O super Pelotas, Campeão Pelotense e melhor time do estado naquela temporada, não teve piedade ao aplicar uma goleada histórica sobre o Grêmio, Campeão Metropolitano.
Após conquistar o título de Campeão da Cidade, o Pelotas foi até a Capital do Estado para uma grande decisão. Mediriam forças, o Pelotas, Campeão da Liga Pelotense de Futebol (LPF) e o Grêmio, Campeão da Liga Porto-Alegrense de Foot-Ball (LPAF).
Com o favoritismo dado pela imprensa da capital ao Grêmio, tudo indicava uma vitória tricolor, ainda mais jogando em seus domínios. Com o Estádio da Baixada lotado, o Pelotas surpreendeu e aplicou uma goleada impiedosa. Fez 5 a 2 e foi aplaudido pela torcida Gremista ao final da partida. Era ali, a consagração máxima do clube naquela temporada.
CHEGADA DOS PELOTENSES NA CAPITAL
As nove e meia horas de hoje, chegou a está Capital, a missão sportiva do Sport Club Pelotas. O trapiche do Centro Comercial onde atracou aquele aquele paquete, estava repleto de exmas famílias, cavalheiros e sportmen, que aguardavam os visitantes.
Naquele local fez-se ouvir, durante o desembarque, uma banda da música da Brigada Militar. A bordo no návio, os Pelotenses receberam as boas vindas dos representantes da Federação Sportiva Rio Grandense, do Grêmio F.B.P.A, Fuss-Ball, Cruzeiro entre outras sociedades co-irmãs.
PÚBLICO
Numerosa assistência atraiu ontem, no graund do Moinhos de Vento, para apreciar o “match” entre os 1º quadros do S.C. Pelotas e do Grêmio F.B.P.A. O pavilhão do clube Azul e Branco achava-se literalmente ocupado por eximas familias de nossa elite. Na tribuna oficial estavam os representantes do Governo do Estado e do Município, altas autoridades civis e militares.
A PARTIDA
Primeira etapa:
Os locais fizeram de saída, belissima investida contra o gol dos Pelotenses, perdendo, porem, ocasião de abrir o score.
Notou-se, então, certa indecisão de parte dos visitantes, mas, estes apoderando se pouco depois da bola, conseguiram levar até perto do gol adversário, havendo Ojeda chutado em gol sem resultado.
O jogo manteve-se renhido, ora nos dominios dos locais, ora nos dominio dos Pelotenses, quando aos 28 minutos, os Pelotenses abriram o placar por intermedio de Calero, que aproveitou um passe de Décio.
Este feito foi calorosamente aplaudido pelo público.
Momentos após, o Grêmio marcou um gol, que foi considerado Off-side pelo arbitro da partida.
Aos 35 minutos, Abelardo, do Pelotas, marcou o 2º gol para o seu quadro, e quase ao finalizar o 1º tempo, o mesmo Abelardo alinhou a bola pela terceira vez na rede do Grêmio, servindo de um passe de Décio.
Terminou a primeira etapa do jogo com o seguinte resultado:
PELOTAS 3
GRÊMIO 0
Segunda etapa:
Após o descanso regulamentar, começou o segundo half time, notando-se nos primeiros momentos, a ofensiva desenvolvida pelo Grêmio. Os ataques dos Pelotenses foram então, quase sempre frustados. Os locais aproveitando-se do jogo que empregavam, aos 5 minutos, Scalco marcou o primeiro gol para o time Azul e Branco.
Pouco depois, os Pelotenses responderam esse feito, pois aos 12 minutos, Décio vasou pela quarta vez o gol dos lacais, e aos 22 minutos Calero encerrou o score dos Pelotenses, marcando o quinto gol.
Apesar desses feitos, os rapazes do Grêmio não desanimaram. Continuaram atacando com firmeza o gol dos Pelotenses, conservando-se no campo destes até finalizar o jogo.
Esperava-se, em vista do jogo apresentado no 2º tempo, que os Gremistas elevassem o seu score, e assim aconteceu. Cidade aproveitou um passe de Scalco, encerrando aos 45 minutos, com o segundo gol para o time local, o score do jogo, da seguinte maneira:
PELOTAS 5
GRÊMIO 2
Ao saírem de campo, assim como durante o torneio, foram todos footballers, muito victoriados.
Fontes: Jornal A Federação – Jornal A Opinião Pública – Acervo Arquivo Lobão – Museu do Esporte Clube Pelotas