Dois dos principais clubes do futebol gaúcho se enfrentaram neste domingo, em partida que vale o título da Recopa Gaúcha.
O fim da década de 80 e início da de 90, marcou um período de partidas que tiraram o fôlego das duas torcidas. Em especial os confrontos de 1988 e 1992 marcaram para os Áureo-Cerúleos. Já nos anos 2000, Pelotas e Grêmio seguiram realizando confrontos marcantes, como os de 2001, 2010 e 2012. Hoje o Arquivo Lobão relembras esses jogos em um especial que antecede a grande decisão de domingo. Confere!!!
14/05/1988 – PELOTAS 1X0 GRÊMIO – ESTÁDIO DA BOCA DO LOBO
No dia 14 de maio, uma semana após vencer o Internacional, foi a vez do Pelotas superar o maior rival do Colorado, o Grêmio. Com a Boca do Lobo completamente lotada, o Pelotas não se assustou frente a um time recheado de grandes jogadores. Mazáropi, Alfinete, Bonamigo, Cuca, Valdo e cia ltda, não foram suficientes para segurar um Pelotas cheio de vontade. Com um gol do atacante Lambari, já na segunda etapa do confronto, o Pelotas confirmou a grande campanha e garantiu uma grande vitória perante o seu apaixonado torcedor. Fizemos história!
FICHA TÉCNICA:
PELOTAS 1×0 GRÊMIO
Data: 14/05/1988 [Sábado]
Local: Boca do Lobo, Pelotas, RS, BRA
Juiz: Luís Cunha Martíns
Gol: Lambari aos 74′.
PELOTAS (RS): Juarez; Fábio Lima, Serginho, Eduardo e Nestor; Paulo Ricardo (Zé Melo), Alamir, Délcio e Marquinhos; Lambari e Anchieta (Amarildo).
GRÊMIO (RS): Mazarópi; Alfinete, Luís Eduardo, Astengo e João Antônio; Amaral, Bonamigo, Cuca (Serginho) e Jorge Veras (Almir); Valdo e Zé Roberto.
Cartão Amarelo: Juarez, Alamir, Lambari (Pelotas (RS)), Alfinete, Amaral (Grêmio (RS)) – Expulsão: Luís Eduardo, Bonamigo (Grêmio (RS))
02/12/1992 – GRÊMIO 0X1 PELOTAS – ESTÁDIO OLÍMPICO
Um jogaço! Assim podemos definir o confronto entre Pelotas e Grêmio, realizado no dia 02 de dezembro de 1992 no Estádio Olímpico, na capital gaúcha.
Surpreendente, ousado, eficiente e arrasador. Assim definimos o time do Pelotas que naquela noite, superou o Grêmio em pleno Estádio Olímpico. Comandados pelo técnico Cassia Carpes, o time Áureo-Cerúleo foi quase perfeito e com um golaço do ídolo Luis Carlos Gaúcho, garantiu uma vitória histórica, capaz de derrubar o treinador e o diretor de futebol do Grêmio. Épico!
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 0x1 PELOTAS
Data: 02/12/1992 [Quarta-feira]
Hora: 21:00
Local: Olímpico, Porto Alegre, RS, BRA
Juiz: Luiz Cunha Martins
Assistente [1]: Adilson Amaro da Silveira
Assistente [2]: João Carlos Braga
Assistente [3]: Djalmo Machado Passos
Gol: Luiz Carlos Gaúcho aos 78′
GRÊMIO: Émerson; Leandro Silva (Caçapa), Luciano, Paulão e Jandir; Alaércio, Caio, Carlos Miguel e Mabília (Lima); Carlinhos e Alcindo..
PELOTAS: Gomes; Bruno, Pablo, Eugênio e Ijuí; Júlio, Perivaldo, Luiz Carlos Gaúcho e Branco (João Luiz); Beto (Paulo Ricardo) e Marcos Toloco..
Cartão Amarelo: Luciano, Jandir, Alaércio, Caio, Carlos Miguel, Alcindo (Grêmio), Pablo, Ijuí, Júlio, Perivaldo (Pelotas)
Confira os melhores momentos da partida:
2001 – PELOTAS 1X1 GRÊMIO – ESTÁDIO DA BOCA DO LOBO
Recorde de Público! No dia 24 de abril de 2001, 18 mil torcedores foram até a Boca do Lobo conferir de perto o confronto entre Pelotas e Grêmio (esse recorde foi batido em 2010). E quem foi não se arrependeu, pois foi um jogaço de futebol.
O Pelotas de Guilherme Macuglia havia conquistado o título da Seletiva Sul Minas e entrou com força no octagonal final do Campeonato Gaúcho. O Lobão que começou tropeçando nos primeiros jogos, acabou embalando na reta final e chegando em segundo lugar no primeiro turno das finais. O ponto alto foi o empate heróico contra o Grêmio na Boca do Lobo. Após estar perdendo, o Pelotas buscou forças para no abafa, empatar a partida com gol do artilheiro Roberto.
