria com equipes tradicionais do Futebol Mundial, como Benfica de Portugal, CSKA da Rússia, Málaga da Espanha, Fiorentina, Napoli, Torino e Brescia, da Itália.

Logo Oficial do Torneio Mundial Memorial Montani
FOTO: Lançamento oficial da competição.
Foto dias antes do embarque para a Itália

Era madrugada de terça-feira (21/05) em Pelotas, e enquanto a maioria da população descansava, a delegação Áureo-Cerúlea já estava no estádio da Boca do Lobo reunida para iniciar a viagem histórica, onde a categoria sub 17 do Esporte Clube Pelotas iria representar o futebol da América Latina em uma competição na Itália, o TorneioMemorial Pierro Montani e Rosvilde. A maioria dos meninos que defenderiam o manto Áureo-Cerúleo nunca tinham andado de avião e além de cientes da responsabilidade, estavam empolgados com a oportunidade.

A partida da Princesa do Sul aconteceu por volta das 3h quando o Expresso Lobão rumou para Porto Alegre, onde no Aeroporto Internacional Salgado Filho, iniciou os sobrevoos. O almoço aconteceu no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e no final da tarde iniciava-se uma longa viagem até a capital da Espanha, Madrid. No início da tarde de quarta-feira (22) viajem até Milão e em seguida se deslocariam para Baveno, região próxima do lago Maggiore que fica localizado entre a Itália e a Suíça, e é um dos principais lagos alpinos e o segundo maior lago da Itália.

Já no dia 23, Quinta-Feira, o grupo realizou o primeiro treinamento em solo Italiano. Na Sexta-feira, novamente treino, dessa vez o ultimo em preparação para o primeiro jogo da competição, a estreia do Lobão contra o Brescia,no sábado.

Jornal Diário Popular
Participação do Pelotas no torneio Italiano foi matéria da ZH em 2013

Abaixo, matéria do site oficial da competição:

TRADUÇÃO:

O Memorial Piero e Rosvilde, homenagem ao falecido Senador Enrico Montani di Verbania, foi fundada com o objetivo de trazer para Verbania e as cidades circunvizinhas a idéia renovada de futebol, visto como um momento de agregação, integração e envolvimento emocional, o que pode deixar para os participantes, espectadores, fãs, uma memória “memorável”, uma iniciativa que vai animar toda a região, não só de esportes, mas também os centros vitais das cidades envolvidas no projeto.

O evento começou como um torneio de futebol juvenil, reservada para atletas menores de 17 anos representante das mais importantes equipes do futebol italiano e do exterior. A edição de 2013 conta com a participação de 31 equipes de 11 países diferentes ao redor do mundo.

A presença maciça de empresas estrangeiras é um indicativo do forte compromisso do torneio multi-étnico, que quer abrir-se para novas fronteiras, com base em valores saudáveis ​​e positivos do esporte como uma ferramenta para reunir e superar as “diferenças”. Para a primeira edição, nós identificamos o tema dominante no fair play.

Noticia da chegada da delegação do Pelotas à Itália

TRADUÇÃO:

Chegou os os Brasileiros

O Jantar será no restaurante Veleiro, em Verbania.

Ficarão em Miazzina, no Hotel Villa Luigia.

É, começou o torneio MEMORIAL MONTANI.

Clubes participantes:

SQUADRE PARTECIPANTI AL TORNEO
SSD Verbania Calcio 1959 Srl organizza un torneo internazionale di calcio riservato alla categoria Allievi 1996. Vi parteciperanno squadre di primissima fascia europea e mondiale, oltre a tutte le realtà professionistiche italiane e della zona. Sono coinvolte più di 30 squadre provenienti da 11 nazioni.

TRADUÇÃO:

EQUIPES NO TORNEIO

SSD Verbania Calcio 1959, organiza um torneio de futebol internacional reservado para a categoria 1996. Os participantes incluem equipes do topo de gama europeia e mundial, além de todas as organizações e profissionais italianos na área. Envolveu mais de 30 equipes de 11 países.

