A história do clássico Bra-Pel é centenária, e teve seu inicio em um domingo, mais precisamente no longínquo dia 20 de abril de 1913, data em que a Boca do Lobo, na época ainda conhecida como Estádio da Avenida, recebeu os primeiros clássicos. Foram dois jogos no mesmo dia. O primeiro deles, entre os segundos quadros (times reservas), teve vitória do Pelotas por 8×2. Porém, a goleada Áureo-Cerúlea se repetiu na disputa entre os times titulares, dessa vez com o Pelotas vencendo o rival com um sonoro placar de 5 a 0. Ambas partidas foram válidas pelo Campeonato Citadino.

No agregado do clássico, Pelotas 13×2 para não deixar dúvidas. Era o início da maior rivalidade do interior gaúcho.















