O Futebol não surgiu após a fundação de federações, e sim o contrário, as federações surgiram devido a necessidade de uma melhor organização do futebol, que já era disputado no Rio Grande do Sul desde 1900, quando da fundação do primeiro clube de futebol, o Rio Grande. Com a evolução do esporte, novos clubes começaram a surgir e os mesmos começaram a se organizar, criando as primeiras federações de futebol, como as federações de Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre, Bagé e Livramento. Competições com confrontos citadinos, regionais e estaduais já eram disputados antes da fundação da Federação Rio-Grandense de Desportos, que só foi criada no dia 18 de maio de 1918, quase duas décadas após o surgimento do futebol no estado, através de uma iniciativa do Esporte Clube Pelotas, que foi fundamental na organização do Congresso Rio Grandense de Futebol, que resultou na criação da FRGD, atual FGF – Federação Gaúcha de Futebol.
E foi assim, que em 1911 o Pelotas foi aclamado Campeão Gaúcho de Futebol. Devido a não existência de uma Federação Estadual, os jogos foram organizados pelos clubes em atividade na época, junto com algumas federações locais, como as Federações de Pelotas, Rio Grande, Bagé e Porto Alegre. No final da temporada, o Pelotas sagrou-se Campeão após um ano brilhante. Em 11 jogos, o Pelotas venceu oito, empatou duas e perdeu apenas uma partida. A única derrota foi para o São Paulo de Rio Grande, por 2 A 1, na Boca do Lobo. No jogo da volta, disputado na vizinha cidade de Rio Grande, vitória do Pelotas por 3 a 1. Era a resposta do Lobão, na partida revanche. O título do Pelotas foi reconhecido e aclamado por todos os clubes e imprensa do estado, assim como todas as federações locais existentes no Rio Grande do Sul naquele ano.
A CAMPANHÃ DO PELOTAS EM 1911
1º PARTIDA
No dia 30 de abril, jogando na Boca do Lobo, com gols de Tutu, Octaciano, Vares, De Boer, Argemiro e Vinhas, o Pelotas venceu o União por 6 a 0.
2º PARTIDA
Novamente jogando na Boca do Lobo, no dia 07 de maio, nova goleada Áureo-Cerúlea, dessa feita por 8 a 0 sobre o Guarany.
Ficha Técnica:
PELOTAS: Vicente; Dias e Stephan; Siqueira, Edemaro e Tutú; Vares, Argemiro, Octaviano, Vinhas e De Boer. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
GUARANY: Tércio; Rezende e Cornelet; Borba, João e Villar; Luciano, Mariano, Vicente, Barcena e Plhilippe. Téc ?.
Arbitragem: José Santiago.
3º PARTIDA
No dia 28 de maio, chegava a vez de enfrentar novamente o União, dessa vez nos domínios do adversário. E o Pelotas, mostrando que realmente tinha um time técnicamente superior, venceu novamente, dessa vez por 4 a 2. Gols de De Boer, Octaciano, Vinhas e Argemiro.
4º PARTIDA
No 4º confronto da temporada, no dia 2 de junho, o Pelotas receberia em seus domínios, uma das maiores forças do futebol naquele período, o Rio Grande. O clube mais velho do Futebol Brasileiro era dono de grande prestigio e chegava para o confronto como franco favorito. Porem, dentro de campo o Pelotas conseguiu equilibrar as ações e em uma grande partida, buscou a vitória por 2 a 1, para festa da torcida Áureo-Cerúlea. Os gols do Pelotas foram marcados por Vares e- Octaciano.
Ficha Técnica:
PELOTAS: Vicente; Dias e Stephan; Siqueira, Lanes e Edemaro; Vares, Argemiro, Octaviano, Vinhas e De Boer. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
RIO GRANDE: Henebry; Silva e Campos; Wigg II, Ashlin I e Wigg III; Ashlin II, Vaughan, Wigg I, Costa e Tagnini. Téc; ?
