Velhos conhecidos, clássico regional e candidatos ao acesso: uma análise sobre o grupo do Lobo na Série D

Havia uma expectativa de que os grupos da Série D fossem anunciados terça-feira (03), mas a CBF, talvez em uma coincidência, acabou anunciando os grupos – e a tabela básica – da quarta divisão nacional, na quarta.
Enfim, isso é o que menos importa.
A entidade máxima do futebol brasileiro não foi nada generosa com o Lobo. E aqui, no Arquivo Lobão, fazemos uma análise completa sobre o campeonato mais importante do ano para o Pelotas.

O Grupo

Considerado por muitos o “grupo da morte” da edição 2020, o Grupo A8 é composto por 3 equipes gaúchas, 3 catarinenses e 2 paulistas. Surpreendentemente, nenhuma equipe paranaense.
O Pelotas percorrerá cerca de 6.100 km, nessa primeira fase.

Confere os integrantes do Grupo A8:

  • PELOTAS (RS)
  • Caxias (RS)
  • São Luiz (RS)
  • Atlético Tubarão (SC)
  • Marcílio Dias (SC)
  • Joinville (SC)
  • São Caetano (SP)
  • Grêmio Novorizontino (SP)
Imagem: Arquivo Lobão / Canez Design

O Calendário

A tabela básica do campeonato também já está disponível. Será a 3 vez que o Pelotas estreia com mando de campo no campeonato. Em 2009, o adversário foi o Corinthians (PR), e em 2014, foi a Penapolense (SP). O Lobo nunca venceu em estreias na quarta divisão nacional

Confere o calendário Áureo-Cerúleo:

1° rodada – 23/24 de maio – Pelotas x Marcílio Dias

2° rodada – 30/31 de maio – Novorizontino x Pelotas

3° rodada – 13/14 de junho – Pelotas x Caxias

4° rodada – 20/21 de junho – Pelotas x Joinville

5° rodada – 27/28 de junho – São Luiz x Pelotas

6° rodada – 01/02 de julho – Pelotas x São Caetano

7° rodada – 04/05 de julho – Tubarão x Pelotas

8° rodada – 11/12 de julho – Pelotas x Tubarão

9° rodada – 18/19 de julho – São Caetano x Pelotas

10° rodada – 22/23 de julho – Pelotas x São Luiz

11° rodada – 01/02 de agosto – Joinville x Pelotas

12° rodada – 08/09 de agosto – Caxias x Pelotas

13° rodada – 15/16 de agosto – Pelotas x Novorizontino

14° rodada – 22/23 de agosto – Marcílio Dias x Pelotas

Os adversários

Como dito no início, o grupo do Pelotas não é nada fácil. Equipes tradicionais e qualificadas serão grandes desafios no caminho do Lobão

JOINVILLE – SC

O Joinville foi do céu ao inferno nos últimos anos. Em 2015, a equipe participava da Série A do Brasileirão – e acabou caindo. 2016 mais uma queda, dessa vez para a Série C. Em 2017, conseguiu se manter na terceira divisão, mas em 2018, acabou caindo para a última divisão nacional com uma campanha pífia.
Três anos após jogar a Série A , o Joinville cai pra Série D.
Ano passado, a equipe acabou fazendo – mais uma vez – uma campanha pífia. Dessa vez, ficando na lanterna do Grupo A17, com apenas 7 pontos

Para 2020, o clube catarinense aposta em uma mistura de atletas experientes e jovens da base. O posicionamento da instituição é de um ano de reconstrução.

Atualmente a equipe se encontra na 5ª colocação do Campeonato Catarinense, ainda com chances de classificação, restando 2 rodadas.

Confere a lista de jogos entre Pelotas e Joinville na história:

16/10/1988 – Joinville 1×1 Pelotas ( ) Brasileiro Série B

29/10/1988 – Pelotas 0x0 Joinville (Boca do Lobo) Brasileiro Série B
Nos pênaltis: Pelotas 4×3 Joinville

20/01/2002 – Joinville 2×3 Pelotas (Ernesto Schelenn) Copa Sul Minas

SÃO CAETANO (SP)

Juntamente com a Ferroviária, a equipe com maior investimento no certame de 2020. E não é coincidência.
Saul Klein, investidor do Azulão nas históricas temporadas do começo do século, está de volta ao clube. Dessa vez, eles divide as atenções – e investimentos – com a Ferroviária, dando prioridade para a equipe de Araraquara.

Para 2020, o São Caetano aposta em uma equipe com jogadores de currículo forte. A maioria dos jogadores já tiveram passagens por gigantes do futebol brasileiro.
O seu treinador é o Alexandre Gallo, outro nome de grande relevância no cenário nacional.

Atualmente a equipe se encontra na 8ª colocação da Série A2 Paulista.

É, com certeza, um dos candidatos ao acesso.

MARCÍLIO DIAS (SC)

Pouco investimento e muito resultado. O resumo do Marcílio no ano.
Uma equipe de tradição, mas modesta financeiramente. Recentemente, amargurou uma segunda divisão catarinense. Hoje, se prepara para a terceira Série D na sua história.

Para 2020, o Rubro-Anil aposta em uma equipe com jogadores de experiência na Série D, com uma média de idade de 26 anos.

Atualmente a equipe se encontra na vice liderança do Campeonato Catarinense, fazendo uma campanha espetacular

Uma equipe para ficar de olho aberto esse ano.

