Nos festejos comemorativos aos 50 anos do Pelotas, o clube organizou o famoso Festival do Cinquentenário, quando recebeu no Estádio da Boca do Lobo alguns dos maiores clubes do Futebol Brasileiro, e inclusive, clubes estrangeiros. Hoje relembramos uma dessas partidas, disputada no dia 23 de março de 1958, quando o poderoso São Paulo veio até a Pelotas para um confronto histórico.
O São Paulo Futebol Clube, recheado de grandes jogadores em seu elenco, contava com um dos maiores craques da história do futebol Brasileiro, o genial Zizinho, que até então, era considerado por muitos o melhor jogador Brasileiro da história, e que em 1950 foi escolhido pela FIFA, o melhor jogador do mundo. Além dele, o São Paulo contava com a presença de outro jogador de Copa do Mundo, o lateral De Sordi, que poucos meses depois conquistaria a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. E os selecionáveis não paravam por ai. O capitão do time era nada mais, nada menos, que Mauro Ramos de Oliveira, Campeão do Mundo em 1958 e 1962, quando foi o capitão da Seleção Brasileira e levantou a Taça Jules Rimet. Os atacantes Canhoteiro e Maurinho, que disputou a Copa do Mundo de 1954, eram outros atletas da Seleção Brasileira, presentes no confronto contra o Pelotas.
Abaixo matérias do Jornal Diário de Notícias sobre o confronto.
Os olhares do mundo esportivo de Pelotas estão inteiramente voltados para o sensacional embate interestadual de amanhã a tarde no Estádio da Avenida Bento Gonçalves, quando estarão se defrontando os elencos do Esporte Clube Pelotas e do São Paulo Futebol Clube, da capital Paulista, Campeão Bandeirante de 1957.
Como era de se esperar o jogo entre Áureo-Cerúleos e Sãopaulinos transformou-se na atração do momento na Princesa do Sul. Todos querem ver de perto os astros do esquadrão treinado por Béla Guttmann, como Zizinho, De Sordi, Mauro, Canhoteiro e outros.
Não só Pelotas vibra com o cortejo, mas também nas cidades vizinhas grandes caravanas estão sendo formadas para assistir ao prélio. A procura de ingressos vem aumentando e todos aguardam o momento do choque sensacional.
O esquadrão treinado por Galego desde ontem está concentrado aguardando o momento do prélio. Não há problemas e a equipe já foi escalada.
Enquanto isso, uma grande recepção está aguardando o Campeão Paulista. O público, notadamente a torcida do Pelotas, aguardará a chegada da missão visitante no Aeroporto de onde serão conduzidos ao centro da cidade.
Tudo faz prover portanto, uma renda record em Pelotas.
AS EQUIPES PARA AMANHÃ:
As duas equipes deverão alinhar assim na tarde de amanhã.
Pelotas: Oscar, Getúlio e Duarte, Cascudo, Cléo, Jarí, Dirceu, Castelo, Valmir, Ney Silva e Deraldo.
São Paulo: Waldemar, De Sordi, Mauro e Riberto, Ademar, Victor, Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro.
CHEGA HOJE O SÃO PAULO:
A missão do São Paulo deverá chegar na tarde de hoje em Pelotas, ás 13:50 horas. O avião que traz a delegação do Campeão Bandeirante deverá descer em Porto Alegre ás 18 horas precisamente.
A atração maxima das comemorações do Cinquentenário do Esporte Clube Pelotas era, sem dúvidas, a presença do poderoso esquadrão do São Paulo Futebol Clube, nesta cidade.
DESTAQUES:
A presença de todas as estrelas do São Paulo ganhou destaque na mídia. Zizinho, o melhor jogador do Mundo de 1950, era a grande sensação.
A PARTIDA:
NO “CHOQUE DE CAMPEÕES”, CONTRA O SÃO PAULO, O PELOTAS MERECIA TER VENCIDO.
Sem abertura de escore a sensacional peleja – O povo foi ver os “cobras” Paulistas e acabaram aplaudindo os craques Pelotenses – Regular arbitragem do bandeirante Telémaco Pompeu – Renda: 323.050 cruzeiros.
Destaques do Adversário:
Ficha Técnica:
23/03/1958 – Pelotas 0x0 São Paulo (Boca do Lobo) Festival do Cinquentenário
Local : Boca do Lobo – Pelotas (RS)
Renda: Cr$ 323.050,00
Juiz: Telêmaco Pompeu
Pelotas: Oscar (Joãozinho), Getúlio, Duarte, Cascudo, Cléo e Jarí, Bedeu (Dirceu), Castelo, Walmir, Nei Silva (Polaco) e Deraldo.Tec: Galego.
São Paulo: Waldemar, De Sordi e Mauro, Diogenes, Ademar, Riberto, Maurinho, Rubini, Gino, Zizinho e Canhoteiro. Tec: Béla Guttmann.
4 comentários
Pular para o formulário de comentário
Matéria muito boa, parabéns.
Que baita história essa. Não sabia que tínhamos enfrentado o grande São Paulo e muito menos que esses craques já estiveram na Boca do Lobo. Fantástico! Parabéns pela matéria e que sigam nesse nível.
Eu estava na Boca do Lobo,neste dia, torcendo para o meu Áureo Cerulio
Eu tinha 12 anos, fui assistir Zizinho e Cia. Mas todos assistiram foi a superioridade do Pelotas Onde Cleo foi o melhor em campo, e acabou com a fama de Zizinho. Não foi a toa que em seguida o Grêmio futebol Porto Alegre veio contratar o Cleo, que sempre foi um dos melhores meio de campo do Rio Grande do Sul. Saudades deste jogo,
Artur da Costa Milach.