A máquina imbatível de 1915

No longínquo ano de 1915, o Pelotas formou um time que encantou a todos e que partida a partida foi aniquilando seus adversários e conquistando a fama de time imbatível. Na temporada foram 35 vitórias em 34 jogos, 205 gols marcados contra apenas 27 sofridos, um verdadeiro massacre aos seus adversários. O time que formava com Pereira, Alberto, Roberto, Augusto Bertone, Juan Bertone, Moura, Octavio, Pons, Décio, Calero e Abelardo, não foi páreo para nenhuma outra equipe do Rio Grande do Sul. O time que se sagrou campeão da cidade ao vencer na final o Brasil por 4 a 0, na sequencia garantiu o 100% de aproveitamento contra os times da região sul e da capital do estado, fechando a estupenda campanha com uma goleada contra o Campeão da Região Metropolitana, quando venceu o Grêmio por 5 a 2 em Porto Alegre.

O conjunto Áureo Cerúleo foi sem duvida um dos melhores times da história do Pelotas, uma verdadeira maquina de vencer, como foi registrado pelo Jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e que podemos conferir na matéria abaixo.

Matéria/Foto: Jornal Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro.

CAMPEÕES

O Fortíssimo time Áureo-Cerúleo de 1915, sagrou-se Campeão Citadino ao bater o Brasil, seu maior rival, por 4 a 0 na partida decisiva. Além do título máximo da cidade, o Pelotas conquistou a Taça Igarrego, ao vencer o Guarany de Bagé, uma força do futebol gaúcho na época.

A FINAL DO CITADINO DE 1915

Após uma campanha excelente, era chegado o momento do Pelotas decidir o título Pelotense. O adversário era o Brasil, que jogaria em seus domínios, no Estádio Dr. Augusto Simões Lopes, popularmente conhecido como o Estádio da Estação, que mais tarde se tornaria o Estádio Getúlio Vargas, casa do Bancário.

Em mais uma partida magnifica do quadro Áureo-Cerúleo, o Pelotas não tomou conhecimento do seu maior rival, e mesmo no estádio adversário aplicou uma goleada. A vitória de 4 a 0 consagrou o Time da Avenida Bento Gonçalves, para festa da numerosa torcida do Lobão.

FICHA TÉCNICA:

Brasil 0x4 Pelotas

Data: 12/09/1915

Local: Estádio da Estação

Brasil: Vicente Russomano, Chico Nunes, Zabaleta, Floriano, Brito, Conte, Diogo, Nicolau, Fritz Gerlach, Ignácio Gerlach e Salles.

Pelotas: Ely, Trindade, Stephan, Augusto, Moura, Jorge Brum, Otávio Magalhães, Calero, Décio Viccari, Ojeda e Abelardo.

DECISÃO: CAMPEÃO PELOTENSE x CAMPEÃO DE PORTO ALEGRE

Após conquistar o título de Campeão da Cidade, o Pelotas foi até a Capital do Estado para uma grande decisão. Mediriam forças, o Pelotas, Campeão da Liga Pelotense de Futebol (LPF) e o Grêmio, Campeão da Liga Porto-Alegrense de Foot-Ball (LPAF).

Com o favoritismo dado pela imprensa da capital ao Grêmio, tudo indicava uma vitória tricolor, ainda mais jogando em sua casa. Com o Estádio da Baixada lotado, o Pelotas surpreendeu e aplicou uma goleada impiedosa. Fez 5 a 2 e foi aplaudido pela torcida Gremista ao final da partida. Era ali, a consagração máxima do clube na temporada.

CHEGADA – VITÓRIA – RETORNO

Matérias do Jornal A Federação, de Porto Alegre

CHEGADA DOS PELOTENSES NA CAPITAL

As nove e meia horas de hoje, chegou a está Capital, a missão sportiva do Sport Club Pelotas. O trapiche do Centro Comercial onde atracou aquele aquele paquete, estava repleto de exmas familias, cavalheiros e sportmen, que aguardavam os visitantes.

Naquele local fez-se ouvir, durante o desembarque, uma banda da música da Brigada Militar. A bordo no návio, os Pelotenses receberam as boas vindas dos representantes da Federação Sportiva Rio Grandense, do Grêmio F.B.P.A, Fuss-Ball, Cruzeiro entre outras sociedades co-irmãs.

PÚBLICO

Numerosa assistência atraiu ontem, no graund do Moinhos de Vento, para apreciar o “match” entre os 1º quadros do S.C. Pelotas e do Grêmio F.B.P.A. O pavilhão do clube Azul e Branco achava-se literalmente ocupado por eximas familias de nossa elite. Na tribuna oficial estavam os representantes do Governo do Estado e do Município, altas autoridades civis e militares.