As 31 equipes que disputaram a competição

Grupo do Lobão no Torneio de Verbania:

MÍDIA EUROPEIA

Lobão é notícia nos maiores jornais Italianos:

Tutto Notizie

TRADUÇÃO:

Torneio Montani, aqui estão os Brasileiros do Esporte Clube Pelotas.

Do Brasil para Verbania para participar da primeira edição do torneio Montani. Diretamente da região do Rio Grande do Sul, o Esporte Clube Pelotas chegou ontem às margens do Lago Maggiore, com sua carga de simpatia e alegria. Postado no grupo que será encenado em Mergozzo, o Esporte Clube Pelotas estréia sábado às 17h45 contra o Bréscia, Domingo, então, os esforços contra Borgosesia e o último confronto da primeira fase é contra o Pavia às 19:00. “Estamos felizes por estar aqui”, são as primeiras palavras do técnico Felipe Muller, “e esperamos um bom resultado. Definitivamente, voltaremos para casa com uma boa experiência” conclui o técnico. Ideias claras entre os meninos, com Bruno Domingues capitão que adverte: “Há bons jogadores em nossa equipe, porém o coletivo é o nosso ponto forte.” A delegação brasileira fará um treino à tarde no campo de Santno no período da tarde. Fundado em 1908, suas cores são amarelo e azul, e é conhecido pelo seu excelente trabalho nas categorias de base. Com grande ênfase no Brasil, foi dada à participação no torneio e Rosvilde Piero Montani.

Portal do Jornal La Stampa

TRADUÇÃO:

A chegada dos brasileiros do Pelotas em Verbania.

O Pelotas

O primeiro a chegar no Lago Maggiore para o torneio internacional Montani, organizado pela Verbania futebol, eram os atletas da delegação brasileira do Pelotas.

PELOTAS TAMBÉM É NOTÍCIA NOS MAIORES JORNAIS IMPRESSOS DA ITÁLIA, TAMBÉM É DESTAQUE NAS BANCAS DE VERBANIA E REGIÃO.

No dia 23 de maio, o site do Pelotas destacou a repercussão na imprensa Italiana.

Após diversas horas de viagens, enfim a delegação áureo-cerúlea já está na Itália e a chegada dos meninos da categoria sub-17 ganhou repercussão na mídia italiana por ser o representante do país do futebol. O primeiro treinamento acontecerá na tarde desta quinta-feira (23) e o grupo já está focado no primeiro adversário do Torneio Memorial Pierro Montani e Rosvilde, o Brescia, no sábado às 17h15min no horário local. A diferença do fuso é de cinco horas, portanto, 12h15min, no Brasil.

Ao chegar em Verbania para jantar na noite de terça-feira, a imprensa local já estava aguardando os atletas para gerar matéria que virou manchete destaque em todas bancas de jornal da região. Representantes da competição deram as boas vindas e no almoço a presidente, Francesca Pangallo, ficou emocionada ao agradecer a presença do clube e demonstrou contentamento em receber um time brasileiro com um elenco organizado e educado.

A delegação está hospedada em Messina, cidade próxima da Suiça, ao norte de Verbania. Além do confronto de sábado, o Pelotas que está no grupo verde da competição terá dois jogos no domingo, primeiro contra o Borgosesi às 12h15min e contra o Pávia às 14h. Ambos pelo horário brasileiro. A transmissão dos jogos será realizada pelo twitter do clube,www.twitter.com/ecpelotas. O torneio será realizado em duas fases: a primeira em 25 de maio e 26, onde as instituições foram divididas em cinco grupos de quatro equipes cada e o Pelotas está no grupo Verde. Os cinco primeiro colocados vão entrar na fase final da competição a ser realizada em 31 de Maio, 1 e 2 de junho, juntamente com as grandes equipes italianas.

Vinícius Conrad – Diretor de comunicação

DELEGAÇÃO DO PELOTAS NA CHEGADA A ITÁLIA

Foto: Vinícius Conrad

LOBÃO EM ALTA NA MÍDIA ITALIANA

Corriere Del Sport

.

OS JOGOS:

  • Primeira Partida

Brescia 0x0 Pelotas

  • Segunda Partida

Borgosesi 1×3 Pelotas

  • Terceira Partida

Pávia 1×2 Pelotas

Abaixo a Matéria da A.I do Clube, após os jogos do Pelotas na competição.

