Jogando em casa, o Pelotas iniciou a partida com mais posse de bola e propondo o jogo. Assim, logo aos 4 minutos criou a primeira boa chance com Marcelo. A sequência da partida seguia com o domínio do Pelotas, porem sem muita efetividade. Apesar de não sofrer muito com posse de bola do Pelotas, o Caxias criou sua primeira oportunidade somente aos 29 minutos. O jogo seguia equilibrado, quando aos 38 minutos, Giovane Gomez, ex-jogador do Pelotas, recebeu a bola, passou trombando por Mateus Santana e finalizou para o fundo das redes do goleiro Renan.
Na volta para o segundo tempo, a partida ganhou em emoção. O Pelotas decidido a buscar o empate, criou a primeira chance logo no primeiro minuto, porém desperdiçou. O Caxias, mais objetivo, chegou ao segundo gol aos 8 minutos, aproveitando o erro do goleiro Renan, Claudinho ampliou a vantagem grená. Após o segundo gol, o Pelotas buscou forças e seguiu buscando o gol. Assim, aos 19 minutos, após escanteio cobrado por Marcelo, Moisés desviou na primeira trave e diminuiu para o Lobão. A partir de então, o jogo ficou aberto, com o Pelotas reclamando de uma penalidade em jogada de ataque de Matheus Goiano, não marcado pelo arbitro da partida. Sem mais lances claros de gol, a partida finalizou com a segunda derrota do Pelotas na competição.
Na quarta rodada, o Pelotas recebe o Joinville domingo, dia 4, na Boca do Lobo. Já o Caxias, no mesmo dia e horário, recebe o São Luiz, no Estádio Centenário.
Ficha técnica
Pelotas 1×2 Caxias – Campeonato Brasileiro Série D – 3ª rodada
Local: Estádio Boca do Lobo
Data: 01/10/2020
Horário: 15h
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Andre da Silva Bitencourt e Tiago Augusto Kappes Diel
Pelotas: Renan; Marcelo, Gabriel Silva, Mateus Santana e Gabiga (Maylson Barbosa, 18/2º); Paulinho (Moisés, 14/2º), Vini Garcia (Daniel Costa, 18/2º), Itaqui; Ramires (João Pedro, 40/2º), Ariel (Matheus Goiano, 14/2º), Marcão. Técnico: Ricardo Colbachini
Caxias: Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Maílson, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano e Carlos Alberto (Yuri, 16/2º); Bruninho (Marabá, 40/2º), Diogo Oliveira (Vinícius Baiano, 32/2º) e Claudinho (Matheuzinho, 32/2º); Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda
Cartões amarelos: Carlos Alberto (C); Itaqui (P)
Gols: Giovane Gomez, aos 38 minutos do primeiro tempo e Claudinho, aos sete do segundo tempo (Caxias); Moisés, aos 19 do segundo tempo (Pelotas)