Gols: Costinha (RG) – Vares e Octaciano (P)
5º PARTIDA
E no dia 11 de junho, o Pelotas retornava aos gramados para enfrentar o Guarani em mais uma peleja. Novamente jogando na casa do adversário e enfrentando dificuldades, o Pelotas buscou o empate no ultimo minuto da partida, terminando o confronto em 1 a 1.
Ficha Técnica:
GUARANY: Tércio; Borba e Rezende; João, Philippe e Cornelet; Vicente, Creciano, Barcellos, Almeida e Villar. Téc.:.
PELOTAS: Gotuzzo; Dias e Stephan; Siqueira, Edemaro e Tutú; Vares, Argemiro, Octaviano, Vinhas e De Boer. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
6º PARTIDA
Na sexta partida do Pelotas naquele ano, disputada no dia 30 de junho, outra partida duríssima. O Lobão foi até a Capital do Estado enfrentar o forte time do Grémio. Jogando muito bem, o Pelotas venceu a partida por 1 a 0, com gol de Edmaro Mendonça.
7º PARTIDA
Após as disputas dos jogos da Seleção Uruguaia, disputadas no Estádio da Boca do Lobo frente ao Pelotas, Rio Grande, Grémio e Selecionado Gaúcho, era a vez de Pelotas e Gremio se enfrentarem novamente. Na partida do dia 16 de julho, em outra partida bastante disputada, o Pelotas confirmou sua força e venceu os Tricolores por 1 a 0, com gol de Vares.
Ficha Técnica:
Pelotas: Haroldo Gotuzzo, Roberto Stephan, Carlos Dias, Taciano, Brusque, Tutú, Vares, Vinhas, Edmaro, Octaciano e De Boer. Téc.: José Santiago (Capitão Geral)
Grêmio: Teichmann, Schullack, Mordieck, Moreira, Sommer, Mostardeiro II, Sisson, Bento, Cox, Mostardeiro e Booth.
Gol: Vares (P)
Arbitro: Apeles Bordabehere.
8º PARTIDA
No oitavo confronto do Pelotas naquele ano, no dia 06 de agosto, o primeiro tropeço. Jogando em seus domínios diante do São Paulo de Rio Grande, o Pelotas foi surpreendido e derrotado por 2 a 1. Edmaro Mendonça marcou o gol do Pelotas.
Ficha Técnica:
PELOTAS: Gotuzzo; Dias e Stephan; Siqueira, Edemaro e Tutú; Vares, Argemiro, Octaviano, Vinhas e Moreira. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
SÃO PAULO: Girardi; Bernascondi e Furtanetto; Encarnação, Dalliori e Silva; Novack, Ernesto Enderle, BazílioEnderle, Cestari e Octacílio. Téc.?
Arbitragem: A. Brusque.
9º PARTIDA
Em partida disputada no dia 3 de Setembro, o Pelotas foi até Rio Grande para enfrentar novamente o forte time do Rio Grande. E mostrando novamente seu conjunto, o Pelotas buscou o empate com os donos da casa em 2 a 2.
Ficha Técnica:
RIO GRANDE: Henebry; Caby e Campos; Silva, Wigg II e Wigg III; Ashlin II, Clóvis, Wigg I, Read e Ashlin. Téc.:.
PELOTAS: Gotuzzo; Rodapazzio e Stephan; Siqueira, Dias e Tutú; Vares, Fialho, Octaviano, Rosa e Leivas. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
Arbitragem: W. Ashlin.
10º PARTIDA
No dia 10 de Setembro, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo, o tradicional time do Guarany de Bagé. Em uma das melhores apresentações do Áureo-Cerúleo, vitória de 4 a 0, com gols de Alvaro Rosa (2), Romeu Leivas e Octaciano.
Ficha Técnica:
Arbitragem: Edmundo de Castro Loar.
Gols: Rosa, Leivas 1º Tempo, Octaviano e Rosa 2º Tempo.
PELOTAS: Gotuzzo; Dias e Stephan; Siqueira, Brusque e Tutú; Vares, Fialho, Octaviano, Rosa e Leivas. Téc.: José Santiago (Capitão Geral).