A PARTIDA PRINCIPAL – GRÊMIO 2X5 PELOTAS

S.C. PELOTAS – 5 goals. GRÊMIO F.B.P.A – 2 goals

1º TEMPO DA PARTIDA

O Os locais fizeram de saída, belissima investida contra o gol dos Pelotenses, perdendo, porem, ocasião de abrir o score.

Notou-se, então, certa indecisão de parte dos visitantes, mas, estes apoderando se pouco depois da bola, conseguiram levar até perto do gol adversário, havendo Ojeda chutado em gol sem resultado.

O jogo manteve-se renhido, ora nos dominios dos locais, ora nos dominio dos Pelotenses, quando aos 28 minutos, os Pelotenses abriram o placar por intermedio de Calero, que aproveitou um passe de Décio.

Este feito foi calorosamente aplaudido pelo público.

Momentos após, o Grêmio marcou um gol, que foi considerado Off-side pelo arbitro da partida.

Aos 35 minutos, Abelardo, do Pelotas, marcou o 2º gol para o seu quadro, e quase ao finalizar o 1º tempo, o mesmo Abelardo alinhou a bola pela terceira vez na rede do Grêmio, servindo de um passe de Décio.

Terminou a primeira etapa do jogo com o seguinte resultado:

PELOTAS 3
GRÊMIO 0

2º TEMPO DA PARTIDA

Após o descanso regulamentar, começou o segundo half time, notando-se nos primeiros momentos, a ofensiva desenvolvida pelo Grêmio. Os ataques dos Pelotenses foram então, quase semprefrustados. Os locais aproveitando-se do jogo que empregavam, aos 5 minutos, Scalco marcou o primeiro gol para o time Azul e Branco.

Pouco depois, os Pelotenses responderam esse feito, pois aos 12 minutos, Décio vasou pela quarta vez o gol dos lacais, e aos 22 minutos Calero encerrou o score dos Pelotenses, marcando o quinto gol.

Apesar desses feitos, os rapazes do Grêmio não desanimaram. Continuaram atacando com firmeza o gol dos Pelotenses, conservando-se no campo destes até finalizar o jogo.

Esperava-se, em vista do jogo apresentado no 2º tempo, que os Gremistas elevassem o seu score, e assim aconteceu. Cidade aproveitou um passe de Scalco, encerrando aos 45 minutos, com o segundo gol para o time local, o score do jogo, da seguinte maneira:

PELOTAS 5
GRÊMIO 2

Ao saírem de campo, assim como durante o torneio, foram todos footballers, muito victoriados.

2º CONFRONTO: PELOTAS vs FUSS-BALL

No dia seguinte, o Pelotas retornou aos gramados, dessa vez para enfrentar o Fuss-Ball. Mesmo cansados devido a partida contra o Grêmio, o Pelotas fez bom jogo e venceu a partida por 2 a 1.

FESTA

Ontem, ás 21h, realizou-se a festa oferecida a missão do Sport Club Pelotas.

Quando os visitantes adentraram o salão da Sociedade Leopoldina, foram cobertos com petalas de rosas pelas gentis senhoritas do clube verde e branco, e ecoou pelo reduto da festa, uma prolongada salva de palmas.

Momentos após, os representantes tomaram assento a grande mesa em forma de T, sentando-se na cabeceira o Dr. Rodolpho Campani, ladeado pelos membros da missão visitante.

TROFÉU FINA ESTATUETA

O Dr. Campani ofereceu então, a festa, entregando ao Sr. Leopoldo de Souza Soares, presidente do Pelotas, uma fina Estatueta.

O RETORNO

A bordo do Itaúba, seguiu hoje para Pelotas, a missão sportiva do Sport Club Pelotas, que nos visitava desde sábado ultimo.

O trapiche do Centro Comercial, daonde partiu o paquete, estava ocupado por familias, cavalheiros e representantes de sociedades sportivas. Levaram saudações aos Pelotenses, oferecendo-lhes também lindos bouquetes de flores, comissões do Grêmio, Fuss-Ball, Cruzeiro, Frisch Auf, Tamandaré, Canoense e de outras sociedades sportivas.

Quando o Itaúba levantou ferros, foram muito victoriados o Sport Club Pelotas.

.

FICHA TÉCNICA:

Grêmio 2×5 Pelotas

Data: 03/10/1915

Local: Estádio da Baixada

Grêmio: Teichmann, Schuback, Mohrdieck, Chiquinho, Hanssen, Alencastro, Sisson, Álvaro Antunes, Cidade, Scalco e Assumpção.

Pelotas: Ely Souza, Roberto Stephan, Trindade, Augusto Bertone, Moura, João Brum, Otávio Magalhães, Calero, Décio, Ojeda e Abelardo.

Gols: Calero, Abelardo, Décio, Calero e Abelardo (PEL) e Scalco e Cidade (GRÊ).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.