Campeãs Gaúchas em 2008, o departamento de futebol feminino do Esporte Clube Pelotas, criado no dia 25 de julho de 1996, completa hoje 26 anos de atividades ininterruptas. Sob o comando de Marcos Planela, as Lobas conquistaram seu espaço com muito trabalho e muita luta, superando a desconfiança e o preconceito, sendo hoje, motivo de orgulho para o torcedor Áureo-Cerúleo, e exemplo para a modalidade.
Em pouco mais de duas décadas e meia, e ainda enfrentando grandes dificuldades, as meninas Áureo-Cerúleas já realizaram façanhas históricas, como a participação na Copa Mercosul de 2001, quando inclusive derrotaram o tradicional time do Nacional de Montevideu, as participações nas Copas do Brasil de 2008 e 2009, assim como os títulos estaduais de base, quando da conquista do Bicampeonato Gaúcho Sub-15 em 2015 e 2016, o Estadual Sub-17 em 2016, as 28 atletas já convocadas para defender a Seleção Brasileira, entre elas a craque Andressinha, e a maior conquista da história das Lobas, o título do Campeonato Gaúcho de 2008, conquistado de forma invicta.
Com conquistas marcantes e muita superação, as Lobas gravaram seu nome na história do Futebol Feminino, e certamente essa trajetória ganhará novos e belos capítulos nas próximas temporadas. Parabéns LOBAS, Orgulho-me de ser Áureo-Cerúleo!