História

A CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO

O departamento de Futebol Feminino do Esporte Clube Pelotas foi criado no dia 25 de julho de 1996, quando o clube formou um grupo com 26 atletas. Desde então, as Lobas não pararam, e disputam competições oficiais desde 1997.

Graças ao trabalho competente e incansável de Marcos Planela Barbosa, no comando do projeto desde a sua fundação, o Futebol Feminino do Pelotas é hoje uma referência nacional na categoria, tendo conquistado diversos títulos locais, regionais e estaduais. Ao longo dos anos, as Lobas contaram com atletas de diversas cidades do estado, reunindo milhares de praticantes da modalidade entre a equipe de competição e a escolinha.
Como resultado de todo esse trabalho, diversas atletas reveladas pelo Pelotas foram convocadas para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, tanto na categoria principal quanto nas categorias inferiores, sendo motivo de orgulho entre os Áureo-Cerúleos. Também defenderam o Pelotas outras atletas que vestiram a camisa da Seleção Brasileira, porém formadas em outros clubes, contabilizando 28 atletas que vestiram a camisa das Lobas e também da Seleção Brasileira.

A CRAQUE BEL COM O MANTO SAGRADO NA INAUGURAÇÃO DA IILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO DO SESI

Um momento marcante na história das Lobas aconteceu na temporada de 2000, quando o Pelotas foi convidado para enfrentar o Grêmio na inauguração da iluminação do Estádio do Sesi. Nesta partida, as Áureo-Cerúleas contaram com o reforço da renomada craque Bel, atacante Campeã da Copa América com a Seleção Brasileira em 1995.

O PRIMEIRO CONFRONTO INTERNACIONAL

Ainda no mesmo ano, as Lobas disputaram a primeira partida internacional de sua história, quando foram até a cidade uruguaia de Melo, para enfrentar as castelhanas das Arachanas. Jogando uma partida quase perfeita, as meninas Áureo-Cerúleas fizeram história e golearam as Uruguaias por 10 a 0.

VITÓRIA SOBRE O NACIONAL DE MONTEVIDÉU NA COPA MERCOSUL

No ano seguinte mais uma partida inesquecível aconteceu quando o Pelotas disputou a Copa Mercosul de Futebol Feminino, superando o tradicional Nacional de Montevideo , por 2 a 1, na decisão do terceiro lugar.

CONQUISTAS NO FUTSAL E O TÍTULO ESTADUAL DE BEACHSOCCER

Após participações marcantes no Campeonato Estadual e conquistas importantes no futsal, como o Bi-Campeonato Citadino e o Penta Campeonato Citadino no futebol de areia, as Lobas conquistaram o seu primeiro título estadual em 2004, quando sagraram-se Campeãs Gaúchas de Beachsoccer.

CAMPEÃS GAÚCHAS NO ANO DO CENTENÁRIO DO CLUBE

O dia 7 de dezembro de 2008 é uma data marcante para o Esporte Clube Pelotas, em especial para o time feminino do clube, que naquela temporada conquistou de forma invicta o título mais importante do futebol no Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho. Na final disputada no Estádio Estrelão, em Porto Alegre, as Áureo-Cerúleas enfrentaram o forte time do Juventude, que na oportunidade eram as atuais campeãs da competição, e buscavam o tetra campeonato.

As Lobas vinham com um excelente aproveitamento na competição, mas conheciam as dificuldades que teriam pela frente. As Áureo-Cerúleas iniciaram perdendo, mas com muita raça, superação e qualidade técnica, conseguiram a virada no placar. Após passar a frente no marcador, as Lobas acabaram cedendo o empate para as Caxienses. Com o confronto finalizado em 2 a 2, o título foi decidido nos pênaltis.

Na decisão a equipe comandada por Marcos Planela esteve muito concentrada, e contando com a estrela da goleira Duda, que diversas vezes representou o Pelotas na Seleção Brasileira, brilhou novamente ao defender três cobranças do Juventude. O título não poderia ter outro destino, a Boca do Lobo.

Com todos méritos, as Lobas chegaram ao título após uma campanha invicta, com seis vitórias e dois empates.

DUDA NA COPA DO MUNDO SUB-17

Em 2008, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) selecionou vinte e duas atletas para representar o país no 1º Mundial de Futebol Sub-17 , na Nova Zelândia. O Pelotas teve como sua representante a goleira Duda Moreira. Outro justificado orgulho para a nação Áureo-Cerúlea.

LOBAS NA COPA DO BRASIL

Após a conquista do Campeonato Gaúcho, o Pelotas garantiu presença na Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2008. Já garantidas entre as 32 melhores equipes do Futebol Brasileiro e pela primeira vez participando da competição mais importante do futebol feminino até aquele momento, as Lobas enfrentaram a poderosa equipe do Kindermann, que após superar as meninas da Boca do Lobo, chegaram até as semi-finais da competição.

MARCOS PLANELA NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Em março de 2009, graças ao sucesso alcançado como coordenador do Departamento Feminino do clube, Marcos Planela foi convidado pela CBF para assumir o cargo de auxiliar técnico da categoria sub-17 de Futebol Feminino da Seleção Brasileira.

LOBAS, NOVAMENTE NA COPA DO BRASIL

Mais uma vez, a boa campanha no Campeonato Gaúcho colocou o Pelotas na Copa do Brasil de Futebol Feminino. Na terceira edição da competição nacional, essa era a segunda participação das Lobas. Dessa vez a equipe adversária foi o Novo Mundo, Campeãs Paranaenses. Mais uma vez as meninas Áureo-Cerúleas foram superadas, porém mais uma vez fizeram história.

SEQUÊNCIA DE BONS RESULTADOS

Após o fortalecimento vindo do título estadual, as Lobas seguiram a saga de conquistas e bons resultados, como o título da Copa Safergs em 2010, a Copa Leda Bacci em 2011, a Copa Princesa do Sul em 2012, a Copa Integração em 2013, a Copa dos 18 anos das Lobas em 2014 e a Copa Andressinha em 2015.

APOSTA NA BASE E OS TÍTULOS ESTADUAIS

O que já era uma realidade, em termos de revelação de jovens valores para o futebol feminino, ficou ainda mais evidente após as Lobas priorizarem a formação de atletas nas disputas estaduais das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-18. Com a consolidação das Lobas como um celeiro de novas craques, e inúmeras jovens ingressando em equipes para disputa de competições nacionais e em Seleção Brasileira de base, o Pelotas também acumulou conquistas e boa participações nas categorias inferiores.

As Lobas sagraram-se Bi-Campeãs Gaúchas Sub-15 em 2015 e 2016, Campeãs Gaúchas Sub-17 em 2016 e Vice Campeãs Gaúchas Sub-17 em 2014 e 2017, assim como o Vice Campeonato na categoria Sub-18 em 2019, além de outras conquistas.

RETORNO AO CAMPEONATO GAÚCHO

Em 2021 as Lobas retornam a disputa da principal categoria do Futebol Feminino Gaúcho, e tenta repetir as boas campanhas que já viraram marca registrada das Lobas. Em todas as participações, as Aureo-Cerúleas sempre terminaram entre as 5 melhores equipes, independente da categoria.

Marcos Planela em partida na Boca do Lobo – Foto: Lúcio Pereira