Sessão Túnel do Tempo: Pelotas empatou com o poderoso São Paulo em 1958

Nos festejos comemorativos aos 50 anos do Pelotas, o clube organizou o famoso Festival do Cinquentenário, quando recebeu no Estádio da Boca do Lobo alguns dos maiores clubes do Futebol Brasileiro, e inclusive, clubes estrangeiros. Hoje relembramos uma dessas partidas, disputada no dia 23 de março de 1958, quando o poderoso São Paulo veio até a Pelotas para um confronto histórico.

O São Paulo Futebol Clube, recheado de grandes jogadores em seu elenco, contava com um dos maiores craques da história do futebol Brasileiro, o genial Zizinho, que até então, era considerado por muitos o melhor jogador Brasileiro da história, e que em 1950 foi escolhido pela FIFA, o melhor jogador do mundo. Além dele, o São Paulo contava com a presença de outro jogador de Copa do Mundo, o lateral De Sordi, que poucos meses depois conquistaria a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. E os selecionáveis não paravam por ai. O capitão do time era nada mais, nada menos, que Mauro Ramos de Oliveira, Campeão do Mundo em 1958 e 1962, quando foi o capitão da Seleção Brasileira e levantou a Taça Jules Rimet. Os atacantes Canhoteiro e Maurinho, que disputou a Copa do Mundo de 1954, eram outros atletas da Seleção Brasileira, presentes no confronto contra o Pelotas.

Abaixo matérias do Jornal Diário de Notícias sobre o confronto.

Jornal Diário de Notícias do dia 21 de março de 1958

Os olhares do mundo esportivo de Pelotas estão inteiramente voltados para o sensacional embate interestadual de amanhã a tarde no Estádio da Avenida Bento Gonçalves, quando estarão se defrontando os elencos do Esporte Clube Pelotas e do São Paulo Futebol Clube, da capital Paulista, Campeão Bandeirante de 1957.

Como era de se esperar o jogo entre Áureo-Cerúleos e Sãopaulinos transformou-se na atração do momento na Princesa do Sul. Todos querem ver de perto os astros do esquadrão treinado por Béla Guttmann, como Zizinho, De Sordi, Mauro, Canhoteiro e outros.

Não só Pelotas vibra com o cortejo, mas também nas cidades vizinhas grandes caravanas estão sendo formadas para assistir ao prélio. A procura de ingressos vem aumentando e todos aguardam o momento do choque sensacional.

O esquadrão treinado por Galego desde ontem está concentrado aguardando o momento do prélio. Não há problemas e a equipe já foi escalada.

Enquanto isso, uma grande recepção está aguardando o Campeão Paulista. O público, notadamente a torcida do Pelotas, aguardará a chegada da missão visitante no Aeroporto de onde serão conduzidos ao centro da cidade.

Tudo faz prover portanto, uma renda record em Pelotas.

AS EQUIPES PARA AMANHÃ:

As duas equipes deverão alinhar assim na tarde de amanhã.

Pelotas: Oscar, Getúlio e Duarte, Cascudo, Cléo, Jarí, Dirceu, Castelo, Valmir, Ney Silva e Deraldo.
São Paulo: Waldemar, De Sordi, Mauro e Riberto, Ademar, Victor, Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro.

CHEGA HOJE O SÃO PAULO:

A missão do São Paulo deverá chegar na tarde de hoje em Pelotas, ás 13:50 horas. O avião que traz a delegação do Campeão Bandeirante deverá descer em Porto Alegre ás 18 horas precisamente.

CHOQUE DE CAMPEÕES
Pelotas x São Paulo foi destaque na mídia estadual e nacional. Destaque para o Craque Zizinho
SÃO PAULO x PELOTAS, CHOQUE DE CAMPEÕES

A atração maxima das comemorações do Cinquentenário do Esporte Clube Pelotas era, sem dúvidas, a presença do poderoso esquadrão do São Paulo Futebol Clube, nesta cidade.

DESTAQUES:

A presença de todas as estrelas do São Paulo ganhou destaque na mídia. Zizinho, o melhor jogador do Mundo de 1950, era a grande sensação.

A PARTIDA:

Foto da partida entre Pelotas e São Paulo em 1958 – Placar 0x0

Em pé – Time do São Paulo: De Sordi, Mauro, Diogenes, Ademar, Riberto, Waldemar, Rubini, Gino, Zizinho, Maurinho e Canhoteiro.
Agachados – Time do Pelotas: Getulio Saldanha, Duarte, Castelo, Nei Silva, Oscar Urruty, Deraldo, Walmir, Cléo, Cascudo, Bedeu e Jarí.

Deraldo, Zizinho (craque do São Paulo e da Seleção Brasileira) e Oscar – Pelotas 0x0 São Paulo em 1958
Zizinho e Nei Silva na partida Pelotas 0x0 São Paulo-SP em 1958
Jornal Diário de Notícias do dia 24 de março de 1958

NO “CHOQUE DE CAMPEÕES”, CONTRA O SÃO PAULO, O PELOTAS MERECIA TER VENCIDO.

Sem abertura de escore a sensacional peleja – O povo foi ver os “cobras” Paulistas e acabaram aplaudindo os craques Pelotenses – Regular arbitragem do bandeirante Telémaco Pompeu – Renda: 323.050 cruzeiros.

Destaques do Adversário:

Zizinho foi o maior jogador Brasileiro até o final da década de 50. Melhor jogador da Copa do Mundo de 1950, Zizinho era o maior ídolo de Pelé. Em 1958 foi o grande destaque do confronto entre Pelotas e São Paulo, na Boca do Lobo.
Mauro Ramos de Oliveira, um dos maiores zagueiros da história do futebol Mundial. Ídolo do São Paulo ele foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 58 e 62, sendo que em 1962, na Copa do Mundo disputada no Chile, o zagueiro teve a missão de ser o capitão da equipe. Jogou com a camisa canarinho 30 vezes e participou também, como reserva, das Copas de 50 e 54. Em 58 foi o Capitão do São Paulo no confronto contra o Pelotas.
De Sordi, Canhoteiro e Maurinho. Trio de peso do São Paulo no confronto na Boca do Lobo.

 

Ficha Técnica:

23/03/1958 – Pelotas 0x0 São Paulo (Boca do Lobo) Festival do Cinquentenário

Local : Boca do Lobo – Pelotas (RS)

Renda: Cr$ 323.050,00

Juiz: Telêmaco Pompeu

Pelotas: Oscar (Joãozinho), Getúlio, Duarte, Cascudo, Cléo e Jarí, Bedeu (Dirceu), Castelo, Walmir, Nei Silva (Polaco) e Deraldo.Tec: Galego.

São Paulo: Waldemar, De Sordi e Mauro, Diogenes, Ademar, Riberto, Maurinho, Rubini, Gino, Zizinho e Canhoteiro. Tec: Béla Guttmann.

3 comentários

    • Luiggi em março 29, 2020 às 12:15 am
    • Responder

    Matéria muito boa, parabéns.

    • Junior em março 29, 2020 às 2:50 am
    • Responder

    Que baita história essa. Não sabia que tínhamos enfrentado o grande São Paulo e muito menos que esses craques já estiveram na Boca do Lobo. Fantástico! Parabéns pela matéria e que sigam nesse nível.

    • Enio Caldeira em março 30, 2020 às 7:20 am
    • Responder

    Eu estava na Boca do Lobo,neste dia, torcendo para o meu Áureo Cerulio

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.