Luis Carlos Gaúcho, Ídolo de uma geração!

Hoje vamos relembrar um dos grandes ídolos do Pelotas nas décadas de 80 e 90. Trata-se de Luis Carlos Pereira Lopes, ou simplesmente Luis Carlos Gaúcho, como ficou conhecido no mundo do futebol, ao vestir o Manto Áureo-Cerúleo por quase uma década.

Luis Carlos Gaúcho em 1988 – Foto: Luis Carlos Azevedo

Nascido no dia 30 de outubro de 1961, em Porto Alegre, Luis Carlos Gaúcho começou sua carreira no Armour de Livramento em 1982. De 1983 a 1986 defendeu as cores do 14 de Julho, também de Livramento. Já em 1987, Luis Carlos Gaúcho desembarcou na Boca do Lobo para defender o Pelotas.

Pelo Áureo-Cerúelo, Luis Carlos Gaúcho virou referência para uma geração de torcedores. Defendendo o Lobão, fez jogos inesquecíveis e gols decisivos, como o marcado no 1° clássico Bra-Pel em que disputou, logo na sua primeira temporada no clube, em 1987, ou então, o golaço antológico que marcou contra o Grêmio, em pleno estádio Olímpico, em 1992.

Pelo Pelotas, Luis Carlos Gaúcho foi Bi-Campeão do Interior em 1988 e 1992, e mais do que isso, virou ídolo do torcedor Áureo-Cerúleo , do qual é lembrado e reverenciado até hoje.

Em 1987 e 1992, Luís Carlos Gaúcho chegou a defender, por empréstimo em um curto período, o Juventude e o Londrina, respectivamente, mas logo retornou ao Pelotas, onde permaneceu até sua despedida, em 1994. Naquele ano, Luis Carlos esteve em campo no amistoso histórico entre Pelotas e Seleção da Rússia.

Luis Carlos Gaúcho em 1991 – Foto: Luis Carlos Azevedo

Na sequência de sua carreira, defendeu o Veranópolis, onde foi comandado por Tite, atual treinador da Seleção Brasileira. Também defendeu o Guarani-VA, São Luiz, Avaí-SC, Rio Grande, Gabrielense, Riograndense CA e Guarany-CA, encerrado sua brilhante carreira em 2001.

Luis Carlos Gaúcho, um Gigante com a camisa do Pelotas – Foto: Luis Carlos Azevedo

Abaixo relembramos alguns dos grandes momentos de Luis Carlos Gaúcho com o Manto Áureo-Cerúleo, confira!

LINHA DO TEMPO:

1987

Luis Carlos Gaúcho estreia em jogo oficial no dia 19 de fevereiro e marca o gol da vitória do Pelotas, por 1×0, sobre o Novo Hamburgo, em Novo Hamburgo.

Já no dia 23 de fevereiro, no seu primeiro clássico Bra-Pel, Luis Carlos Gaúcho marca o gol do Pelotas, no empate em 1 a 1. Foi a estreia dele em jogos oficiais na Boca do Lobo.

1988

No dia 06 de março, foi o melhor em campo no clássico Bra-Pel, disputado no Estádio Bento Freitas. Vitória do Pelotas por 2 a 0, e um empurrãozinho no rival, que naquele ano acabaria rebaixado para a Segundona Gaúcha, só retornando em 1991, após uma “Virada de Mesa” da FGF.

GIGANTES NO CAMINHO!

No mês de Maio, na mesma semana, o Pelotas derrotou a dupla Gre-Nal em dois grandes jogos. Uma façanha.

No dia 07 de maio, vitória por 1 a 0 sobre o Internacional de Taffarel, Luis Carlos Winck, Casemiro, Aloísio e cia ltda.

No dia 14 de maio, a vitima foi o Grêmio. Vitória pelo mesmo placar, 1 a 0 sobre o Grêmio de Mazaropi, Alfinete, Cuca e Valdo.

PELOTAS CAMPEÃO DO INTERIOR

Pelotas Campeão de 1988 – Foto: Luis Carlos Azevedo

Em uma campanha fantástica, o Pelotas finalizou a competição na 3º colocação, ficando com o título simbólico de Campeão do Interior.

2º SEMESTRE – CAMPEONATO BRASILEIRO, SÉRIE B

No dia 08 de outubro, o Pelotas estreava na Série B do Campeonato Brasileiro. Vitória categoriga por 2 a 0 sobre o Avaí. Destaque para Luis Carlos Gaúcho.

No dia 12 de outubro, um dia após o Pelotas completar 80 anos, o Pelotas recebeu o Londrina na Boca do Lobo. Nova vitória, dessa vez por 1 a 0, com gol da fera, Luis Carlos Gaúcho.

1989

No dia 16 Março, o Pelotas recebeu o Internacional de Abel Braga. Novo triunfo por 1 a 0, sobre o Inter de Edu Lima, Nilson e Diego Aguirre.

Já no dia 23 abril, o Pelotas bateu o Juventude por 2 a 1, com Luis Carlos Gaúcho anotando o gol da vitória do Lobo.

2º SEMESTRE – CAMPEONATO BRASILEIRO, SÉRIE B

No dia 23 setembro, o Pelotas superou o Figueirense por 1 a 0, com gol de Luis Carlos Gaúcho.

