Valmurio, o Poeta que gravou seu nome na história do Pelotas

José Walter de Oliveira, nascido em 16 de janeiro de 1908 e popularmente conhecido como Valmurio, foi um compositor e musico Pelotense.

Negro, Cego e de família humilde, Valmurio foi um dos maiores poetas que o Rio Grande do Sul já viu. Valmurio fez da música sua vida e ao longo do tempo construiu uma obra linda. Mas não foi só com apresentações musicais que Valmurio, ficou famoso. Apaixonado por futebol, assinaria a autoria do hino do Esporte Clube Pelotas, de quem era fervoroso torcedor.

Durante sua carreira, Valmurio fez parte de grandes orquestras e foi professor da Escola Louis Braille por 22 anos. Na escola, foi homenageado em 2008, ano em que completaria 100 anos.

Curiosamente, Valmurio e Pelotas nasceram no mesmo ano, e ao eternizar seu amor pelo Pelotas, Valmurio também eternizou o seu nome na história do clube.

A cada execução do hino Áureo-Cerúleo, certamente lembraremos de Valmurio. A cada vez que a torcida cantar o hino em que ele afirmou o orgulho de ser Áureo-Cerúleo, certamente lembraremos de Valmurio. A cada vez que escutarmos que o Azul e Amarelo eram as cores que moravam em seu coração, lembraremos de Valmurio.

Lembrar Valmurio é lembrar da história Áureo-Cerúlea e do amor que carregamos por esse clube.

Obrigado Valmurio!!!

Hino Oficial do Esporte Clube Pelotas
Composição: José Valter de Oliveira (Valmúrio)

Orgulho-me de ser Áureo Cerúleo
Pela grandeza do ideal

Ufano-me de ser Áureo Cerúleo
Pelo que tem de emocional

Exulto ao ver as cores gloriosas
Que lembram toda uma tradição
Azul e Amarelo são as cores
Que moram no meu coração

Salve o Pelotas
Salve o Glorioso
Que não te ama
Nunca sentiu emoção

Salve o Pelotas
Vitorioso
É a vitória
O teu maior galardão.

 

Escute o hino:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.