Sessão Túnel do Tempo: A grande vitória do Pelotas sobre o Internacional de Diego Aguirre e Abel Braga, em 1989

Quem viveu aquela noite de quinta-feira, no Estádio da Boca do Lobo, lembra exatamente do gol do zagueiro Serginho e daquela vitória sobre o forte time do Internacional, que fazia boa campanha na Copa Libertadores da América, e que poucos dias após a derrota para o Pelotas, fez 6 a 2 sobre o Peñarol, terminando a competição sul-americana na terceira colocação. Hoje relembramos mais uma grande vitória na história do Pelotas.

O zagueiro Eduardo do Pelotas, sendo acompanhado de perto pelo atacante do Internacional, Diego Aguirre.

O JOGO

Pelotas vence o Internacional por 1 a 0

O Pelotas venceu ao Internacional ontem a noite na Boca do Lobo, por 1 a 0, gol de Sérginho em uma partida que o Áureo-Cerúleo sempre foi superior ao seu adversário. Com este resultado o Pelotas soma 10 pontos na tabela de classificação.

Desde o primeiro minuto foi o Pelotas a equipe que mais procurou atacar, vencendo as jogadas no meio canpo mas encontrando dificuldades para entrar na bem postada defesa do Internacional que ofensivamente nada produzia. A partir dos 30 minutos, a pressão Áureo-Cerúlea foi maior. Aos 42 minutos, escanteio que Carioca cobrou para a defesa do Colorada colocar novamente pela linha de fundo.

Na cobrança, jogada ensaiada, com a bola indo para o segundo pau, onde estava o zagueiro Sérginho, para fazer 1 a 0 para o Pelotas, premiando a equipe que mais procurou jogar ofensivamente.

Para a segunda etapa, o técnico Abel Braga retirou Fraga colocando Marcelo Lima no sentido de dar mais
objetividade ao ataque do Internacional, sem no entanto alcançar o objetivo. O Pelotas retornou com o mesmo ritmo, veloz e dominando o jogo, criando jogadas no meio campo para os jogadores de ataque. O lance mais perigoso do Colorado foi a cabeçada de Marquinhos com a bola batendo na trave do goleiro Juarez.

Diego Aguirre substituiu Heider, mas a produção ofensiva do Internacional continuou fraca, com o Pelotas envolvendo totalmente o adversário. Galego retirou Biro-Biro, colocando Luis Carlos Gaúcho para fechar mais o meio campo e garantir o resultado positivo, somando mais tres pontos na tabela de classificação. Paulo de Souza Lobo pediu para o time reter a bola no ataque forçando o Colorado a permanecer em seu campo.

O Pelotas venceu com Juarez, Jair, Eduardo, Serginho, Betinho, Marquinhos, Biro-Biro Luis Carlos Gaúcho, Délcio, Carioca, Lambari e Marcelo. O Internacional foi derrotado com Ademir Maria, Júlio César, Bidu, Maurício, Paulo Afonso, Dacroce, Fraga Marcelo Lima, Marcelo Vita, Heider Diego Aguirre, Edu Lima e Nílson.
A arbitragem foi de Renato Marsiglia, auxiliado por Luis Pivato e Orlando Sturn. Renda de NCzS 5.874,00, para 6.131 pagantes.

Diario Popular do dia 17/03/1989

Após a vitória sobre o Internacional, o patrocinador do Pelotas, Adubos Organo NPK não perdeu a oportunidade. – Diário Popular – Acervo pessoal de Gladys Cardoso

DESTAQUES DO ADVERSÁRIO

A Esquerda: Nilson, atacante que defendou grandes clubes do futebol Brasileiro e a Seleção Brasileira. Segundo da fila: o atacante Uruguaio Diego Aguirre, com passagens por Peñarol, São Paulo e Seleção Uruguaia. Terceiro da fila: o meia atacante Edu Lima, destaque do Inter e que também defendeu a Seleção Brasileira. A direita: o técnico Abel Braga, em sua primeira passagem pelo Internacional.

FICHA TÉCNICA

PELOTAS 1-0 INTERNACIONAL
Data: 16/03/1989 – Quinta-Feira
Local: Estádio Boca do Lobo
Arbitro: Renato Marsiglia
Gol: Serginho, aos 44′.
PELOTAS: Juarez; Jair, Serginho, Eduardo e Betinho; Biro Biro (Luís Carlos Gaúcho), Délcio, Marquinhos e Lambari; Marcelo e Carióca.
INTERNACIONAL: Ademir Maria; Júlio César, Maurício, Bidu e Paulo Afonso; Airton Fraga (Marcelo Lima), Dacroce, Marcelo Vita e Nílson; Edu Lima e Hêyder (Diego Aguirre).
Cartão Amarelo: Juarez, Lambari, Marcelo (Pelotas (RS)), Júlio César, Paulo Afonso, Dacroce, Edu Lima (Internacional (RS))

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.