E no dia 11 de outubro, data em que o Pelotas comemorou 81 anos, o Lobão venceu o Criciúma por 2 a 0, com Luis Carlos Gaúcho fazendo grande apresentação.

1990

No dia 22 fevereiro, o Pelotas foi até o Beira-Rio para enfrentar o Internacional de Maizena, Norberto e Luis Fernando Gomes. Empate em 0 a 0.

Já no dia 12 maio, novamente o Internacional no caminho. Novo empate em 0 a 0, dessa vez na Boca do Lobo.

SEGUNDO SEMESTRE

Dia 30 de setembro, o Pelotas foi até o Uruguai para enfrentar o Huracán. Com um time recheado de jovens valores e enfrentando um clima contrário, o Pelotas venceu os Uruguaios por 1 a 0. Gol de Luis Carlos Gaúcho, cobrando penalidade máxima.

1991

No dia 19 setembro, o Pelotas empatou em 1 a 1 com o Grêmio de Assis, Alcindo, Paulo Egídio e cia ltda.

Já no dia 09 de outubro, empate em 1 a 1 contra o Internacional de Fernandez, Luis Carlos Winck, Márcio Santos, Lima e Gerson.

1992

Dia 26 de julho, vitória sobre o Juventude por 2 a 1.

Dia 07 de setembro, vitória por 3 a 0 sobre o Caxias. O terceiro gol marcado por Luis Carlos Gaúcho.

Dia 01 de novembro, vitória sobre o Grêmio na Boca do Lobo. 1 a 0 sobre o tricolor de Emerson, Carlos Miguel e Jairo Lenzi.

E no dia 29 novembro, foi dia de clássico Bra-Pel. Em uma partida muito disputada, vitória do Pelotas por 1 a 0.

E no dia 02 de dezembro, em uma dos jogos mais marcantes da década, o Pelotas foi até a Capital do Estado enfrentar o Grêmio. Jogo duro, complicado, mas que o Pelotas soube administrar e vencer, com um golaço antológico de Luis Carlos Gaúcho. Confira no vídeo abaixo!

PELOTAS CAMPEÃO DO INTERIOR

Pelotas Campeão de 1992 – Foto: Luis Carlos Azevedo

Novamente em uma grande campanha, o Pelotas termina a competição na 3º colocação, garantindo o título simbólico de Campeão do Interior.

1993

No dia 16 junho, Pelotas 1 a 1 com o Internacional de Fernandez, Elson, Caíco, Mazinho Loiola e cia ltda.

Dia 24 de junho, o Pelotas foi até o Estádio Olímpico, onde empatou em 0 a 0 com o Grêmio do craque Denner.

Já no dia 14 julho, foi a vez do Pelotas receber o Grêmio na Boca do Lobo. Novo empate, dessa vez em 1 a 1, com Luis Carlos Gaúcho marcando o gol do Pelotas, sobre o Grêmio de Luis Carlos Winck, Pingo, Carlos Miguel, Caio e Denner.

PELOTAS VICE CAMPEÃO DO INTERIOR

SEGUNDO SEMESTRE

No dia 04 setembro, em partida valida pela Copa RS. O Pelotas saiu para enfrentar o Internacional de Preto, Ricardo e Anderson. Vitória Áureo-Cerúlea por 4 a 1. Luis Carlos Gaúcho marcou o 3º gol do Lobão.

Na partida do segundo turno, disputada na Boca do Lobo no dia 19 de outubro, nova vitória do Pelotas. Dessa vez por 1 a 0 sobre o Internacional do goleiro André, Maurício e Zinho.

1994

E no dia 09 de fevereiro, uma partida histórica. O Pelotas recebeu em seus dominios, a forte Seleção da Rússia, que estava no mesmo grupo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, realizada nos EUA.

Com a presença da cúpula da CBF, assim como Carlos Alberto Parreira, técnico, e Mário Jorge Lobo Zagallo, seu auxiliar, o Pelotas foi bravo, mas acabou derrotado por 2 a 1. Eugênio acabou desperdiçando uma penalidade para o Pelotas.

No dia 02 outubro, o Pelotas de Luis Carlos Gaúcho, venceu o Veranópolis, do técnico Tite, por 1 a 0. Pouco mais de duas décadas depois, Tite se tornou o técnico da Seleção Brasileira.

No dia 03 dezembro, vitória de 2 a 1 sobre o Caxias, do centroavante Washington, Coração Valente.

E no dia 13 dezembro, o Pelotas recebeu e empatou em 1 a 1 com o Grêmio de Scheidtt, Jairo Santos eArilson.

Infelizmente, essa foi a ultima temporada de Luis Carlos Gaúcho com a camisa do Pelotas. Fim de um ciclo, para um dos maiores ídolos do torcedor do Pelotas nas décadas de 80/90. O Pequeno Gigante da Boca do Lobo!

ARQUIVO ENTREVISTA

1 comentário

    • Jeferson Dutra em junho 27, 2020 às 4:59 pm
    • Responder

    Um dos meus maiores ídolos no futebol.
    Grande entrevista gurizada, sensacional , tão de parabéns

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.