Confere a lista de jogos entre Pelotas e Marcílio Dias na história:

23/09/2001 – Marcílio Dias 0x1 Pelotas (Hercílio Luz) Brasileiro Série C

21/10/2001 – Pelotas 3×1 Marcílio Dias (Boca do Lobo) Brasileiro Série C

25/07/2010 – Pelotas 4×0 Marcílio Dias (Boca do Lobo) Brasileiro Série D

15/08/2010 – Marcílio Dias 1×1 Pelotas (Hercilio Luz) Brasileiro Série D

NOVORIZONTINO (SP)

O Novorizontino conta com um elenco experiente e já conhecido pelo time, visto que manteu a base do ano passado. Nomes como Cléo Silva e Tiago Ribeiro estão no time. É o único invicto até o momento no Paulistão, mas fora da zona de classificação. Vem apresentando um bom futebol e dando trabalho para times no cenário nacional.

Muitos medalhões como Édson Silva, Tiago Ribeiro, Guilherme Queiroz, Bruno Aguiar devem sair no segundo semestre.
(Uma curiosidade é o goleiro da equipe. É o Oliveira. Ele mesmo, o da Série D de 2010, quando o Pelotas foi eliminado para o Iraty, com uma falha grotesca do arqueiro.)


Apesar da sua evolução no certame estadual, o Novorizontino é um clube jovem que nunca teve sucesso na Série D, tendo sido eliminado duas vezes no mata-mata, chegando apenas até as oitavas de final.

Atualmente a equipe se encontra na 3ª colocação no Grupo B do Campeonato Paulista, sendo ela a única invicta no campeonato.

ATLÉTICO TUBARÃO (SC)

Tirando os 2 gaúchos, o time mais conhecido pelo Lobo. Atlético Tubarão e Pelotas já travaram diversos confrontos. Mas, hoje, a fase não é nada boa.
Apesar de em 2018 fazer uma campanha histórica no catarinense, nessa temporada, vai amargurando a zona de rebaixamento.

Será a 3ª participação seguida do Tricolor na quarta divisão nacional. Em 2018, a equipe acabou eliminada pelo seu rival Brusque, na segunda fase. Em 2019, foi eliminada logo na primeira fase, sendo lanterna do grupo

Para 2020, a equipe aposta em um elenco jovem, com média de idade de 21 anos. Também há muita experiência em Série D no grupo do Tubarão.

Confere a lista de jogos entre Pelotas e Atlético Tubarão na história:

08/09/1996 – Pelotas 4×2 Tubarão (Boca do Lobo) Brasileiro Série C

15/09/1996 – Tubarão 3×2 Pelotas (Hercilio Luz) Brasileiro Série C

16/08/1998 – Tubarão 0x3 Pelotas (Estádio Anibal Costa) Brasileiro Série C

20/09/1998 – Pelotas 1×1 Tubarão (Boca do Lobo) Brasileiro Série C

19/09/2001 – Pelotas 0x0 Tubarão (Boca do Lobo) Brasileiro Série C
Ficha Técnica

17/10/2001 – Tubarão 2×0 Pelotas (Hercílio Dias) Brasileiro Série C

03/02/2002 – Pelotas 0x1 Tubarão (Boca do Lobo) Copa Sul Minas

CAXIAS (RS)

O Caxias vem surpreendendo nessa temporada. Logo após desconfianças, e palavras fortes do presidente (incluindo possibilidade de não ter futebol no clube em 2021), o Grená entrou com o pensamento de não cair no certame.

E não caiu, muito pelo contrário.

Com uma campanha irretocável, o Caxias foi campeão do primeiro turno do Gauchão, batendo o Grêmio em 2 oportunidades. Fazer um segundo turno tranquilo e se prepara para a final do Campeonato Gaúcho é o objetivo.

Apesar de, em âmbito estadual, a equipe estar muito bem, o Grená quer mais no ano. Um acesso nacional é essencial para o planejamento.

Para 2020, a equipe conta com um elenco experiente. Nomes como Diogo Oliveira, Marcelo Pitol, e Gilmar, são uns dos atletas com mais história no grupo. Também se destacam os jogadores Tilica, Jean, Da Silva, entre outros. No geral, um bom elenco. Tem tudo para ser um dos candidatos ao acesso.

SÃO LUIZ (RS)

O São Luiz se preparou para um ano histórico. Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série D, com a promessa de um calendário cheio de jogos, depois de muitos anos de portas fechadas no segundo semestre, a expectativa eram por campanhas históricas.

Depois de chegar à semi-final no último estadual, a torcida do Rubro sonhava com mais um ano de destaque no cenário estadual. No entanto, o que se viu no primeiro turno do Gaúchão e na primeira fase da Copa do Brasil deixaram a torcida receosa, apenas 1 vitória em 5 jogos e uma eliminação precoce na Copa do Brasil, frente ao América-RN, no empate em 0 x 0, frustaram as primeiras aspirações da equipe para 2020.

Restaram a briga pela manutenção na primeira divisão estadual (hoje o clube ocupa a 11ª colocação, entre os rebaixados) e a Série D. Para a competição nacional o clube deve remontar o elenco atual, apenas 7 jogadores possuem contrato para além do estadual, entre eles, os principais destaques do time na temporada o centroavante Michel e o atacante Elias.

A esperança da torcida diminuiu em grandes proporções, antes na expectativa pelo acesso, a conversa entre torcedores é de classificar para “não fazer feio”. Resta aguardar as últimas rodadas do estadual, pois a continuidade (ou não) na elite gaúcha, deverá nortear a montagem do elenco para a Série D, pensando nos objetivos futuros do clube.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.