Mesmo invicto na Itália, Pelotas não se classifica

Particularidades do esporte e que tornam ele apaixonante. Infelizmente desta vez não foi um resultado favorável ao Lobão. Não era o objetivo da delegação, mas a categoria sub-17 do Esporte Clube Pelotas não obteve a classificação para próxima fase do Torneio Memorial Pierro Montani e Rosvilde pelo critério de desempate. Uma injustiça, já que os garotos que vieram para Europa vestir o manto áureo-cerúleo souberam a importância de não só representar o clube, como o país do futebol e lutaram até o último minuto em busca dos gols necessários.

Como apenas os primeiros colocados de cada grupo passam de fase, o Brescia ficou com a classificação por três gols de diferença em relação ao Pelotas. Porém, no confronto direto entre os clubes, o jogo terminou empatado em 0 a 0 com uma bola na trave e duas oportunidades claras favoráveis ao time brasileiro. E o mais curioso é que no terceiro jogo, o Brescia vencia o Borgosesia por 1 a 0 e nos acréscimos marcou mais dois gols e venceu por 3 a 0, resultado que obrigava o Pelotas vencer o Pávia por 4 a 0.

Buscando abrir o placar a todo momento, o Pelotas foi surpreendido por um gol do Pavia e o que estava complicado ficou mais difícil. Mesmo assim, os jovens guerreiros buscaram o empate com um gol marcado pelo Eduardo Vargas e a virada no placar chegou um gol do Carlos Silveira. Num jogo de ataque contra defesa, onde o time italiano fez uma guerra contra os brasileiros e a arbitragem parava o jogo a todo momento, o Pelotas chegou ampliar o placar mas o gol foi anulado. “Fizemos bons jogos, o grupo foi valente e saímos da competição invictos. Obviamente que queríamos passar de fase, mas classificou um grande time italiano que fomos superiores e por pouco não vencemos. Fizemos um grande jogo contra eles, só faltou balançar as redes. Mas não podemos ficar nos lamentando. Agora é focar nos amistosos que teremos e continuar esse trabalho. Os atletas souberam reconhecer a importância da oportunidade e lutaram na busca dos gols. Temos muita estrada para percorrer ainda. Em nome do clube agradeço todos envolvidos na preparação dos atletas, aos que contribuíram com a vinda e aos torcedores que enviaram vibrações positivas”, afirmou o treinador Felipe Müller.

PELOTAS TERMINA A COMPETIÇÃO NA 9º COLOCAÇÃO

Das 31 equipes que começaram a competição em solo Europeu, o Pelotas terminou invicto na 9º colocação. Em 3 partidas, os meninos da Boca do Lobo só não garantiram presença na fase final, que contou com oito equipes, porque foi batido no saldo de gols pelo Brescia. O Campeão da Copa Montani Rosvilde foi a equipe do Torino, da Itália.

Cartaz da Competição
Matéria do Jornal Diário Popular – Pelotas

PELOTAS CONQUISTA O TROFÉU FAIR-PLAY

Bruno Domingues recebe o Troféu Fair-Play

Foram 12 dias em solo italiano representando o Brasil no Torneio Memorial Pierro Montani e Rosvilde, na cidade de Verbania. A garotada do sub-17 do Esporte Clube Pelotas, treinada por Felipe Muller, fez bonito. Terminou o campeonato invicto, levou o troféu Fairplay e de quebra recebeu o convite para retornar à província do Verbano Cusio Ossola, na região de Piemonte, em 2014. Não veio o título, que foi conquistado pelo Torino, porém o resultado foi o que menos importou para a delegação áureo-cerúlea. Ficou o conhecimento de novas culturas, amizades, trocas de informações, afirmação do clube e a esperança de uma grande oportunidade para impulsionar o trabalho das categorias de base do Lobo.