GUARANY: Gontrán; Abascal e Luz; Lopes, Moglia e Pires; Nunes II, Nunes I, Pinto, Garrastazú II e Garrastazú I. Téc.
11º PARTIDA
No ultimo confronto da temporada, disputado no dia 17 de setembro, era a vez da revanche contra o único adversário que havia superado o Pelotas até então, o forte conjunto do São Paulo de Rio Grande. E jogando em seus domínios, o São Paulo fez da partida uma verdadeira guerra. Em uma partida disputadissima, o Pelotas voltou a apresentar um grande futebol e superou, de forma convincente, os donos da casa. Vitória do Pelotas por 3 a 1, com gols de Octaciano (2) e Fialho.
CAMPEÃO DO ESTADO, POR ACLAMAÇÃO!
O Jornal Diário Popular, em 1913, citava o título estadual do Pelotas em 1911:
Em matéria do Jornal Diário Popular do dia 23 de abril de 1913, e reproduzida no Livro BRAPEL, a rivalidade no sul do Rio Grande, do jornalista Jota Éder, trazia informações do 1º clássico Bra-Pel da história. Nessa matéria também apontava o Esporte Clube Pelotas como o antigo Campeão Estadual. Título conquistado pelo Lobão na temporada de 1911, e reconhecido pela FGF em 2010. Confira abaixo parte da matéria:
Com excelente concurrencia, realizaram-se os “matchs” da liga, domingo, entre as “equipes” do Sport Club Pelotas e Grêmio Sportivo Brasil.
A assistencia acompanhou com interesse os jogos e saiu satisfeita com as emoções recebidas.
A rapaziada pelotense já joga com bastante conhecimento e notavel cavalheirismo o “foot-ball”, conquistando, portanto, a simpatia pública.
O antigo campeão estadual entrou em campo com a “equipe” do ano passado, o que garantiu-lhe a vitória.
Nos primeiros “teams” o Pelotas marcou 5 “goals” a zero, score esse que poderia ser maior, se não abandonasse o campo no segundo “half-time” o popular back Roberto.
Serviu como “referee” o Sr. M. Ribeiro, do Sport Club União.
Nos segundos “teams” o Pelotas fez um belo score de 8 “goals” a 2 graças sobretudo a sua combinada linha de “fowards”.
Actuou como “referee” o Sr. F. Jantzen, do Sport Club Rio Branco.
Sendo um novo club, o Grêmio Sportivo Brasil jogou, no entanto, bem e sem esmorecimento.
Possue ele, jogadores de futuro e entusiastas.
A festa foi abrilhantada pela banda “União Democrata”.
No jornal A FEDERAÇÃO, em matéria publicada em 1916, trazia a seguinte informação:
O Sport Club Pelotas é uma das principais associações do Rio Grande do Sul, e em 1911, foi considerado Campeão Estadual, por várias das associações congeneres.
A Revista Mascara, públicou matéria sobre o Pelotas, na qual cita o título estadual de 1911 (errata 1912). Confira abaixo:
Abaixo, Página do Livro, O Futebol em Pelotas (1901-1941) de Eliseu de Mello Alves;
“Anunciava após a imprensa a vinda do Scratch Carioca a Pelotas, por convite do Áureo-Cerúleo. Mas, realizou-se ainda aqui, antes da vinda dos cariocas, no campo do S.C.Pelotas, o encontro entre o Áureo-Cerúleo e o Rio Branco, de Bagé que acusou vitória dos visitantes por 4×2. E da cidade vizinha chegava telegrama endereçado à direção do S.C.Pelotas, apresentando pêsames ao Campeão Estadual, pela estupenda e estrondosa derrota.”
Este é mais um documento que comprova a veracidade da conquista do Esporte Clube Pelotas, nele fica evidenciado o prestigio que o Lobão havia conquistado no inicio do século passado, após se tornar Campeão Estadual de 1911.
