O Clube

FUNDAÇÃO:

O Esporte Clube Pelotas foi fundado em 11 de Outubro de 1908, originado da fusão entre Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club. O primeiro grande feito do Pelotas foi ganhar do Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do Brasil, em 24 de outubro de 1909, que até aquele dia nunca havia perdido uma partida sequer em sua história, nos mais de 9 anos de existência, até então.

Já em 1911, ao vencer todos os clubes do estado, o Pelotas sagrou-se Campeão Gaúcho, após ser aclamado por todos as agremiações existentes no Rio Grande do Sul, tanto clubes quanto pelas federações citadinas.

Na temporada de 1919 o Pelotas recebeu em seus domínios a forte Seleção Argentina, que retornava do Rio de Janeiro, aonde havia disputado o Campeonato Sulamericano, a atual Copa América. Em um jogo histórico, o Pelotas acabou empatando em zero a zero, sendo até então, a maior façanha de um clube gaúcho na história do futebol.

Em 1930, o Pelotas ganhou novamente o título de Campeão Gaúcho, desta vez, batendo o Grêmio na final, disputada em 29 de março de 1931, em Porto Alegre.

O Pelotas foi ainda vice-campeão Gaúcho em cinco oportunidades, nas temporadas de 1932, 1945, 1951, 1956 e 1960.

Na década de 50, o Pelotas serviu como inspiração para o design da camisa canarinho da Seleção Brasileira. O design, criado por Aldyr Garcia Schlle, venceu um concurso no Rio de Janeiro, após o Maracanaço.

Em 1957 o Pelotas recebeu o Santos, na Boca do Lobo, e o fato histórico naquele confronto, ficou por conta da participação do Rei Pelé, o maior jogador da história do futebol mundial. A Boca do Lobo foi o unico estádio da cidade e da zona sul do estado a receber Pelé.

No ano seguinte, o Pelotas conquistou a inédita a Copa dos Campeões, ao vencer todos os campeões regionais do Rio Grande do Sul, da temporada de 1957. Ainda em 1958, durante a passagem do cinquentenário do clube, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo grandes equipes do futebol brasileiro e Sul-Americano. Em cinco partidas o Áureo-Cerúleo empatou com o São Paulo e com o Rampla Juniors-URG, e venceu o Fluminense, Internacional e o Gimnasia de La Plata-ARG. Com a invencibilidade conquistada, foi agraciado com a Taça Cinquentenário, uma das maiores honrarias do clube.

Em 1988 e 1992, o Pelotas conquistou a taça de Campeão do Interior (oficializada pela FGF nos anos 70). O Pelotas caiu quatro vezes para a Série A2 gaúcha, voltando sempre de forma honrosa, conta com os títulos da disputa de 1983 e 2018. Em 2001 foi campeão da Seletiva e terceiro lugar na classificação final do campeonato gaúcho, à frente do S. C. Internacional. Em vista disso, participou do SuperCampeonato Gaúcho em 2002, da Copa Sul-Minas em 2002 (sendo clube fundador da Liga sul-Minas), Copa do Brasil 2003 e Série C do Campeonato Brasileiro em 2003. 

Em 2008, no ano de seu centenário, o Pelotas sagrou-se campeão da Copa FGF Lupi Martins, obtendo a vaga para a Recopa Sul-Brasileira de 2008 e para a primeira edição do Brasileirão da Serie D. Ainda no ano do centenário o Pelotas foi Campeão Gaúcho no Futebol Feminino e Campeão do Carnaval de Pelotas, com a escola Academia do Samba. Após a queda de 2004, em 2009 o Lobão retornou para a Elite do Futebol do Rio Grande do Sul.

Em 2010 o Pelotas fez uma grande Campanha no Campeonato Gaúcho, o clube foi o Vice Campeao da Taça Fábio Koff perdendo a final para o Internacional no Estádio Beira Rio lotado. Cerca de 5 mil torcedores do Pelotas lotaram o espaço reservado para a torcida do Lobão, no maior público de um clube do interior no estádio Beira Rio. Com a campanha o clube classificou se para o Campeonato Brasileiro da série D. Foi a primeira vez na história que um clube da Zona Sul do estado chegou a final da Competição.

Já em 2013, o Pelotas conquistou pela primeira vez na história de um clube gaúcho, a Tríplice Coroa estadual, ao conquistar os títulos da Copa Sul Fronteira, SuperCopa e Recopa Gaúcha, essa ultima, disputada em janeiro de 2014.

Após a queda em 2014, o Pelotas, em 2018, retornou de forma brilhante a primeira divisão, conquistando o título estadual da série A2 em uma arrancada avassaladora. No ano seguinte, a saga de conquistas do clube não parou, e o título da Copa FGF Seu Veradi de 2019 ficou com o Lobão. Na sequência, já em 2020, o Pelotas superou o Grêmio e conquistou o Bi-Campeonato da Recopa Gaúcha.

Após a queda em 2021, o Pelotas retornou para a primeira divisão em 2024. Além de todas essas conquistas e Glorias o Pelotas é proprietário do Estádio da Boca do Lobo e do Parque Esportivo Lobão, possuindo a melhor estrutura esportiva da zona sul do estado.