No dia 21 de Julho de 2012, o Pelotas recebeu na Boca do Lobo um ilustre convidado, o Independente da Argentina, o maior campeão da Copa Libertadores da América. O Clube Argentino chegou a Pelotas na noite do dia 19, realizou treinamento na Boca do Lobo um dia antes do confronto, a partida foi notícia nos maiores sites e jornais da Argentina. Como valia a Copa 200 anos da cidade de Pelotas, o jogo, que terminou empatado em 1 x 1, foi decidido nos pênaltis, com vitória argentina por 3 a 2. Durante os 90 minutos a partida foi intensa e muito disputada.
No tempo normal, o Pelotas saiu vencendo com gol de Robert, aos 27 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. Os argentinos empataram no finalzinho da partida, aos 44 da segunda etapa, com Ferragut, após cobrança de escanteio.
Com a vitória nas penalidades, o time argentino conquistou a Copa 200 anos cidade de Pelotas.
Ficha Técnica
Copa Internacional 200 anos de Pelotas
Pelotas 1×1 Independiente-ARG
Data: 21 de julho de 2012
Horário: 20 horas
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Arbitragem: Jean Pierre de Lima, auxiliado por Vinicius Palau e Rodrigo Macedo. Cartões Amarelos: Tiago Gaúcho e Eliézio, para o Pelotas; Trejo, Bertotto e Suarez, para o Independiente. Cartões Vermelhos: Eliézio (Pelotas).
Pelotas: Willian Lago; Igor, Eliézio, Bruno Salvador e Brida; Tiago Renz (Miguel), Tiago Gaúcho (Samuel), Cleiton e Maicon Sapucaia (Gabriel Rocha); Clodoaldo (Rafael Sagaz) e Robert (Elton). Técnico: Beto Almeida.
Independiente: Róque; Barrios, Ojeda, Zarate e Trejo (Butter); Bertotto (Russo), Suarez, Jaime (Pereira), Miranda e Muñoz (Nelle); Rodriguez (Ferragut). Técnico: Santiago Rodriguez.
Gol do Pelotas: Robert
Gol do Independiente: Ferragut
Nos pênaltis: Pelotas 2×3 Independiente
Gols do Pelotas: Brida e Cleiton
Gols do : Brida e Cleiton.
Gols do Independiente: Butter, Miranda e Suarez.