Abaixo, página da Revista Pelotas Memória, publicada por Nelson Nobre Magalhães, no ano 2000, também lembra do título estadual do Pelotas em 1911, abaixo foto do time Campeão Estadual de 1911:
- A primeira edição da revista, veio com um erro de digitação. Constando o título estadual do Pelotas no ano de 1912. Depois o erro foi corrigido.
O Livro sobre o Centenário do Esporte Clube Pelotas também relembrou a conquista do Estadual de 1911;
Em Março de 2010, a Federação Gaúcha de Futebol publicou em seu Site Oficial, o reconhecimento à conquista do título de 1911. A a notícia foi vinculada em todos os sites esportivos do Estado. Abaixo publicações da FGF, Zero Hora e Correio do Povo.
Em 2017, a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, parabenizou o Esporte Clube Pelotas pela passagem dos seus 109 anos e reconheceu o clube como Bicampeão Gaúcho! Confira a nota:
“Interior gaúcho em festa! Fundado em 1908 com objetivo de criar uma associação desportiva que estivesse à altura da cidade que dá nome ao time, o Esporte Clube Pelotas completa 109 anos de história nesta quarta-feira, 11 de outubro. Tudo começou um mês antes, quando numa reunião foi acertada a fusão de dois clubes da região: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club. A junção originou o Lobão! Três anos depois da sua fundação, a equipe conquistou o Campeonato Gaúcho, façanha que voltou a se repetir em 1930. A primeira aparição do time no Campeonato Brasileiro aconteceu em 1988 quando disputou a Série B da competição nacional. Atualmente, a equipe ocupa a 182ª posição do Ranking Nacional de Clubes, com 153 pontos. A CBF parabeniza a todos os torcedores, jogadores e funcionários do clube por mais esse ano dentro do futebol brasileiro e deseja muitas glórias no futuro! Parabéns, Glorioso!”
Leia a matéria completa CLICANDO AQUI.
A noite, em seu canal oficial, a FGF – Federação Gaúcha de Futebol, como já havia feito em 2010, também reconheceu o Bi-campeonato do Lobão. Confira abaixo:
“O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida. Ao longo da ininterrupta história de 109 anos, o Pelotas conquistou dois Campeonatos Gaúchos (1911 e 1930), uma Copa dos Campeões (1957), uma Recopa Gaúcha (2014), uma Supercopa (2013), a Copa Lupi Martins (2008) e a Copa Sul Fronteira (2013), sendo assim o único clube do interior do estado a conquistar todas as competições disputadas no futebol gaúcho. Feito que, alem do Pelotas, só o Internacional conseguiu. O Pelotas também possui uma das torcidas mais fanáticas do interior do país.”
Assim, registarmos a primeira grande conquista estadual do Esporte Clube Pelotas, um dos grandes orgulhos do clube.
7 comentários
Pular para o formulário de comentário
uma bela matéria para uma grande conquista, muito bom
Pelotas sempre
Sensacional matéria, com detalhes, jornais, fontes, completo. Parabéns pelo trabalho
Prezado Fred Mendes, parabéns pelo belíssimo trabalho de pesquisa e resgate da memória do Lobão!
Dear Mr. Mendes,
Thank you for the above article. I am investigating a migrated family of a merchant sailing captain from Holanda to Rio Grande do Sul in 1881 with the name Reint Jan de Boer. One of his sons was born in Rio Grande do Sul in the year 1892 as Reint de Boer. Could it be possible that the below Reynaldo de Boer is this same Reint De Boer? In one other article on your website you gave the below details about him.
Nickname: DE BOER
Name: Reynaldo De Boer
Position: Striker
Reg. CBF:
Career: Pelotas (RS) (1908 to 1910).
And would you please be able to indicate who is Reynaldo de Boer on the photo you published on top of your article? I understand this is not an easy question but maybe you could help. Many thanks.
Autor
Good night Lukas
We will contact you by email
Thank you for the contact
Hug
Vocês tem registro do nome completo do De Boer jogador citado na matéria?
Boa noite Gustavo
O nome dele era Reynaldo De Boer.
Abraço