Pacheco, o legado do artilheiro

Um gigante na história do Esporte Clube Pelotas. Assim podemos definir Pacheco, o maior artilheiro da história do clube, que por quase uma década defendeu com maestria as cores Áureo-Cerúleas. Heitor Soares Pacheco nasceu na cidade de Bagé, onde teve seu inicio futebolístico defendendo as cores do Gremio Bagé, transferindo-se dali para o futebol Santanense, onde defendeu o tradicional 14 de Julho. Mais tarde, após se destacar no clube da fronteira, deixou Santana do Livramento e partiu para o Rio de Janeiro, com destino ao Vasco da Gama.

No clube da Cruz de Malta, Pacheco teve grandes atuações e seu nome subiu aos céus da publicidade. Foi ao México com o Vasco e disputou o campeonato no Chile. Ainda defendendo o Vasco da Gama, Pacheco sagrou-se Campeão Sul-Americano, em 1949.

Depois de algumas temporadas com a camisa Vascaina, foi contratado pelo Pelotas ainda em 1949, e já de cara, Pacheco desandou a fazer gols pelo Lobão, sendo fundamental para as pretensões do Pelotas durante toda a década. No ano seguinte, quando o Pelotas sagrou-se campeão citadino, regional, e vice campeão gaúcho, Pacheco foi o artilheiro do Lobão na temporada.

Para o ex. treinador Gentil Cardoso, Pacheco foi um dos mais perfeitos no trabalho de abertura de uma defesa adversaria.

Durante os anos seguintes, Pacheco seguia brilhando com o Manto Azul e Ouro, conquistando novos títulos, como o Tri-Campeonato de 1956, 1957 e 1958 e a Copa dos Campeões de 1957. Frio e mortal na hora da finalização, Pacheco atingiu na incrível marca de 155 gols marcador com a camisa do Pelotas, chegando inclusive a ser convocado para defender a Seleção Gaúcha, no Campeonato Brasileiro.

Letal nos clássicos, quase sempre deixava sua marca contra os maiores rivais, se tornando um dos maiores ídolos da história do Pelotas. Após a aposentadoria, Pacheco seguiu sua vida na cidade vizinha de Bagé, até os seus 77 anos, quando nos deixou no dia 25 de agosto de 2003.

Eternizado na galeria dos maiores jogadores do Esporte Clube Pelotas, Pacheco jamais morrerá no coração dos Áureo-Cerúleos.

FICHA DO ÍDOLO

Pacheco

Nome: Heitor Soares Pacheco

Nascimento: 02/05/1926

Local: Bagé

Falecimento: 25/08/2003

Local:

Posição: Atacante

Clubes: Bagé, 14 de Julho, Vasco da Gama e Pelotas (1949 a 1958).

Card de Pacheco na galeria de ídolos do Pelotas

Para conhecer todos os cards da sessão Ficha do Ídolo, clique aqui.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.