A competição
A Copa do Brasil é a segunda competição mais importante do calendário do futebol Brasileiro e da vaga direta na Copa Libertadores da América. Nesta edição, a competição teve transmissão em TV aberta pela Rede Globo, e em TV fechada pelo SporTV. O Cruzeiro Esporte Clube foi o campeão da Copa do Brasil de 2003.
Sistema de disputa
A disputa se dá no sistema “mata-mata” em todo o campeonato, ou seja, times divididos em chaves de dois, decidindo em 2 jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final, que decide o campeão. Desde 1989, o campeão tem vaga garantida na Copa Libertadores da América do ano seguinte.
Em 1995 foi estabelecido que, nas duas primeiras fases, se o time visitante vencesse por diferença maior ou igual a três gols no jogo de ida, estaria classificado para a fase seguinte. No ano seguinte, foi estabelecido que a diferença necessária para se qualificar como visitante no jogo de ida seria de dois gols, critério que permanece até os dias de hoje nas duas primeiras fases da competição.
Áureo-Cerúleo foi o primeiro time da Zona Sul do Estado na disputa da competição Nacional. Após ficar na 4º colocação do Campeonato Gaúcho de 2002, conquistou a vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Após sorteio na CBF ficou definido o confronto entre Pelotas e Guarani de Campinas, sendo a primeira partida na Boca do Lobo e o jogo da volta no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP.
Na primeira partida realizada na Boca do Lobo, o Pelotas foi melhor até o final da 1º etapa, quando o placar apontou vitória do Lobão por um a zero, gol do meio campista Marco Antonio, aos 43 minutos. No segundo tempo o Pelotas sentiu claramente a parte física, devido ao pouco tempo de trabalho até então, o Lobão acabou sucumbindo na segunda etapa do confronto, com isso acabou sedendo a virada para o time Paulista, no final, vitória do Guarani por 2 a 1.
Na segunda partida no Estádio Brinco de Ouro, em São Paulo, Guarani e Pelotas fizeram uma partida equilibrada, logo no início da partida o Guarani abriu o placar em um gol de Rodrigão, naquela noite parecia que a vitória do time Paulista seria fácil, mas não foi o que aconteceu, o Lobão cresceu na partida equilibrando o confronto, por vários momentos o Pelotas foi superior no Brinco de Ouro, chegou a colocar uma bola na trave do Guarani em jogada de Marco Antônio. O Pelotas após muito tentar, chegou ao gol apenas no final da partida, após escanteio, Eber empatou a partida aos 48 minutos da segunda etapa, porém, o gol do Áureo-Cerúleo não foi suficiente para dar a classificação ao Lobão.
FICHAS TÉCNICAS:
PELOTAS 1X2 GUARANI
Data: 05/02/2003 (Quarta-feira)
Horário: 20:30 h (horário brasileiro de verão)
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Vayran da Silva Rosa (SC)
Final: GUARANI 2 X 1 – Reinaldo aos 10 min. e Rodrigão aos 13 min.
Renda: não divulgada
Público: 10.817 pagantes
Cartão Vermelho: Vinícius aos 40 min. do 2o. tempo.
PELOTAS – Alexandre Marasca, Baggio, Aldinho e Vinícius; Ivo (Maurício), Dione, Marquinhos (Éder), Márcio e Clebinho; Washington (Éber) e Marco Antonio. Técnico: Guilherme Macuglia.
GUARANI – Jean, Patrício, Paulão, Bruno Quadros e Gílson; Émerson, Reinaldo (Érick), Marquinhos e Alexandre (Creedence); Lúcio (Wágner) e Rodrigão. Técnico: Giba.
GUARANI 1X1 PELOTAS
Local: Brinco de Ouro da Princesa – Campinas
Data: 20/02/2003 (Quinta-feira)
Horário: 20:30 h
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Assistentes: José Amilton Pontarolo (PR) e Wagner Vicentin (PR)
Renda: não divulgada
Público: 2.017 pagantes
GUARANI – Jean, Patrício, Paulão, Bruno Quadros e Gílson; Émerson, Leandro Guerreiro, Marquinhos (Wágner) e Esquerdinha; Lúcio e Rodrigão (Creedence). Técnico: Giba.
PELOTAS – Alexandre Marasca, Ivo (Renato), Baggio, Aldinho e Clebinho; Dione, Marquinhos (Fabiano), Washington e Márcio; Marco Antônio (Tiago) e Éber. Técnico: Guilherme Macuglia.
CLASSIFICAÇÃO IRREGULAR
No jogo de voltaem São Paulo, o Guarani promoveu a estreia do volante Leandro Guerreiro, o clube Paulista escalou de maneira irregular o atleta na partida contra o Pelotas, recém contratado pelo time Paulista Leandro Guerreiro não poderia atuar naquela partida por problemas na documentação. Após a classificação do Guarani, a competição teve sequência, na segunda fase da Copa do Brasil o Guarani enfrentou e eliminou o Vila Nova-GO logo na primeira partida, evitando assim a partida de volta.
Inesperadamente, o clube Goiano recorreu ao STJD com a acusação de escalação irregular do volante Leandro Guerreiro do Guarani na partida contra o Pelotas, após o julgamento do STJD, o Vila Nova conquistou o direito de seguir na competição. A vaga que seria por direito do Pelotas (clube prejudicato), acabou caindo no colo do Vila Nova, a direção do Pelotas recorreu ao STJD que acabou nem julgando o mérito, assim o Pelotas, maior prejudicado com a escalação de Leandro Guerreiro, acabou fora da competição de maneira irregular.
MATÉRIAS:
Colocarei aqui “trechos” de matérias de 2003, com o link da fonte:
DIREITO DO PELOTAS
“PELOTAS – Na segunda-feira, quando a notícia foi veiculada pela Agência Estado, a direção do Esporte Clube Pelotas preferiu aguardar o desenrolar dos acontecimentos. As manifestações eram discretas, apesar de que, uma vez confirmada a irregularidade, o Pelotas teria o direito de pleitear para si qualquer benefício com uma possível punição ao Guarani. Afinal, foi contra o Pelotas que Leandro Guerreiro havia jogado a sua primeira partida na Copa do Brasil, empate em 1 a 1, dia 19 de fevereiro.”Diário Popular
O CASO
“O problema teria começado quando o departamento técnico da CBF não incluiu o nome do volante no Boletim Informativo Diário até o dia 21, prazo que garantiria a escalação regular do atleta no jogo do dia 26. A documentação do atleta estava na entidade desde o dia 4 de fevereiro.O regulamento da Copa do Brasil determina que a documentação do atleta seja regularizada três dias úteis antes de uma partida.Mesmo assim, o Guarani, comandado na ocasião pelo gerente de futebol e ex-jogador Neto, acabou escalando o volante.”Uol
CONFIRA OS LANCES E GOLS DAS PARTIDAS – TV ARQUIVO LOBÃO
Pelotas x Guarani
Guarani x Pelotas