De Pelotas para Verbania
Sair de um movimento de cerca de 340 mil habitantes para uma calma cidade com 35 mil, que se localiza na região de Piemonte e dentro da província de Verbano Cusio Ossola, na Itália, às margens do lago Maggiore. A comuna de Verbania fica perto da divisa com a Suíça e cerca de uma hora e meia de trem do centro econômico de Milão. Uma cidade que para os gaúchos lembraria Gramado, pela estrutura de prédios e pela limpeza. Afinal, como a Serra, vive do turismo.

Neste cenário que o sub-17 do Pelotas desembarcou para disputar um torneio internacional. Com times de todos os cantos da Europa e um argentino. O azul e ouro do Lobo representou o verde amarelo do Brasil. Dentro de campo fez bonito. Jogou três jogos na primeira fase. Venceu dois e empatou um. Foi eliminado no saldo de gols. As boas atuações frente ao Brescia (0 a 0), Borgosesia (3 a 1) e Pavia (2 a 1), renderam ao Lobo o troféu Fairplay, convites para outros amistosos e chamaram atenção de alguns olheiros por dois jogadores.

O áureo-cerúleo fez mais três jogos. Contra os anfitriões, o Verbania, venceu por 3 a 0. No clássico frente aos argentinos do Caminhoneiros, uma vitória por 4 a 3. A única derrota ocorreu contra o Honka, da Finlândia, quando o Lobo só contava com 15 atletas, 2 a 1. A série de jogos deixou para o técnico Felipe Muller uma bagagem cultural. Pôde observar de perto os modelos de jogo europeu. Times que destacou com bastante força e disciplina.

“Excelente. Foi o que nós esperávamos, vimos uma cultura diferente. Grande oportunidade de conhecer o futebol na Itália e na Europa. Eles são muito fortes e disciplinados. São mais rígidos, não arriscam muito”, comentou o comandante, e ressaltou o nível da competição, que teve na final Torino e CSKA, da Rússia.

Entre os jogos a delegação teve tempo de conhecer a cidade e um pouco do país. De trem, deslocaram-se até Milão. As famosas e típicas massas italianas eram rotina na alimentação fornecida pela organização do torneio. Por vezes, tiveram a oportunidade de saborear as tradicionais pizzas da terra da bota. Tudo regado ao bom e velho clima festivo dos brasileiros que agradou os italianos.

“Deixamos uma impressão muito boa. Nos deram muitos suvenires na festa de encerramento. Aí já veio convite para o ano que vem. Deixamos as portas abertas”, destacou Muller.

Expectativas
Depois de quase dois dias de viagem, o Pelotas chegou terça à tarde na cidade. Na bagagem vieram muitas histórias e a sondagem de olheiros europeus por dois atletas áureo-cerúleos. Por fim fica a esperança para que essa experiência seja a primeira de muitas e sirva para alavancar o trabalho feito pelo departamento amador do clube. “Temos que tirar proveito e procurar ir mais vezes. Vimos que é possível. Temos que nos estruturar melhor, utilizar esse exemplo para captar mais atletas que sirvam para somar ao profissional no futuro”, afirmou o técnico.

Fonte: Diário Popular

AMISTOSOS

Após a participação do Pelotas na competição, o Lobão realizou mais três partidas amistosos antes de regressar ao Brasil.

O LOBÃO NA ITÁLIA – Após sete partidas em solo Europeu, o Pelotas retorna ao Brasil com 5 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, confira os resultados:

  • Bréscia 0x0 Pelotas
  • Borgosesi 1×3 Pelotas – Gols ???
  • Pávia 1×2 Pelotas – Gols de Eduardo Vargas e Carlos Wagner ‘Gato’
  • Verbania 0x3 Pelotas – Gols de Leandro Batista 2x e Carlos Wagner ‘Gato’
  • VCO Verbano 0x2 Pelotas – Gols de Carlos Wagner ‘Gato’ 2x
  • Camioneros (ARG) 3×4 Pelotas – Gols ???
  • FC Honka (FIN) 2×1 Pelotas – Gol ???

DELEGAÇÃO DO PELOTAS NA EUROPA

Banner de Divulgação do Clube – Vinícius Conrad
Pelotas x Honka FIN – Bruno Domingues
Pelotas x Borgosesia
Josué Martins desembarcando com o Troféu Fair-Play

Fotos: Vinícius Conrad

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.