No confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, o Pelotas entrou em campo precisando dos três pontos para retornar ao G4 da competição. Já o Joinville, ainda invicto, buscava a vitória para encostar no líder. No final, vitória e alegria Áureo-Cerúlea.
Em uma partida complicada, o Pelotas sofreu para garantir a sua segunda vitória na competição nacional. Novamente com mais posse de bola, mas repetindo os erros do jogo anterior, o Pelotas começou a partida buscando o ataque. Logo aos 5 minutos, em um erro da defesa do Joinville, Juliano dominou e abriu para Marcelo, que acabou falhando no cruzamento.
Aos 21 minutos, o Joinville chegou pela primeira vez com perigo, quando em um erro do volante Ramirez, Davi Lopes arriscou e a bola caprichosamente foi na rede pelo lado de fora, assustando o goleiro Renan.
Na sequência, aos 23 minutos, a melhor chance da partida até então. Na falha da defesa do Pelotas, Diego, destaque do Joinville no jogo, limpou a jogada e de perna esquerda acertou a trave do goleiro Renan.
Aos 37 minutos, em uma falta na entrada da área, Itaqui cobrou, a bola desviou na barreira e sobrou livre para Marcelo arrematar para as redes do goleiro Dalberson, porém o lance foi anulado, com a arbitragem dando toque de mão do ataque Áureo-Cerúleo.
Aos 42 minutos, novamente na falha da defesa do Joinville, Marcão recebeu livre, porém acabou levando a bola para o fundo, e no cruzamento fraco, a defesa do Joinville acabou afastando o perigo.
Ainda na primeira etapa, o Joinville chegou com perigo em um lance pelo lado esquerdo, quando após o cruzamento, o ataque catarinense acabou não concluindo ao gol, finalizando a primeira etapa.
No retorno do intervalo, com as duas equipes precisando da vitória, o Joinville foi quem chegou primeiro. Em um chute de fora da área, com o campo molhado, o goleiro Renan seguro fez a defesa.
Aos 12 minutos, o lance que definiu a partida. Após um ótimo cruzamento pelo lado esquerdo, o zagueiro do Joinville, com os dois braços nas costas do volante Ramirez, cometeu penalti. O arbitro Leonardo Lima, não teve duvidas e confirmou a penalidade para o Pelotas. Na cobrança, aos 13 minutos, o atacante Juliano com categoria, abriu o placar na Boca do Lobo. Pelotas 1 a 0.
Apos o gol do Pelotas, a partida ficou truncada, e só aos 23 minutos o Pelotas chegou ao ataque novamente. Quando no cruzamento do lateral Marcelo, o goleiro do Joinville saiu de soco, evitando a finalização de Marcão.
Aos 45 minutos, no tudo ou nada, o Joinville voltou a assustar a meta do goleiro Renan. Após cruzamento e desvio na área, a bola passou com perigo sobre a trave.
Aos 47 minutos, em falta pelo lado esquerdo de ataque, Lucas de Sá em cobrança venenosa, obrigou o goleiro Renan a fazer importante defasa. Na sequência, aos 48 minutos, em lance muito parecido, novamente Lucas de Sá arriscou e a bola passou rente a trave do goleiro Renan.
Aos 51 minutos, no ultimo lance da partida, o goleiro do Joinville abandonou a meta e por pouco o Pelotas na marcou o seu segundo gol. Em um lance fora da área, o atacante Matheus Goiano livre, acabou chutando em cima do goleiro do Joinville, perdendo uma grande oportunidade para o Pelotas.
Com a vitória, o Pelotas foi a 6 pontos na tabela de classificação, ocupando a quarta colocação do grupo 8. Já o Joinville, com a derrota, acabou caindo para a sexta colocação.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado. O Pelotas enfrenta o São Luiz, em Ijuí às 17h, e o Joinville recebe o Caxias na Arena Joinville, também às 17h.
Ficha técnica:
Pelotas 1×0 Joinville – Campeonato Brasileiro da Série D
Data: 4 de outubro de 2020
Local: Estádio Boca do Lobo
Pelotas: Renan; Marcelo (Fabio Alemão), Gabriel Silva (Felipe Chaves), Mateus Santana e Gabiga; Moisés, Itaqui, Ramires (Paulinho), Vini Garcia e Juliano (Matheus Goiano); Marcão. Técnico: Ricardo Colbachini.
Joinville: Dalberson; Renan Guedes, Charles, Jaques e Renan Castro; Roger Braga (Banguelê), Diego e Davi Lopes (Gustavinho); Adriano (Lucas de Sá), Kaynan e Alison (Romarinho). Técnico: William Fabbro.
Arbitragem: Leonardo Lima (PR), auxiliado por Gustavo Schier (RS) e Maíra Moreira (RS). Quarto árbitro: Jonathan Pinheiro (RS).
Cartões amarelos: Juliano, Ramires, Felipe Chaves e Maylson do Pelotas – Adriano, Davi Lopes e Renan Guedes do Joinville. Cartão vermelho: Braga, membro da comissão técnica do Joinville.