FICHA TÉCNICA:
PELOTAS 1×1 GRÊMIO
Data: 21/04/2001 [Sábado]
Local: Boca do Lobo, Pelotas, RS, BRA
Juiz: Carlos Eugênio Simon
Gols: Rodrigo Mendes aos 43′ e Roberto aos 76′.
PELOTAS (RS): Rafael; Dias, Roger (Eliézer), Pedrinho e Dione; Marquinhos, Edenílson, André Carpes (Téo) e Alexandre Bochecha; Felipe e Roberto.
GRÊMIO (RS): Danrlei; Ânderson Lima, Ânderson Polga, Mauro Galvão e Marinho; Rubens Cardoso, Eduardo Costa, Rodrigo Mendes e Zinho (Fábio Baiano); Itaqui (Renato Martins) e Warley (Aléx Xavier).
Cartão Amarelo: Dias, Marquinhos (Pelotas (RS)), Ânderson Lima, Rodrigo Mendes (Grêmio (RS))
Expulsão: Ânderson Polga (Grêmio (RS))
Confira os melhores momentos da partida:
08/04/2010 – GRÊMIO 1X2 PELOTAS – ESTÁDIO OLÍMPICO
Histórico! O dia 08 de abril de 2010 sem duvidas é um dia histórico para os torcedores do Pelotas, poís trata-se da maior façanha do clube nas ultimas décadas.
Vencer e eliminar o poderoso Grêmio dentro do seu reduto, em uma das ultimas partidas do tricolor Porto Alegrense dentro de sua antiga casa, é motivo de orgulho para todo bom Áureo-Cerúleo.
Um jogo eletrizante e carregado de emoção do inicio ao fim, terminou em vitória do Lobão por 2 a 1, de virada. Dois gols de Tiago Duarte, que bateu o goleiro Victor, então arqueiro da Seleção Brasileira, selou a classificação do Pelotas para as semi finais da Taça Fábio Koff e terminou com os 51 jogos de invencibilidade do Grêmio.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 1X2 PELOTAS
Data: 08/04/2010 – hORÁRIO: 21:50
Local: Estádio Olímpico
Arbitro: Fabrício Neves Corrêa
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e João Lúcio Monteiro de Souza Júnior;
Arbitro reserva: Daniel Alloysius Soder;
Gols: Maylson (G) aos 49′, Tiago Duarte (P) aos 66′ e aos 76′.
GRÊMIO (RS): Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Willian Magrão, Ferdinando, Douglas e Maylson (Leandro); Bergson (Hugo) e Jonas. Coache: Silas
PELOTAS (RS): Jonatas; Maurinho, Maurício, Bruno Salvador e Pedro; Jonathas, Gavião, Jucemar e Jonas; Clodoaldo e Aléx Dias. Coache: Roberto Almeida – “Beto Almeida”.
Cartões: Victor, Edílson, Mário Fernandes, Willian Magrão (Grêmio), Jonatas, Jonathas (Pelotas).
Expulsão: Douglas (Grêmio)
Confira os melhores momentos da partida:
1º/04/2012 – PELOTAS 1X0 GRÊMIO – ESTÁDIO DA BOCA DO LOBO
E no dia 1º de abril de 2012 o bobo foi o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, que veio até a Boca do Lobo, onde jogou e saiu derrotado pelo Pelotas, que com um gol de Reinaldo, no inicio da partida, garantiu os 3 pontos e a classificação para a fase final do Campeonato Gaúcho.
Em um domingo de muito sol, a festa foi dos Áureo-Cerúleos, que viram a invencibilidade do ex treinador do Real Madrid e da Seleção Brasileira cair por terra.
FICHA TÉCNICA:
PELOTAS 1 X 0 GRÊMIO
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Data: 1º de abril de 2012, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Fabricio Corrêa
Assistentes: Marcelo Barison e Max Agusto Vioni
Cartões amarelos: Carlos Augusto, Igor (Pelotas); Fernando, Vilson, Léo Gago e André Lima (Grêmio)
Gol: Pelotas: Reinaldo, aos dois minutos do primeiro tempo.
PELOTAS: Fernando Junior; Igor, Marco Tiago, Kleber Goiano e Brida (Renato); Douglas Silva, Carlos Augusto, Cleiton e Maicon Sapucaia (William Paulista); Reinaldo e Clodoaldo (Claiton). Técnico: Beto Almeida.
GRÊMIO: Victor; Gabriel (Edilson), Pablo, Vilson e Julio Cesar; Fernando, Souza (André Lima), Léo Gago e Marquinhos (Leandro); Bertoglio e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Confira os melhores momentos da partida: