Uma partida de superação. Assim o Pelotas superou o Grêmio de Luiz Felipe Scolari em 1995, na Boca do Lobo, e garantiu os três pontos em um momento de dificuldade do clube na competição, pois o Lobão lutava na parte de baixo da tabela. Mesmo com desfalques importantes, o Grêmio multi-campeão da década de 90, contou com jogadores que se destacaram pelo clube, como o goleiro Murilo, os zagueiros Scheidt e André Vieira, o lateral Roger e o atacante Jaques.
Do lado Áureo-Cerúleo, o técnico Laone Luz contava com os experientes e ídolos, Pablo, Eugênio, Betão, Paulo Ricardo e Luis Carlos Gaúcho, o jovem Renatinho e o artilheiro Badico.
O JOGO
Os primeiros minutos do jogo foram marcados pela truculência e faltas violentas de lado a lado. E depois de duas chances desperdiçadas pelo Grêmio, o Pelotas abriu o placar, com Pablo, aos sete minutos de partida, para delírio do torcedor presente no Estádio da Boca do Lobo. Na sequência da primeira etapa, a partida seguiu equilibrada e tensa, pois para o Pelotas era a partida da vida, um tropeço colocaria o clube na zona de rebaixamento. E com todo o nervosismo envolvido na partida, assim terminou o primeiro tempo.
No retorno do intervalo, o Pelotas voltou decidido a matar o jogo e acabar com a angustia do seu torcedor. O segundo gol Áureo-Cerúleo saiu aos 16 minutos da etapa final com Badico, de cabeça, enlouquecendo o torcedor. Logo depois o lateral Betão foi expulso. Aos 35 minutos, o goleiro Murilo fez pênalti em João Carlos. Era a oportunidade de fazer o terceiro gol e matar de vez a partida. Porém Badico não cobrou bem e o goleiro do Grêmio defendeu. Para colocar ainda mais fogo na partida e deixar a situação ainda mais tensa, aos 39 minutos, Renatinho empurrou Márcio na área. Pênalti. O zagueiro Scheidt cobrou com categoria e diminui para o Grêmio. Escurinho e Vinícius ainda foram expulsos, depois de se agredirem. Com um jogador a menos e com a pressão Gremista nos minutos finais, o Pelotas foi guerreiro e segurou a vitória, para festa do torcedor. Alivio na Boca do Lobo, e a demonstração da força do Pelotas em busca da sua manutenção na série A, confirmada nas rodadas seguintes.
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
PELOTAS 2×1 GRÊMIO
Ficha Técnica
PELOTAS: Alex; Betão, Pablo, Eugênio e Renatinho; Paulo Ricardo, Luís Carlos Gaúcho (Vinícius) e Élton Corrêa; João Carlos, Badico (Da Silva) e Élton
Técnico: Laone Luz
GRÊMIO: Murilo; André Vieira, Scheidt, Cristiano e Roger; Dega, Carlos Alberto, Jé (Márcio) e Rodrigo Gasolina; Escurinho e Jaques.
Técnico: Zeca Rodrigues
Gauchão 1995 – Segundo Turno – 11ª Rodada
Data: 03 de junho de 1995, sábado
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas, RS
Público: 4.018 (2.804 pagantes)
Renda: RS 12.492,00
Árbitro: Fabiano Gonçalves
Auxiliares: José Antônio Nunes e Lauro Costa
Cartões amarelos: Pablo, Eugenio, Paulo Ricardo, Elton, Badico, Renatinho e Luís Carlos Gaúcho, Dega, Roger e André Vieira
Cartões vermelhos: Betão, Vinícius e Escurinho
Gols: Pablo, aos oito minutos do primeiro tempo; Badico, aos 16 minutos do segundo tempo; e Scheidt (de pênalti) aos 41 minutos do segundo tempo