Das grandes honras da história do Pelotas, certamente o Festival do Cinquentenário estará entre as maiores.
Não era um título ou um campeonato, mas sim uma série de confrontos diante de grandes equipes da América do Sul, chancelada pela Federação Gaúcha de Futebol, onde após cinco partidas o Pelotas saiu invicto, e agraciado com a Taça do Cinquentenário, oferecida pela Casa Clarck.
CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO
O critério adotado pela organização do Festival do Cinquentenário, definiu que os adversários do Pelotas teriam que estar entre os quatro primeiros colocados em seus respectivos campeonatos. No Campeonato Argentino, como a competição ainda não havia iniciado até a data do confronto na Boca do Lobo, o Gimnasia de La Plata foi o representante dos hermanos, e durante a temporada, até a oitava rodada, o clube chegou a ser o terceiro colocado no Campeonato Argentino. O Rampla Juniors, representante Uruguaio, era o líder do Campeonato Nacional. O Fluminense, que na oportunidade era o atual vice campeão Carioca e Campeão da Copa Rio-São Paulo, aparecia entre os quatro melhores do estadual carioca. Já o São Paulo, que era o atual Campeão Paulista, aparecia na segunda colocação em seu estadual. Além desses quatro fortes adversários, o Festival do Cinquentenário contou com a participação do Internacional, o maior Campeão Gaúcho até aquele ano, com 15 conquistas.
A CONSAGRAÇÃO DO PELOTAS NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CINQUENTENÁRIO
Ao final foram 5 grandes partidas, com 3 vitórias do Pelotas e 2 empates. O Pelotas marcou 13 gols e sofreu 7, com saldo positivo de 6 gols. Uma campanha invicta e marcante na temporada dos 50 anos do clube. No final do ano o Pelotas ainda terminaria com a conquista do Tri-Campeonato da Cidade e a conquista da Copa dos Campeões.
Tabela de Jogos:
25/01/1958 – Pelotas 5×1 Gymnasia de La Plata-ARG (Leia sobre a partida)
23/03/1958 – Pelotas 0x0 São Paulo-SP (Leia sobre a partida)
08/10//1958 – Pelotas 4×3 Fluminense-RJ (Leia sobre a partida)
12/10/1958 – Pelotas 1×1 Rampla Juniors-URG (Leia sobre a partida)
15/10/1958 – Pelotas 3×2 Internacional-RS (Leia sobre a partida)
Goleadores:
Dirceu (Pelotas): 5 gols
Deraldo (Pelotas), Nei Silva (Pelotas), Pinheiro (Fluminense), Larry (Inter) e contra: 2 gols
Bedeuzinho (Pelotas), Jarí (Pelotas), Léo (Fluminense), Diego Bayo (Gimnasia) e Roque (Rampla Juniors): 1 gol